Notifications
Clear all

Matriz Multidimensional, matriz 3D.

4 Posts
2 Usuários
0 Reactions
1,070 Visualizações
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Matrizes unidimensionais ou bidimensionais são simples. Queria que alguém discorresse sobre usos de matrizes 3D...

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 06/04/2016 2:34 pm
(@edcronos2)
Posts: 346
Reputable Member
 

bem, vc deve saber melhor que eu
mas seria algo como se utiliza dados entre abas , que dá na mesma
eu estava tentando simular um cubo magico mas quse pirei nos cálculos

na pratica é mais pratico usar múltiplas planilhas 2d

uma 3d exige mais memoria de fluxo continuo , enquanto a 2d se pode ter mais em areas diferente sem se continuo
tive o problema tbm de grandes quantidades de dados tendo que fazer processo a mais para diminuir o tempo
passava da planilha para uma array normal dessa array ia para a 3d e vise versa, isso para se ter um leituras e escritas diretas na memoria sem passar tantas vezes pelo excel

 
Postado : 06/04/2016 3:09 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Então, eu queria mesmo é saber outros exemplos práticos em que o uso de matrizes 3D é útil...

Claro que em teoria é super fácil declarar e usar, mas minha mente é meio limitada, e por isso não consigo imaginar problemas reais em que uma matriz cúbica seria uma ótima solução. E esse post, claro como vc já entendeu, é sim mais conceitual do que técnico !

Queria entender modelos práticos de aplicação de uma matriz tridimensional !
E o exemplo basico de tabelas iguais em planilhas diferentes já está claro, queria mesmo é visualizar outras aplicações úteis de verdade !

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 06/04/2016 8:02 pm
(@edcronos2)
Posts: 346
Reputable Member
 

bem no excel como uso geral não tenho ideia, seria mais numa aplicação matemática ou em geometria espacial , mas mesmo nesses acho mais pratico uma multiplas matrizes 2d para trabalhar

quando eu fui mexer nisso eu pensei em ter uma imagem 3d dos setores de minha planilha, mas o uso de memoria não permitiu
imaginei em uma analise dos dados em profundidade mais facilitada para o raciocínio
tipo é mais facil imaginar a troca de um valor na mesma coluna entre os varios planos do que uma que está ao lado
queria poder fazer troca de dados rotacionando em um eixo vertical central,
tipo isso "coisa de maluco"

mas só deu para fazer com matrizes limitadas de tamanho

 
Postado : 06/04/2016 8:32 pm