Notifications
Clear all

Macro para bloquear células especificas

7 Posts
3 Usuários
0 Reactions
1,388 Visualizações
(@betobuso)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

Boa tarde Pessoal,

Sou novo aqui no site e leigo em VBA Excel. Preciso muito da ajuda de vocês, preciso criar uma planilha em excel para o meu trabalho, onde contém registros que vão sendo inseridos e esses registros precisam ser bloqueados se houver dados duplicados em uma determinada coluna e informar uma mensagem, bloquear a quantidade de caracteres digitados mínimo e máximo que podem ser digitados, bloquear a célula se o valor foi inserido corretamente para que não seja alterado (isso se o dado estiver correto senão a célula fica em branco e pode ser digitado novamente) e esse bloqueio eu escolha a coluna e células a serem bloqueadas. Alguém pode me ajudar?

Eu até fiz uma planilha pesquisando na internet porem a mesma apresenta alguns problemas como independente da coluna ou célula se o valor digitado for duplicado o excel bloqueia o mesmo acontece com o bloqueio após digitação é em qualquer celular mas eu queria em uma célula e colunas especificas.

Exemplo:

Quero que na coluna A das células A1 à A20000 seja verificado se o dado é duplicado e senão for preenche e bloqueia e passa para a próxima a célula dessa coluna, caso o valor seja menor que 13 caracteres ou duplicado o foco fica na mesma célula a mesma fica em "aberto" até digitar o valor correto e gostaria também de bloquear a coluna B onde quando a célula da coluna A for preenchida e estiver ok na coluna B preencha automaticamente com a data e a hora e a célula seja bloqueada. As demais colunas da planilha C, D fiquem desbloqueadas e não "verifiquem" se o valor for duplicado.

Help!!

 
Postado : 28/10/2016 2:17 pm
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Pra começar o ideal é disponibilizar o que vc ja tem.

Qto a duplicidade (estou supondo que vc esteja digitando textos), existe um problema pois teste é diferente de TESTE, ou ainda de Teste, os tres sao aceitos como registros unicos.

Qto aos bloqueios é possivel fazer com VBA, mas dependendo do que vc pretende fazer é melhor criar um formulario ou uma guia a parte para realizar o cadastro e gravar no banco de dados.

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 28/10/2016 2:38 pm
(@betobuso)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

Boa tarde MPrudencio,

Estou anexando a planilha que já tenho. É assim nesse planilha são inseridos códigos de rastreios dos Correios na Coluna A onde deve ser verificado se há dados duplicados ou não senão for passa para próxima célula e bloqueia a célula, porem se conter menos de 13 caracteres ou for duplicado o foco continua na mesma célula até ser digitado um dado "válido". Se tiver como bloquear igual seu exemplo "teste" ou "TESTE" seria o ideal também.

Muito obrigado pela resposta rápida.

No aguardo.
Abraços

 
Postado : 28/10/2016 3:02 pm
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Olhando a sua planilha nao entendi o problema, na verdade o unico problema que encontrei é que a planilha e bloqueada completamente a cada lançamento, o restante esta funcionando como vc disse acima.

E só esse o problema?

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 28/10/2016 4:13 pm
(@betobuso)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

Boa tarde,

Então fora o problema de bloquear toda planilha ( preciso que não bloqueia ela inteira ), eu gostaria que só bloqueasse as células das colunas A e B, também tem o problema que as outras células quando digito um dado igual também retorna a mensagem de "dado duplicado" mas eu gostaria que essa mensagem aparecesse apenas nas células da coluna A entende e não em toda a planilha também entende?

Vou tentar explicar novamente o que eu preciso:

Coluna A
RASTREIOS - verificar da célula A1 à A20000 se o dado é duplicado e se contém 13 caracteres se isso estiver ok passa para a próxima célula da ColunaA e bloqueia o dado inserido na célula dessa coluna e assim por diante, caso o dado seja duplicado ou não contenha 13 caracteres "dá" uma mensagem de erro e a célula continua em branco até digitar um dado válido. ( Essa "verificação da macro" do dado duplicado tem que ser apenas nessa coluna "ColunaA").

Coluna B
REGISTRO - incluía automaticamente a data e hora em que o dado foi inserido na coluna A e após bloqueia esse registro.

Coluna C
NOME - A macro não precisa fazer "nenhuma verificação" ou bloqueio.

Coluna D
OBS - A macro não precisa fazer "nenhuma verificação" ou bloqueio.

Coluna E
QTDE/ENVIO - A macro não precisa fazer "nenhuma verificação" ou bloqueio. Nessa coluna se possível gostaria que "zerasse" o número de células somadas assim que fechar a planilha mas não tem problema se ficar assim do jeito que está hoje.

E também gostaria como o amigo lembrou e se isso for possível bloquear o uso do CAPS LOOk para que o não ocorra o problema do "teste" e "TESTE".

Muito obrigado pela ajuda!!

Abraços

 
Postado : 29/10/2016 12:48 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde betobuso

Seja bem-vindo ao fórum!

Como você é novato, para facilitar a tua participação no fórum, sugiro tomar conhecimento do conteúdo dos links abaixo:
viewtopic.php?f=7&t=203
viewtopic.php?f=7&t=7903
viewtopic.php?f=7&t=3841
viewtopic.php?f=7&t=16757
viewtopic.php?f=7&t=12600
viewtopic.php?f=7&t=3371

Lendo os links acima, você irá aprender a agradecer a quem ajudar, marcar o tópico como resolvido e também que conforme as regras do fórum, todos os arquivos anexados, deverão estar compactados, independente do tamanho.

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 29/10/2016 1:22 pm
(@betobuso)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

Bom dia,

Ok irei consultar sim os links.

Obrigado

 
Postado : 31/10/2016 6:17 am