Notifications
Clear all

Controle de Estoque

13 Posts
3 Usuários
0 Reactions
2,292 Visualizações
(@filipe_of)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Por favor, Leiam!!

Pessoal, bom dia, já postei minha planilha anteriormente e estou postando de novo na esperança de alguém me ajudar, pois estou realmente em uma situação difícil
correndo o risco de perder meu emprego por não ter um controle de estoque e por isso não conseguir gerar informação correta, o que esta me acarretando grandes problemas, por isso peço ajuda a quem puder. Me perdoem se ficar um pouco extenso mas tentarei explicar tudo. Preciso de uma planilha de controle de estoque, porém aqui preciso de informações corretas. Neste caso a planilha deveria me apresentar " Estoque, Chegar, Sair = Previsão", de acordo cm um período de tempo que eu informar ex. do dia 01-07 ao dia 10-07." o formulário tem as informações que preciso ter lançadas no BD, e criei as seguintes situações "Natureza da Operação" = Venda, Entrega, Entrada NF e Pedido de Compra. A operação de Venda e Entrega, são "Saidas" e Entrada de NF e Pedido de Compra são "Entradas". O caso é que Pedido de compra e Entrega não atualizam estoque, sendo então uma "previsão", sendo assim são A Chegar e A Sair. Preciso que no dia em questão que o fato ocorrer, ou seja, um Pedido de Compra irá virar Entrada de NF e alimentará o estoque e a entrega irá virar uma Venda que também alimentará o estoque. Pensei na seguinte situação, fazer os lançamentos normais como Pedido de compra e Entrega e quando o fato ocorrer voltar ao registro alterar e mudar a OPERAÇÃO para Venda ou Entrada de NF, e nesse momento o estoque seria atualizado, esse é um ponto chave que não sei se é possível fazer.

PROBLEMAS ENCONTRADOS: Não consegui configurar todos os botões (fiz poucos). Não consegui fazer com que todos os itens inseridos na listview seja lançado na planilha BD, (Para um "Ped. Num. 1 , posso ter diversos itens). Não sei como fazer para quando clicar em um item que esta na listview ele carregue nos campos do pedido para que eu possa alterá-lo. Não sei como fazer pois devo poder alterar os itens da listview e também do pedido em si (pensei que poderia clicar primeiro em consultar, achar o pedido pelo código e a partir daí clicar em alterar e fazer as devidas modificações). não vou estender muito mais pois acho que ao verem a planilha entenderam. Aproveito para anexar mais duas planilhas. Uma de orçamento que achei na net que é exatamente o que preciso só que é para "orçamento" mas dá para ter uma ideia de como imaginei a coisa toda e uma outra que fiz para controle mais grosseiro, porém ela é cumulativa, não tem BD mas a ideia esta nela, porém ela não me mostra data de nada e este é um item fundamental para mim.

DÚVIDAS: Quando virem a planilha (Estoque) verão a aba (Consultar), porém não sei se daquela forma dará certo ou preciso criar também um formulário.

 
Postado : 03/07/2015 8:33 am
(@edcronos)
Posts: 1006
Noble Member
 

talvez até tenha alguém disposto a ajudar
mas me esculpe pelo que vou falar

mas oq vc quer é alguem que resolva todos os seus problemas de uma só vez
se vc que lida com isso todos os dias e sabe oq precisa e tudo que não está dando certo não consegue
imagina alguém que o único incentivo é ajudar ?

o ideal para obter alguma ajuda é postar um problema de cada vez para ir solucionando

Somente é impossíveis até que alguém faça
A logica está presa na irracionalidade humana, e morta nos que se consideram donos da verdade.

"ALGUM MODERADOR ME EXPULSE DO FÓRUM POR FAVOR"

 
Postado : 03/07/2015 9:29 am
(@filipe_of)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Ok, Edcronos, vou rever os meus conceitos antes de postar, acredito que você tenha razão. Obrigado pelo toque.

 
Postado : 03/07/2015 9:52 am
carlosrgs
(@carlosrgs)
Posts: 631
Prominent Member
 

Caraca quanta coisa rsrs.

Só uma dúvida, a empresa não possui sistema de informação ?

O que você está fazendo é legal, mas e quando você sair da empresa...me desculpe, mas que empresário com visão pequena o dono da empresa!

_______________________________________________________________________________________________
Carlos Santos
* Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.

 
Postado : 03/07/2015 10:03 am
(@filipe_of)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

tem sim, um sistema que funciona a 4 anos que quando entrei na empresa estava subutilizado e coloquei funcional até certo ponto. Tenho uma situação na empresa em que os vendedores estão em feirões e lojas físicas, tornou-se impossível controlar tal situação pelo sistema até porque o pessoal em questão não tem habilidade para trabalhar com tal sistema, assim como eu não tenho para trabalhar com VBA no excel, como ficou claro, rsrsr. Depois de pronto esse controle eu iria concentrar tudo e uma pessoa alheio ao sistema, pois para todos os fins já testei meu sistema ao máximo e não atende. O caso seria trocar o sistema e talvez não procurar "soluções alheias" , mas na hora do desespero agente acaba apelando, mas dessa forma como expliquei seria de grande e fundamental ajuda. Mas acredito que pela explicação ficou realmente extenso e talvez não viável para postar no fórum, mas agradeço a atenção de todos, e provavelmente vou encerrar por aqui mesmo visto a complexidade e tentar me virar de outra forma.Forte abraço a todos!

 
Postado : 03/07/2015 10:17 am
(@edcronos)
Posts: 1006
Noble Member
 

Não creio que seja o ponto de apenas desistir

basta reformular a pergunta
pelo que entendi oq vc quer é

uma planilha onde se realize um orçamento de venda
essa planilha vai estar ligada ao controle de estoque
se o estoque estiver zerado se verifica previsão de entrega
quando a venda for concretizada se faz a emissão da nota fiscal e a atualização do estoque
pelo menos foi isso que entendi

Somente é impossíveis até que alguém faça
A logica está presa na irracionalidade humana, e morta nos que se consideram donos da verdade.

"ALGUM MODERADOR ME EXPULSE DO FÓRUM POR FAVOR"

 
Postado : 03/07/2015 10:28 am
(@filipe_of)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

É próximo disso Edcronos. Na verdade preciso de um controle de estoque que eu possa trabalhar com data de entrega e data de chegada, esse esta sendo meu problema, preciso de um controle que me mostre em um intervalo de datas o que tenho para chegar de um produto X o que tenho para ser entregue desse produto e a quantidade que tenho em estoque. Usei o formulário na tentativa de automatizar o processo. A sair estou considerando vendas que já estão feitas mais que irão ser entregues no futuro. A chegar estou considerando Pedidos de Compras que irão chegar de acordo com prazo do meu fornecedor. No dia da entrega ou do recebimento desse produto X, ele deixa de ser previsão e passa a ser Item de baixa do estoque ou Entrada de estoque, atualizando o mesmo para mais ou para menos. O porque disso: Acontece muito no meu dia a dia, Suponhamos que eu tenha 01 produto X em estoque que será entregue no dia 10-07 já vendido, e tenha um para para chegar (pedido de compra), porém estou no ato de uma venda deste mesmo produto X e a condição para esta venda é que o produto seja entregue no dia seguinte, se eu tiver a informação que tenho um em estoque e que tenho um para chegar poderei efetuar a venda para o dia seguinte pois o que irá chegar irá atender a entrega e tenho que realizar no dia 10-07. Esse é o caso.

 
Postado : 03/07/2015 11:02 am
(@edcronos)
Posts: 1006
Noble Member
 

hum
entendi
no caso vc já tem no banco de dados um campo de compras de reposição de estoque
no caso tem que cruzar as dadas das vendas já realizadas com a data de chegada e a data de entrega da venda venda atual
no caso
2 no estoque
10 itens comprados chegam no dia 8/07/2015
2 vendidos data entrega 10/07/2015
2 itens da venda atual é para 5/07/2015

concretizar venda ou não?
fatores a se considerar:
possível atraso na entrega para repor o estoque
tempo de manejo de reposição da chegada da mercadoria, verificação de itens preços e entrada no sistema
separação dos itens para envio ao cliente
tempo de transporte até o cliente

no caso tem que se considerar varios fatores para se ter uma previsão segura

e por favor pule linhas para separar ideias diferentes, é bem dificil conciliar o raciocínio com tudo junto desse jeito

Somente é impossíveis até que alguém faça
A logica está presa na irracionalidade humana, e morta nos que se consideram donos da verdade.

"ALGUM MODERADOR ME EXPULSE DO FÓRUM POR FAVOR"

 
Postado : 03/07/2015 11:23 am
(@filipe_of)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

O raciocínio esta correto é somente o cruzamento de datas das chegadas, de entrega, estoque atual, para verificar se a venda atual pode ser realizada;

Os fatores a considerar não são importantes para meu controle; O fator atraso nas mercadorias raramente ocorre e quando ocorrem são perfeitamente contornáveis;

caso haja algum eventual problema preciso ter como alterar as datas gerando novo cálculo para o intervalo desejado, ou mesmo alguma troca de produto preciso conseguir alterá-lo refazendo assim a previsão para o mesmo;

Não preciso de ponto de reposição, nem quaisquer similares.

Basicamente preciso é saber se tenho em estoque ou não, se tenho pra chegar ou não, se tenho pra sair ou não e as datas que esses eventos irão acontecer.

 
Postado : 03/07/2015 11:58 am
(@edcronos)
Posts: 1006
Noble Member
 

para se ter um controle sistematizado de tudo isso vai ter que ter uma estrutura de dados correlacionados
algo como:

    banco de dados:
    Fornecedores:

    Compras:
    Cod.Produdo, Fornecedor, Quatidade, Preço unid, Pr. Total,Data entrega
    Estoque:
    Cod., Produto , quantidade, ...
    vendedores:
    matricula, nome, Area, "outras informações"..., situação (Ativo, inativo)
    Clientes:
    Registro , Nome, tel, endereço,..., Nº pedido
    Vendas:
    Nº pedido, Registro do Clientes, matricula do vendedores,

    [/list:u:1jau8x3c]
    daí se cruza os dados

    Somente é impossíveis até que alguém faça
    A logica está presa na irracionalidade humana, e morta nos que se consideram donos da verdade.

    "ALGUM MODERADOR ME EXPULSE DO FÓRUM POR FAVOR"

     
Postado : 03/07/2015 12:27 pm
(@filipe_of)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Ok, cara, vou montar isso aqui e posto para verificar se estou no caminho certo.

 
Postado : 03/07/2015 1:01 pm
(@edcronos)
Posts: 1006
Noble Member
 

cara não é só montar
vc tem que ver qual a necessidade de dados da empresa
mesmo pq para se ter um controle tem que ter o máximo de dados possível

banco de dados de fornecedores
esse é para ter dados detalhados de cada um
cadastro, nome fantasia, cnpj, razão social, telefone, endereço, vendedore relacionado,...

estoque:
cod, estoque, quantidade minima, fornecedores
a partir do baco de dados do estoque vc pode ter acesso aos fornecedores cadastrados para fazer pedido ou comparação de preço
compras:
cod, quantidade, preço, fornecedor,Nº NF,..., data entrega,
Vendas:
Nº pedido,Vendedor,comprador, mercadorias,...,data entrega

pelo cruzamento de compras , estoque e vendas vc tem acesso as informações que vc quer

quantidade estoque - quantidade vendida
se a quantidade é menor que pedido atual verificar datas de entregas da compra da mercadoria
se dada de entrega do fornecedor é menor que a data de entrega do pedido atual (vender) senão...
verificar data de entrega fornecedor com datas entrega para clientes
se algum cliente tem mercadoria a ser entrege depois que fornecedor entregar e quantidade suficiente (vender)...

bem o fato é que essa verificação tem que ir por passos de acordo com a situação

Somente é impossíveis até que alguém faça
A logica está presa na irracionalidade humana, e morta nos que se consideram donos da verdade.

"ALGUM MODERADOR ME EXPULSE DO FÓRUM POR FAVOR"

 
Postado : 03/07/2015 1:33 pm
(@filipe_of)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Entendi cara, estou analisando tudo que vc falou, montei um esqueleto próximo disso e agora vou analisando aqui para ver como fazer.

 
Postado : 03/07/2015 3:32 pm