Meu conselho é que você não tente resolver seu problema no excel. (não por agora)
Primeiro otimize seu banco de dados fazendo-o no access e depois crie sua pasta Excel com conexão a este Access. A partir desta conexão você poderá fazer tabelas e tabelas dinâmicas extremamente capazes de resolver seu problema.
Pelo que eu entendi o passo 3 é um passo humano, é um passo em que você vai tomar as decisões, não a máquina. Então o foco é fazer sua tabela o mais clara possível.
No Access você vai poder criar "propriedades" para cada campo de sua tabela com facilidade.
Minha dica de tipos para os são campos:
Nome: Texto
Matéria: Texto ou Categoria
Disponibilidade - DIA: Categoria
Disponibilidade - HORARIO: Categoria
Categoria: categoria é um tipo que você pode configurar N entradas possíveis e ao preencher você poderá simplesmente marcar uma delas. Também é permitido limitar a entrada apenas as escolhas pre-definidas por você e permitir/proibir um campo de ter múltiplos destes valores.
Com o Access criado gere a conexão no Excel e faça sua tabela a partir desta conexão (O Excel vai auto-preencher e gerar um cabeçalho também)
No cabeçalho cada coluna terá uma dropbox (aquela setinha que abre para opções) automaticamente. Usando a opção filtro você pode filtrar os resultados que serão exibidos na sua tabela, não mais tendo que procurar por nada.
Exemplo
Ao marcar em DIA "Segunda E Quarta" e em HORARIO "10:30" sua tabela vai contrair para mostrar apenas os professor Fulano e Cicrano - que podem dar aula na segunda E quarta às 10:30 - mas não marcará Beltrano que só pode dar aula segunda, terça e quinta.
Se esta solução te satisfaz procure-me para esclarecer dúvidas do processo.
(Access é uma ferramenta do Microsoft Office especializada em fazer banco de dados, sendo mais eficiente e simples que o Excel nisto para um usuario padrão. Excel é excelente para manipular os dados então use a força de cada um pra resolver seu problema! )
Postado : 05/12/2012 9:57 am