Notifications
Clear all

Quero entregar o meu projeto.

15 Posts
5 Usuários
0 Reactions
2,504 Visualizações
(@bracinho)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

Pessoal, bom dia!

Quero entregar o meu projeto de despesas pessoais, em versão FREE, mas, antes disso, quero fazer com que o usuário não tenha trabalho/dificuldade para utilizá-lo.

Como assim?

Como todos sabemos, alguns projetos possuem ferramentas do VBA Excel que dependem do registro de algumas .OCX para executá-los. O meu, por exemplo, precisa do registro da MSCOMCTL.OCX.

Portanto, peço a vocês que, por gentileza, deixem dicas do que devo fazer para o meu projeto fazer:

- Não permitir alterações de cenários e/ou códigos que alterem a lógica do programa;
- Registrar a MSCOMCTL.OCX antes de executá-lo;
- A abertura/execução de outro projeto durante a execução do meu projeto;

Existe um .BAT ou um programa que faça isso?

 
Postado : 19/11/2015 7:14 am
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Ta ae uma coisa que gostaria de saber... Como fazer para a propria planilha habilitar essa ou aquela biblioteca.

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 19/11/2015 7:17 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Não sei o porque mas quando utilizo a opção pesquisar não está funcionando, da erro, não sei se é só comigo, então realize a pesquisa no forum que tenho certeza que este assunto já foi discutido aqui.

Algumas obs quando se pretende distribuir aplicações feita em excel, e acredito que a primeira e principal tem a ver com a Versão que você fez e com a de quem ira utilizar, outras que sempre encontramos problemas de incompatibilidades seriam versão do windows, versão do excel (se 32 ou 64bits) e isto interfere direto nas bibliotecas, e consequentemente gerando problemas, alem do fato tambem que dependendo da segurança de usuário não conseguimos alterar o registro do windows ou instalar complementos e outros.

Existem rotinas para se verificar se determinada referencia está instalada e se não instala-la e Registrar, pois muitas não adianta somente copiar e não Registra-la.

De uma olhada nos links abaixo, e faça outras pesqisas que encontrara varios tópicos:

Adicionando referências dinamicamente no VBA
http://www.tomasvasquez.com.br/forum/vi ... nces#p6669

Suplemento VBA
http://www.tomasvasquez.com.br/forum/vi ... cia#p11204

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 19/11/2015 8:36 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

Bracinho,

Bom dia!

Segue um tutorial que ensina como adicionar, dinamicamente em tempo de design, as referências. Infelizmente, não me recordo da fonte.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 19/11/2015 8:45 am
(@bracinho)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

Pessoal,

Quanto o registro das OCX's tudo bem, creio que tenha conseguido atender a minha demanda.

Mas quais são as dicas que vocês me dariam referente a:

- Não permitir alterações de cenários e/ou códigos que alterem a lógica do programa;

- A abertura/execução de outro projeto durante a execução do meu projeto;

 
Postado : 19/11/2015 10:45 am
(@bracinho)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

Pessoal,

Quanto o registro das OCX's tudo bem, creio que tenha conseguido atender a minha demanda.

Mas quais são as dicas que vocês me dariam referente a:

- Não permitir alterações de cenários e/ou códigos que alterem a lógica do programa;

- A abertura/execução de outro projeto durante a execução do meu projeto;

Eu solicito isso, pois, enquanto o meu projeto esta em uso, o usuário não consegue abrir outra planilha/projeto. Ao tentar abrir uma outra planilha, o meu projeto é maximizado automaticamente.

 
Postado : 19/11/2015 11:31 am
selmo
(@selmo)
Posts: 236
Estimable Member
 

Brother, passei por inconvenientes parecidos com o seu, estou postando aqui a planilha de despesas pessoais que criei com alguns códigos que pode lhe interessar, mais qualquer coisa é só da um toque. No inicio da abertura já existe um código que faz exatamente isso, verifica se o tal OCX está ativo e presente. Dá uma olhada ae e depois diz se ajuda em algo.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

 
Postado : 19/11/2015 11:48 am
selmo
(@selmo)
Posts: 236
Estimable Member
 

Obs. Insira alguns registros para verificar o funcionamento da mesma, assim ficará mais facil descobrir como funciona.

Utilize os formulários especificos para entrar com os dados e o formulário principal (Dados) para alterar status de recebimento e afins. Espero que ajude

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

 
Postado : 19/11/2015 12:08 pm
(@bracinho)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

Chegando em casa eu vejo o seu exemplo, pois no computador do meu trabalho nao tem winra.

 
Postado : 19/11/2015 2:18 pm
(@bracinho)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

Obs. Insira alguns registros para verificar o funcionamento da mesma, assim ficará mais facil descobrir como funciona.

Utilize os formulários especificos para entrar com os dados e o formulário principal (Dados) para alterar status de recebimento e afins. Espero que ajude

Selmo, tem como vc compactar o seu exemplo através da ferramenta do Windows: Pasta compactada?

 
Postado : 20/11/2015 5:22 am
selmo
(@selmo)
Posts: 236
Estimable Member
 

Como pediu brother, em formato zip. Foi mals, acostumado com o Winrar.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

 
Postado : 20/11/2015 12:30 pm
(@bracinho)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

Selmo,

É exatamente isso que eu preciso, mas, infelizmente, ocorreu esse erro ao executar o seu exemplo. Vide abaixo:

O erro ocorre nessa linha:

Talvez esse erro ocorreu, pois executei o seu exemplo em um computador não particular (empresa).

 
Postado : 20/11/2015 12:55 pm
selmo
(@selmo)
Posts: 236
Estimable Member
 

Você precisa ativar o acesso ao VBA na central de confiabilidade do Excel


"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

 
Postado : 20/11/2015 1:23 pm
(@bracinho)
Posts: 69
Trusted Member
Topic starter
 

Selmo,

ok, mas, depois de realizar todas as permissões necessárias, surge essa mensagem:

 
Postado : 20/11/2015 8:20 pm
selmo
(@selmo)
Posts: 236
Estimable Member
 

É uma mensagem que programei para o caso de qualquer anormalidade. Tenta utilizar e verá que estará normal

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein

 
Postado : 21/11/2015 3:28 pm