Notifications
Clear all

Mistério do desaparecimento de guias

2 Posts
2 Usuários
0 Reactions
734 Visualizações
(@albertomattos)
Posts: 5
Active Member
Topic starter
 

Tenho que solucionar um mistério que está ocorrendo na minha empresa. Tenho uma planilha com 4 guias. Frequentemente, do nada essa planilha fecha, as guias ficam ocultas (nas opções, fica desabilitada a opção de "Mostrar guias de planilha" e, quando eu marco novamente essa opção, somente 1 guia volta. As outras são deletadas. Já não sei mais o que fazer para resolver, pois tenho que recuperar quase todos os dias do backup e sempre há perda de tempo e informação do que foi digitado no dia. Estou enviando em anexo, para melhor ilustrar.

 
Postado : 22/07/2022 2:02 pm
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1057
Noble Member
 

Há várias hipóteses, caro @albertomattos:

  • Se o arquivo está na nuvem, pode ser que se corrompa conforme interrupções da conexão, por exemplo WiFi com sinal fraco...
  • Pode ainda que seu arquivo esteja corrompido
  • Ou seu Excel/Office com mal funcionamento
  • Pode ser algum código VBA no próprio arquivo
  • Pode ser algum código VBA no seu arquivo pessoal de macros (geralmente PERSONAL.XLSB na pasta padrão XLSTART ou XLINÍCIO)
  • Pode ser algum suplemento Excel ou COM (seu ou de terceiros) instalado e que se também se inicia sempre que o Excel inicia (arquivos .xla, .xlam, .xll, .dll...)
  • Memória RAM ou setores do disco rígido com defeito (já tive problemas sérios com isso)
  • Arquivos temporários nas pastas Windows interferindo...

Seu arquivo possui macros? Se não possuir, tente abrir o Excel no modo seguro (Win + R, digite na caixa Excel /safe e Enter). Dentro do Excel, abra o arquivo por ali, através do menu Arquivo>Abrir e não através do Windows Explorer.

Pra ver se tem algum suplemento em atividade, Arquivo > Opções > Suplementos

Abrindo o Excel normalmente (sem ser no modo seguro), pra ver se há algum VBA carregado, exiba o VBE (Alt + F11), nele exiba a janela de projetos (Project Explorer) com CTRL + R e veja na janela à esquerda quantos projetos VBA estão carregados.

Para limpar os temporários: feche todos os aplicativos abertos, dê Win + R, digite %TEMP% e Enter e apague todos os arquivos e pastas que estão ali. Alguns estarão em uso e não poderão ser deletados, portanto ignore os avisos que aparecerão. Faça o mesmo com a variável TEMP (sem os símbolos de porcentagem). Alternativamente use um aplicativo para limpeza do sistema, como p. ex. o CCleaner.

 

 
Postado : 22/07/2022 3:45 pm