Notifications
Clear all

Embaralhar conteudo de planilha com critério

6 Posts
3 Usuários
0 Reactions
1,865 Visualizações
selmo
(@selmo)
Posts: 236
Estimable Member
Topic starter
 

Boa tarde galera.
Pensando em algumas questoes, me surgiu uma questão: Seria possivel embaralhar todo o conteudo de uma planilha, levando em consideração uma palavra ou senha como critério para poder embaralhar o conteudo, de forma a volta-lo ao normal caso o Critério esteja correto?

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

 
Postado : 27/02/2015 12:42 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde!!

Seria possível, mas sem um modelo ou uma forma de exemplificar, fica complicado...

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 27/02/2015 1:02 pm
selmo
(@selmo)
Posts: 236
Estimable Member
Topic starter
 

É que tipo, eu tenho uma sheet com N valores, como sempre será acrescido ou alterado o conteudo então eu queria embaralhar o conteudo existente de forma a ficar legivel apenas após inserir uma chave. Exemplo Abacaxi = A seria 1, o B seria 2, o A novamente 1, e assim consecutivamente, e após embaralhar o conteudo de forma que o processo poderá ser desfeito, mas somente será desfeito se a chave for a correta, se não o conteudo irá embaralhar novamente de acordo com a chave digitada errada, acredito ter visto algo assim, mas o conteudo era embaralhado de acordo com a numeração do HD do usuário, e somente o usuário no computador pessoal poderia abrir a planilha de forma legivel

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

 
Postado : 02/03/2015 7:03 pm
(@edcronos)
Posts: 1006
Noble Member
 

pela sua descrição vc quer criptografar o conteudo e não embaralhar

embaralhar seria algo como trocar valores de celulas de lugar
se fossem muitos dados de valores parecidos isso iria inutilizar os resultados da planilha e impossibilitar identificar o propósito de cada valor

já criptografar troca o conteúdo por outro seguindo parâmetros
existem algumas macros simples que troca os valores desse jeito que vc quer, mas teria que varrer cada celula e sem passar por formulas para fazer o processo

embaralhar seria mais rapido, e sem a senha seria dificil saber a possição exata de cada dado ainda mais se houverem muitos, e dependendo a pessoa nem saberia que os dados estão em desordem e acabaria pegando informações equivocadas

criptografar por macro seria algo mais lento, e se saberia de cara que o aquivo está truncado
pela propria macro se teria como saber como foi feito o processo, nisso descobrindo o padrão de uma das celulas se saberia de todas pq a senha é a mesma.

Somente é impossíveis até que alguém faça
A logica está presa na irracionalidade humana, e morta nos que se consideram donos da verdade.

"ALGUM MODERADOR ME EXPULSE DO FÓRUM POR FAVOR"

 
Postado : 03/03/2015 2:25 pm
selmo
(@selmo)
Posts: 236
Estimable Member
Topic starter
 

Entendi, mesmo assim, como seria essa macro para trocar valores ? Apenas para estudo e quem sabe uma outra ideia surja dessa

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

 
Postado : 04/03/2015 12:19 pm
(@edcronos)
Posts: 1006
Noble Member
 

bem,

vamos num exemplo simples
vamos dizer que "é apenas um exemplo"

da linha 6 até a linha 20

na coluna A se tenha os nomes dos bancos
na coluna B se tenha os numeros das contas
na C o numero da agencia
na D o indendiicador
na coluna E as os primeiros 4 numeros das Senhas
na coluna F os outros numeros das senha

a macro pegaria os numeros das contas e trocaria de lugar com outros numeros de contas
depois o numeros das agencias e trocaria com outros numeros de agencias
e por aí vai
como os dados são os reais mas estão subdivididos para ter aparencias iguais ficaria dificil saber que estão trocados

bem é apenas uma ideia, mas tem suas limitações com tipos de dados e quantidade "quanto mais melhor"
como os dados estão sendo movidos, tbm se poderia mover a celula toda isso poderia facilitar embaralhar uma planilha com formulas mas tornaria a macro mais lenta.

mas tbm existe muitos tipos de criptografia, então dependendo dos tipos de dados quantidade se pode até mesclar as opções

Somente é impossíveis até que alguém faça
A logica está presa na irracionalidade humana, e morta nos que se consideram donos da verdade.

"ALGUM MODERADOR ME EXPULSE DO FÓRUM POR FAVOR"

 
Postado : 04/03/2015 2:33 pm