Notifications
Clear all

Inserir linhas copiando fórmulas com particularidades

3 Posts
2 Usuários
0 Reactions
1,073 Visualizações
(@gmribeiro)
Posts: 37
Eminent Member
Topic starter
 

Bom dia pessoal, tenho duas questões que não sei como resolver pois não entendo de VBA, mas que se não solucionadas tornarão a minha planilha muito extensa, onde terei que dispor todas as opções possíveis.

Parte 1:
Na última aba da planilha em anexo existe uma linha com as dimensões de "costado" e uma com as de "cinta de reforço". O problema é que não se sabe o número de costados e cintas de reforço que serão inseridos no projeto e que possuem dimensões diferentes. Dessa forma, o meu desejo seria possibilitar inserir uma nova linha, com as mesmas fórmulas de cálculo da primeira, sempre que clicar em um botão.
Uma observação muito importante, nas células E20 em diante, a fórmula sofre uma pequena alteração em cima do número de vezes que o valor 1300 é subtraído da célula Z31. Este cresce numa progressão aritmética de razão igual a 1, ou seja, na primeira linha subtrai-se 0*1300, na segunda 1*1300, na terceira 2*1300, na quarta 3*1300, e assim por diante. Como não sei como explicitar esse cálculo na fórmula, coloquei os números manualmente, mas acredito que para a função de inserir linha isto tenha que ser alterado.
Segunda observação, a função soma das duas últimas colunas dessas linhas deve sempre acompanhar a inserção dos novos valores. Está tudo muito bem indicado na planilha, com exemplos do antes e depois.

Parte 2:
De forma semelhante, desejo inserir novas linhas com as mesmas fórmulas da primeira sempre que clicar em um botão. A diferença é que nessas linhas existe uma lista de validação de dados e as fórmulas são da função PROCV. A soma também deve ser correspondente ao número total de linhas inseridas.

Pesquisei no fórum a respeito e encontrei muitos tópicos parecidos, como este viewtopic.php?f=10&t=2439, no entanto, não sei aplicar à minha planilha pois não entendo nada de VBA! Então para quem tiver a intenção de me auxiliar, por gentileza, indique na macro o que corresponde cada comando, para que eu possa adaptar à minha planilha original que é muito mais extensa.

Sei que vai dar trabalho, mas me auxiliará enormemente! Muito obrigada!

 
Postado : 25/03/2015 7:39 am
(@gmribeiro)
Posts: 37
Eminent Member
Topic starter
 

Alguém pode me ajudar?

 
Postado : 31/03/2015 8:05 am
(@mjogasa)
Posts: 30
Eminent Member
 

Boa noite,
Criei alguns nomes (Fórmulas->Gerenciador de nomes) para facilitar na utilização da macro.
Fiz apenas para a tabela Costado e inclui um botão para adicionar linha com as fórmulas.
Após adicionar uma linha, devem ser inseridos também os dados antes de adicionar mais linhas.
A macro está bem simples, e acho que você consegue replicar para outra tabela.

Um abraço, Marcos

 
Postado : 01/04/2015 6:57 pm