Patropi,
Agradeço sua resposta.
Na verdade, eu estou fazendo uma planilha pessoal que fará o calculo do meu IRPF.
Como se sabe, temos algumas deduções que podemos fazer sobre os rendimentos para se chegar à base de cálculo do imposto.
Uma dessas deduções é relativa aos gastos com instrução (estudos), respeitado o limite que é fixado pela própria RFB para cada ano-calendário.
Por ex: no Ano-Calendário 2009, o limite para despesas com instrução era de R$ 2.708,94. Ou seja, se eu gastei mais do que R$ 2.708,94 com instrução, o valor a maior não seria deduzido. O máximo seria R$ 2.708,94.
ENtão é exatamente essa função que preciso, conforme novo anexo que envio abaixo. Eu vou lançar num outro campo todos os pagamentos que fiz para instrução e, no tópico específico, ele obterá a soma total (que pode ser maior ou menor do que R$ 2.708,94) que será lançada na linha e célula específica e, numa outra célula, eu terei a soma de todas as deduções (despesas médicas, contribuição, dependentes). O que eu quero é que, nessa soma total (de todas as deduções, e não somente das despesas de instrução) seja contabilizado todo o valor gasto, mas respeitado o limite estipulado pela própria RFB, já que valores a maior não serão dedutíveis.
Segue link.
https://www.sendspace.com/file/k0s256
Att.
Postado : 29/06/2015 3:33 pm