Problemas na atuali...
 
Notifications
Clear all

Problemas na atualização das TDs - PowerPivot

3 Posts
2 Usuários
0 Reactions
1,493 Visualizações
(@decoelho)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Bom dia galera!

Tô há dias pesquisando algo que posso me ajudar a solucionar meu problema, porém sem sucesso até agora.
Por isso, venho pedir uma ajuda à vocês (desculpem se já existir algo assim aqui, mas não encontrei um erro exatamente como o meu):

A situação é a seguinte, tenho uma planilha conectada com uma base de dados Oracle, usando para isso o PowerPivot. De tempos em tempos, nossa base sofre alterações, inclusões de novos campos, etc.. Toda vez que isso acontece, preciso fazer uma nova consulta no PowerPivot, para contemplar as mudanças. Mas aí o problema acontece: todas as tabelas dinâmicas já criadas usando a consulta perdem a referência, mesmo que os campos tenham o mesmo nome... Se eu tento alterar manualmente, também não consigo e aparece a mensagem:
"O relatório de Tabela Dinâmica não é válido. Tente atualizar os dados (na guia Analisar, clique em Atualizar)"

Ok, também já fiz isso... mas aí volta o mesmo problema, não consegue alterar, atualizar ou excluir nada da tabela dinâmica.

Vocês podem me ajudar? Obrigada desde já gente!

 
Postado : 27/06/2018 7:07 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

DeCoelho,

Boa tarde!

Seja muito bem vinda ao fórum.

Para aproveitar ao máximo o fórum e sempre manter o mesmo de forma organizada, sugiro ler os tópico da regras abaixo:
viewtopic.php?f=7&t=16757
viewtopic.php?f=7&t=203
viewtopic.php?f=7&t=7903
viewtopic.php?f=7&t=3841
viewtopic.php?f=7&t=12600
viewtopic.php?f=7&t=3371

Algumas solicitações especiais que pedimos, por gentileza, ficar atento:
1 - Não inserir no titulo de suas postagens expressões como Help, Ajuda, etc. O título deve ser um resumo da sua necessidade para que outras pessoas que tenham a mesma dúvida possam efetuar a pesquisa e achar como foi resolvido.
2 - Não insira em suas mensagens frases todas escritas em letras maiúsculas. Isso, na Internet, é compreendido como gritos e muitos usuários sequer respondem somente por esse fato!
3 - Insira sempre um arquivo exemplo compactado com .ZIP aqui mesmo no fórum. Existe, logo abaixo da caixa de mensagens, uma aba chamada "Adicionar um anexo" para essa finalidade. O arquivo exemplo deve ser pequeno, com apenas 5 linhas no máximo, compactado com .ZIP e ter o mesmo layout (nome do arquivo, nome das abas/guias/folhas, mesma linha/coluna onde os dados se iniciam) do arquivo original. Links de arquivos enviados para sites de compartilhamento de arquivos, muitas vezes são bloqueados pelas empresas, por conterem muitos vírus. Alguns usuários que acessam o fórum a partir de empresas não conseguem baixar tais arquivos.
4 - Não utilize a ferramenta CITAR para inserir o inteiro teor das mensagens que lhe são encaminhadas como resposta. Citações, se estritamente necessárias ao entendimento da mensagem que você quer enviar, devem ser apenas de pequenos trechos das mensagens.
5 - Se for postar códigos VBA aqui no fórum, utilize a ferramenta CODE localizada logo no início da caixa de mensagens (quinto botão da esquerda para a direita). As linhas de código devem ficar entre as palavras "CODE e /CODE".
6 - Agradeça sempre às pessoas que lhe responderam e às mensagens que atenderam a necessidade de sua demanda. Esse agradecimento deve ser clicando na mãozinha que fica localizada ao lado da ferramenta CITAR. Lembre-se: o fórum é gratuito e esse é o único incentivo para as pessoas que prestam ajuda. Você pode agradecer a quantos usuários quiser.
7 - O título ou o texto das mensagens postadas não devem ser escritos todo em letras maiúsculas. Na internet, tudo escrito em letras maiúsculas é interpretado como gritos e muitos usuários sequer olham para esse tipo de mensagem.

Quanto a sua demanda, creio que isso sempre ocorrerá mesmo e que isso seja normal. Veja: você tem uma base de dados com determinados campos e depois essa base é alterada para incluir mais campos. Obviamente, aquela base que existis não é mais a mesma pois ela perde a integridade dos dados. Essa nova, com outros campos, passa a ser uma nova base e o Excel sempre interpretará dessa forma.

Não conheço seus arquivos e nem a forma como as planilhas dinâmicas estão montadas, todavia, penso que a melhor forma de resolver esse tipo de problema é não utilizar o PowerPivot para a consulta dos dados à base. O que deve ser feito, na minha modesta opinião, é utilizar o Excel como uma aplicação Font End e o Oracle como uma base de dados Back End, todavia, através da integração entre os dois efetuada via VBA. Em outras palavras: se você integrar os dois via VBA, não há necessidade de planilhas dinâmicas no Excel pois todas as consultas, filtros, etc, você pode fazer diretamente à base e exibir nos formulários do VBA ou até mesmo nas abas do Excel, do mesmo modo que qualquer aplicação trabalha (interface e banco de dados). Desse modo, se novos campos s~foram inseridos na base e agora você precisará também usar esses campos para consultas, tudo que precisará saber é que campos são esses e fazer uma ou outra adaptação em uma rotina ou até mesmo criar uma rotina nova para manipular os novos campos.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 27/06/2018 10:23 am
(@decoelho)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Bom dia Wagner!

Obrigada pela sua ajuda :)

Nós usávamos algo parecido com isso que você citou, porém tivemos a necessidade da PowerPivot para conseguir manipular as bases, que são muito grandes e o excel sozinho não dava mais conta.

Porém, essa ideia de usar o VBA para auxiliar nisso é uma boa, pensei em fazer uma macro que criasse essas pivots que eu preciso a cada vez que essa troca de consulta aconteça (não é sempre, apenas quando temos alguma entrega de novos filtros/campos).

Mais uma vez, muito obrigada e até a próxima!

 
Postado : 28/06/2018 4:29 am