Notifications
Clear all

Contas com números grandes

6 Posts
5 Usuários
0 Reactions
1,600 Visualizações
(@bilokas)
Posts: 168
Estimable Member
Topic starter
 

Olá amigos, estou tentando fazer uma planilha para cálculos de venda de bombas de posto de combustível.

A situação é a seguinte, o número obtido na bomba de combustível tem o seguinte formato: 131.144.337 (lê-se cento e trinta e um mil, cento e quarenta e quatro, trezentos e trinta e sete litros). Esse número e extraído das bombas no início do turno e no final. Para se saber quanto aquela bomba vendeu, subtrai-se o último pelo primeiro e para saber o valor vendido, basta multiplicar o resultado pelo valor do combustível. Então eu tenho os seguintes dados:

NÚMERO INICIAL DA BOMBA:
131.144.337

NÚMERO FINAL Da BOMBA:
131.263.503

LITROS VENDIDOS:
119.166 (que é a subtração de um pelo outro)

VALOR VENDIDO:
119.166 x 3,699 (valor da gasolina) = 440,79

O problema é que no Excel é exibido o seguinte número como resultado: 440795,03.

Resumindo, já tentei usar todas as formatações de número que eu conheço e não consegui fazer a célula do Excel exibir o número como 440,79.
Acho que o problema é por conta das 3 casas decimais que os postos de combustível costumam trabalhar.
Peço, encarecidamente a ajuda dos nobres colegas neste problema até simples de se resolver eu acho.
Desde já fica o meu agradecimento.


DGAF / DVGD - Divisão de Gestão de Documentos
Rafael A. Guimarães
raguimaraes@fazenda.rj.gov.br

 
Postado : 17/05/2016 8:17 pm
edilsonfl
(@edilsonfl)
Posts: 227
Estimable Member
 

Olá,
o cálculo do excel está correrto.
sua descrição não faz sentido: " 131.144.337 (lê-se cento e trinta e um mil, cento e quarenta e quatro, trezentos e trinta e sete litros)"
Por que não seria 131 milhões?

para obter o resultado esperado por você tem que dividir por 1.000

Quando ajuda for útil dê um clique na mãozinha, isso atribui ponto ao colaborador.

 
Postado : 17/05/2016 8:33 pm
(@bilokas)
Posts: 168
Estimable Member
Topic starter
 

Obrigado por responder,

Então, eu não disse que o cálculo do excel está errado, disse que não estou conseguindo exibir o resultado da forma que desejo.
Minha descrição faz sentido mediante o problema proposto. Postos de combustível trabalham com 3 casas decimais e por consequência a leitura dos números é dessa forma, também.

Mas obrigado pela dica, já resolveu 90% da questão.


DGAF / DVGD - Divisão de Gestão de Documentos
Rafael A. Guimarães
raguimaraes@fazenda.rj.gov.br

 
Postado : 17/05/2016 8:50 pm
(@rilust)
Posts: 387
Reputable Member
 

amigo
efetue a subtração e divida por 1.000 que resolve

abraços

Espero ter Ajudado. Lembre-se de AGRADECER aos que te ajudaram, e de marcar o tópico como [Resolvido]

 
Postado : 18/05/2016 5:39 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Entendo pela explicação, que apesar do numero grande a leitura deveria ser cento e trinta e um mil cento e quarenta e quatro litros e trezentos e trinta e sete mililitros.
Assim apos efetuada a subtração o resultado apurado deve ser cento e dezenove litros e cento e sessenta e seis mililitros (119,166). Então dividindo por mil conforme as sugestões acima resolve.
Para mostras o resultado com duas casas despresando as demais, supondo que o resultado da subtração esteja em A4 e o valor do combustível em B2
experimente: TRUNCAR(A4/1000*B4;2)

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 18/05/2016 7:17 am
(@luizhcosta)
Posts: 420
Honorable Member
 

Olá,

Pode não ser a forma mais indicada, ou a mais correta.

=I11*J11/1000,01

O multiplicador foi dividido antes de multiplicar.

Considere I9 o menor valor, I10 o maior valor, I11 o resultado da subtração e na célula K11 a multiplicação...fórmula

Boa sorte.

 
Postado : 27/05/2016 7:23 pm