Notifications
Clear all

equipara/alinha campos chaves em planilha

7 Posts
2 Usuários
0 Reactions
1,702 Visualizações
arthurcd
(@arthurcd)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

Tenho uma planilha com 23 campos que vão de A até W
Na realidade do campo A até ao L se trata dos mesmo dados que vão de M até W, porém vindo de sistemas diferentes
os campo em comum que necessitam ser comparados são:
A com M
B com N
E com V (aceita variação que vai de 1 até 10)
F COM U (aceita variação que vai de 1 até 10)
G com T (aceita variação que vai de 1 até 10)

O OBJETIVO É ALINHAR OS CAMPOS QUE SEGUEM OS CRITÉRIOS ACIMA, OS QUE NÃO SEGUEM SE DESALINHAM (ficam em branco)
Ver planilha alinha no exemplo em anexo...
OBS... Atualmente faço isto manualmente, mas a quantidade de linha a serem alinhadas subiram demasiadamente, chegando a + de 5.000, portanto agradeço qualquer colaboração que alguém possa me oferecer a fim de agilizar está tarefa.
obrigado

 
Postado : 11/06/2015 9:50 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Regras do forum:

Upload
Devido a ultrapassagem da marca de 1,5Gb de armazenamento de arquivos na hospedagem do Planilhando, limitaremos o tamanho de cada arquivo para 2Mb sendo obrigatório o uso dos formatos .zip - .rar - .ice visto a gratuidade e não geração de recursos para bancar o site.

Assim sendo, todos os anexos não compactados deste tópico foram compactados.

Por favor leia as regras (link na minha assinatura), e passe a compactar todos os seus anexos.

Obrigado,

Fernando

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 11/06/2015 9:55 am
arthurcd
(@arthurcd)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

OBRIGADO

 
Postado : 11/06/2015 12:47 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Arthur,
vá na célula AA2 e digite a fórmula:

=A2=M2

Verá um resultado VERDADEIRO ou FALSO.
Arraste isso pra baixo e terá, na coluna AA, a comparação de todas as células das colunas A com a coluna M, claro, linha a linha.
na AB2, coloque:

=B2=N2

E assim por diante.

Claro, para algumas colunas as regras são diferentes, então adapte a fórmula.
Por exemplo, a próxima comparação é da coluna D com a Q, certo?
Coloque em AC2:

=substituir(D2;"LIN"";"") = Q2

Crie todas as suas regras uma a uma, coluna por coluna. No final, procure as células que tem FALSO e decida o que fazer com elas...

FF

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 11/06/2015 1:03 pm
arthurcd
(@arthurcd)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

Deve haver alguma solução através de um script VBA !!! veja a sequência de A até W estão alinhadas porque alinhei manualmente, e a solução proposta envolve rastreio de linha levando em consideração que A e M estão sempre alinhados o que não ocorre, posso ter 3000 linhas entre A e M e 5000 entre N e W.......
1º) passo alinhar registros que se igualam, ou seja: todos entre A até M que se igualam com os de N até W (ao final ambos os lados deverão ter a mesma quantidade de linha)
O PROBLEMA É QUE NÃO SEI ESCREVER ESTÁS INSTRUÇÕES EM VBA, Dai a solicitação de ajuda !
Porém agradeço o interesse demonstrado,
Obrigado Novamente !!!!

 
Postado : 12/06/2015 5:22 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

daí vc precisa dizer, pelo menos, qual o critério que define uma lnha ser equivalente a outra. Mesmo assim, uma vez definido e exposto esse critério, dá pra fazer com fórmulas.
SUgiro fórmulas exatamente pq vc nao sabe VBA, e qquer necessidade de mudar, vc vai precisar de ajuda de novo. Se for com fórmulas, vc mesmo consegue resolver.

Qual critério determina que o item do intervalo A5:M5 é equivalente ao item do intervalo N1420:W1420 ?
E por favor, reduza, compacte e envie seu arquivo para facilitar quaisquer trabalhos de ajuda.

FF

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 12/06/2015 9:39 am
arthurcd
(@arthurcd)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

Fernando.Fernandes,
Em primeiro lugar obrigado pela sua paciência,
O critério é o seguinte, (anexo exemplo devidamente compactado)
O dados contidos na coluna “A” devem ser equivalente ao contidos na coluna “M”
Os dados contidos na coluna “F” devem ser equivalentes ao contido na coluna “U”
SE “A e F” NÃO ENCONTRA EQUIVALÊNCIA NA COLUNA “M e U” ou VICE VERSA, os dados não se alinham. (OU SEJA, UM DOS LADOS FICARÁ EM BRANCO, SEM PREENCHIMENTO)

VER exemplos LINHAS 47 e 48 onde e M e U não encontraram equivalência em A e F -
E na LINHA 157 onde A e F não encontraram equivalência em M e U...

Neste exemplo que segue em anexo, que ainda estou executando os procedimentos manualmente e parei na linha 641 se observar para alinhar a linha 642 tenho que descer (CTRL X entre A641 e L641 e ARRASTAR até A645 onde está sua equivalência.
OBS... Criei a coluna X, justamente para me mostrar se M e U se igualam.....

 
Postado : 18/06/2015 5:58 am