Notifications
Clear all

CRONOGRAMA DE AULAS

6 Posts
4 Usuários
0 Reactions
2,545 Visualizações
(@ticolombo)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

olá pessoal sou novo por aqui, preciso de uma ajuda de vcs...

seguinte>

estou montando um cronograma de aulas para o próximo ano, e tenho que fazer cronograma de 10 cursos
passo 1: montei um banco de dados com o nome dos professores e disciplinas que os mesmos podem lecionar (pronto)
passo 2: montei um calendário padrão, este tem de ser estendido para os próximos meses (semi pronto)
passo 3: Preciso escalar os professores conforme banco de dados da disciplina, no caso coloco a disciplina e quero saber quais professores estão disponíveis para aquela disciplina com uma caixa de combinação, sendo que para o curso 1 e na hora que for montar o calendário do curso 2 preciso que o professor que escalei não apareça ou se aparecer diga uma mensagem de erro.

não sei se é fácil para vcs, estou achando quase impossível.. alguém pode ajudar???

obrigado pessoal

 
Postado : 04/12/2012 9:48 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Bom dia!!

Eu não percebi direito o que quer, e não entendi porque você postou em Tabela Dinâmica, qual a relação???

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 05/12/2012 7:35 am
(@wilmarleal)
Posts: 186
Estimable Member
 

estou achando dificil entender sua planilha,
porque voce nao começa com apenas um curso?
não é impossivel fazer não e tenho certeza que podemos lhe ajudar, tem muita gente bacana aqui que disponibiliza um tempão de seu dia tentanto ajudar a galera,
faça o seguinte, tente refazer a planilha com apenas um curso, porque?, depois voce so replica, eu abri sua planilha aqui pra olhar mas nao to entendendo nada, ta tudo colorido, rsrsrs, faça ela mais limpa, explique melhor, outra coisa porque o {calendario} já esta preenchido? com Ana, llson31, realmente nao to entendendo, resume pra gente ai pra ficar melhor, esse tanto de calendario, ai ficando enxuro agente resolve rapidão, bele?

abraço att

*** Espero ter Ajudado ***
Se a mensagem foi útil Favor Clicar na [MÃOZINHA].
Se Finalizou, lembre se de marcar o tópico como [RESOLVIDO].

Wilmar Borges Leal Junior
http://wilmarborges.com

 
Postado : 05/12/2012 7:36 am
(@ticolombo)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Bom dia Wilmar,

Agradeço pela ajuda, segue agora ela mais limpa e acho que talvez melhor de vc entender

então no banco de dados tenho nome do professor e disciplinas que ele pode trabalhar

no cronograma quero que EU coloque as disciplinas conforme minha necessidade e ele ache então os professores que podem dar estas aulas, até ai acho que é mais fácil, porém ao lado do mês de janeiro turma 1, temos a turma 2 nos mesmos dias e horários, então preciso de algo que não me deixe selecionar o mesmo professor para dias iguais.

att.

Tiago

 
Postado : 05/12/2012 7:50 am
(@ticolombo)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Bom dia!!

Eu não percebi direito o que quer, e não entendi porque você postou em Tabela Dinâmica, qual a relação???

Att

Alexandrevba, como tenho que filtrar dados de uma planilha para ele achar em outra achei que se encaixa em tabela dinâmica, não estou certo?

caso ache melhor postar em outro jogamos para outro lugar.

att.

Tiago

 
Postado : 05/12/2012 8:00 am
(@rukhron)
Posts: 29
Eminent Member
 

Meu conselho é que você não tente resolver seu problema no excel. (não por agora)

Primeiro otimize seu banco de dados fazendo-o no access e depois crie sua pasta Excel com conexão a este Access. A partir desta conexão você poderá fazer tabelas e tabelas dinâmicas extremamente capazes de resolver seu problema.

Pelo que eu entendi o passo 3 é um passo humano, é um passo em que você vai tomar as decisões, não a máquina. Então o foco é fazer sua tabela o mais clara possível.

No Access você vai poder criar "propriedades" para cada campo de sua tabela com facilidade.
Minha dica de tipos para os são campos:
Nome: Texto
Matéria: Texto ou Categoria
Disponibilidade - DIA: Categoria
Disponibilidade - HORARIO: Categoria

Categoria: categoria é um tipo que você pode configurar N entradas possíveis e ao preencher você poderá simplesmente marcar uma delas. Também é permitido limitar a entrada apenas as escolhas pre-definidas por você e permitir/proibir um campo de ter múltiplos destes valores.

Com o Access criado gere a conexão no Excel e faça sua tabela a partir desta conexão (O Excel vai auto-preencher e gerar um cabeçalho também)
No cabeçalho cada coluna terá uma dropbox (aquela setinha que abre para opções) automaticamente. Usando a opção filtro você pode filtrar os resultados que serão exibidos na sua tabela, não mais tendo que procurar por nada.

Exemplo
Ao marcar em DIA "Segunda E Quarta" e em HORARIO "10:30" sua tabela vai contrair para mostrar apenas os professor Fulano e Cicrano - que podem dar aula na segunda E quarta às 10:30 - mas não marcará Beltrano que só pode dar aula segunda, terça e quinta.

Se esta solução te satisfaz procure-me para esclarecer dúvidas do processo. :)

(Access é uma ferramenta do Microsoft Office especializada em fazer banco de dados, sendo mais eficiente e simples que o Excel nisto para um usuario padrão. Excel é excelente para manipular os dados então use a força de cada um pra resolver seu problema! :D)

 
Postado : 05/12/2012 9:57 am