Pessoal é o seguinte: a Empresa na qual eu trabalho esta necessitando de um aprimoramento na planilha modelo de controle de custo de serviço,sendo gerada uma planilha para cada cliente.
Na empresa existem diversos setores (mais de 20) que podem ou não participar de cada contrato, por exemplo:
Cliente A contratou jardinagem, limpeza, copa, cozinha.
Cliente B contratou jardinagem, lavanderia, manutenção elétrica.
Cliente C contratou ao todo 12 serviços.
Cliente D contratou ao todo 5 serviços.
São mais de 50 clientes.
Montei um Dashboard.
A diretoria da empresa me pediu para que os serviços que não fazem parte daquele contrato não apareça nos gráficos.
Pediu também que as cores dos serviços sejam padronizadas em todos os relatórios (arquivos diferentes de Excel)
Nos gráficos nas configurações desabilitei o preenchimento automático de cores e selecionei preenchimento sólido, selecionei cor de cada serviço manualmente nos 6 gráficos que compões o Dashboard.
Tentei ocultar as colunas dos serviços que não fazem parte do contrato porém, alguns gráficos mudaram as cores que havia selecionado para cada serviço.
Com o uso do filtro não deu problema porém, é necessário desabilitar serviços manualmente no filtro de cada gráfico.
Pensei em mudar as propriedades de todos os gráficos (cor de cada categoria, nome de cada categoria, desabilitar ou habilitar categorias) através de VBA, desta forma a área comercial teria um userform para selecionar as categorias que fazem parte do contrato e os gráfico serão automaticamente ajustados porém, não encontrei os respectivos métodos destes gráficos.
Segue uma planilha simples (a do serviço é 100x mais complexa) que criei rapidamente em cas para exemplificar.
Postado : 21/02/2017 5:49 pm