Notifications
Clear all

Unir planilhas dentro de um mesmo arquivo com VBA

14 Posts
3 Usuários
0 Reactions
1,858 Visualizações
(@tostaj)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Olá meus amigos,

Gostaria que vcs me ajudassem, sou novo aqui e estou com um problema imenso. Eu preciso copiar dados de várias planilhas e colar em uma só mas falando assim parece fácil né, mas não é, eu sei que com VBA isso é possível e estou recorrendo a vcs que são experientes nesse assunto. vamos lá.

Tenho um arquivo onde ele tem 440 planilhas (em abas) de cabeçalhos iguais mas de nomes diferentes e algumas com algumas células mescladas (se for impecílio eu desmesclo) preciso passar esses dados das 440 planilhas para uma só.

Lembrando ao que me parece que o código tem que ser dentro de uma mestra para quando eu der o comando ele busca (copia) em cada aba (das 440) o que eu preciso e cole na mestra em sequência verticalmente.

Espero que me ajudem estou enviando a planilha a parte em amarelo é de onde eu quero que os dados sejam copiados e que quando me fornecerem o código, por favor me explique como inserir-lo pois não sou burro, mas tenho um pouco de dificuldade em VBA.

Obrigado e Aguardo.

---
observação da moderação:
Patropi: No título não use termos com "Urgente","Ajuda", "Help"; "Desafio",etc... Não digite todo o texto em letras maiúsculas, pois na Net é visto como grito.
Fernando: "• Upload - Devido a ultrapassagem da marca de 1,5Gb de armazenamento de arquivos na hospedagem do Planilhando, limitaremos o tamanho de cada arquivo para 2Mb sendo obrigatório o uso dos formatos .zip - .rar - .ice visto a gratuidade e não geração de recursos para bancar o site.". Baseado nesta regra do forum, eu editei o tópico para incluir o anexo dele mas dessa vez compactado, que caiu de 1M para 100KB.

 
Postado : 19/01/2015 11:13 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde!

Obs:NaoTestado!!!
Sub AleVBA_14197()
    Dim ws As Worksheet
     
    Application.ScreenUpdating = False
    Worksheets("MESTRA").Activate
     
    For Each ws In Worksheets
        If ws.Name <> "MESTRA" Then
            ws.Range("A6:AB26").Copy
            Worksheets("MESTRA").Cells(Rows.Count, 1).End(xlUp).Offset(1, 0).PasteSpecial (xlPasteValues)
        End If
    Next ws
    Application.ScreenUpdating = True
End Sub

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 19/01/2015 2:35 pm
(@tostaj)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Desculpa aí amigo é porque eu estou desesperado, mas vou testar e volto pra falar o que sucedeu.

 
Postado : 19/01/2015 6:01 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Tosta, pelo que li da sua necessidade e pelo que vi no código do AlexVBA, parece que o código dele atende.
Vc tb pediu para explicar como usar.... O Alex não explicou... Então lá vai:

- Faça uma cópia de segurança do seu arquivo, para caso algo dê errado, vc não perca nada.
- No Excel, garanta que a planilha Mestra esteja vazia e em branco
- Abra o VBE (Visual Basic Editor) com Alt+F11
- Tecle Ctrl+R para visualizar o explorador do projeto
- Clique direito no seu arquivo, Inserir / Módulo
- Cole o código do AlexVBA
- Com o cursor em qualquer linha do código (ou seja, entre o Sub e o End Sub), tecle F5

Pronto, o código vai rodar e os conteúdos das 500 planilhas estarão todos em uma. Nenhuma mudança ocorrerá nas planilhas originais.

Caso dê certo, clique na mãozinha para agradecer todas as respostas boas (a minha e a do Alex) mas clique no V'zinho verde da resposta do Alex, dando a ele o crédito pela resposta correta.

Valeu,

FF

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 19/01/2015 6:17 pm
(@tostaj)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Bom dia meus amigos não deu certo, :cry: eu não sei se é erro no código ou na parte de execução quando coloco o código e clico em executar não acontece nada até demora um pouco daí eu clico em depurar e o nome Sub AleVBA_14197() aparece preenchido em amarelo,não sei se isso tem haver. Bom eu queria saber se o nome das abas por ser diferente tem alguma coisa haver, se a quantidade de abas também, se eu coloco esse código é na mestra? executo esse código lá em macros, exibir macros, executar no canto direito do excel? e se o nome do arquivo total tem haver também.

Att

 
Postado : 20/01/2015 6:29 am
(@gtsalikis)
Posts: 2373
Noble Member
 

Bom dia meus amigos não deu certo, :cry: eu não sei se é erro no código ou na parte de execução quando coloco o código e clico em executar não acontece nada até demora um pouco daí eu clico em depurar e o nome Sub AleVBA_14197() aparece preenchido em amarelo,não sei se isso tem haver. Bom eu queria saber se o nome das abas por ser diferente tem alguma coisa haver, se a quantidade de abas também, se eu coloco esse código é na mestra? executo esse código lá em macros, exibir macros, executar no canto direito do excel? e se o nome do arquivo total tem haver também.

Att

Tentando ajudar um pouquinho:

Bom eu queria saber se o nome das abas por ser diferente tem alguma coisa haver, se a quantidade de abas também

O nome da planilha mestra deve ser MESTRA, o resto não importa.

A quantidade também não importa.

se eu coloco esse código é na mestra?

Coloque em um módulo, veja neste link como criar um módulo:

http://www.ambienteoffice.com.br/office ... os_em_vba/

executo esse código lá em macros, exibir macros, executar no canto direito do excel?

É uma possibilidade. Pode fazer assim sem problemas.

e se o nome do arquivo total tem haver também.

Não tem a ver, vc só precisa estar com ele aberto.

Certifique-se que a planilha MESTRA não está bloqueada. Sobre o erro, não testei o código (falta tempo agora), mas é bom sempre dizer qual erro apareceu na tela.

Logo mais alguém aparece pra dar uma olhada melhor, ou eu espero tem um tempinho pra ver.

Abs

Lembre-se de AGRADECER aos que te ajudaram, e de marcar o tópico como [Resolvido]
Gente que cuida de gente.

Gilmar

 
Postado : 20/01/2015 6:48 am
(@tostaj)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Aguardo...

 
Postado : 20/01/2015 7:28 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Bom dia!!

Eu percebi, que eu fui o único que postei o código que você está usando e o único que não recebi o click da mãozinha!!

Por favor click na mãozinha, depois print o erro e deposite junto com arquivo modelo!!!

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 20/01/2015 7:44 am
(@tostaj)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Amigo AlexVBA desculpa aí tinha esquecido, o erro eu não sei pois quando executo no editor não aparece nada daí depuro é o que aparece é como está no anexo, não teria como vc colocar esse código aí na planilha, simula uns dados em todas as linhas e colunas tudo certinho e vê se dá certo e me reenviar a planilha? pois sou leigo nesse assunto, ou o link dela no google drive https://drive.google.com/folderview?id=0B7xR7ea6ReM9cFdWeHo1d0dHenc&usp=sharing daí pode editar se quiser.

Abraço.

 
Postado : 20/01/2015 8:54 am
(@tostaj)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

:D

 
Postado : 20/01/2015 9:08 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde!!

Após habilitar as macros (caso sua instalação esteja configurado para desabilita-las), click no botão Executar, na guia MESTRA.

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 20/01/2015 9:48 am
(@tostaj)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Boa tarde!!

Após habilitar as macros (caso sua instalação esteja configurado para desabilita-las), click no botão Executar, na guia MESTRA.

Att

Bom meus amigos parece que a coisa agora andou nos trilhos. Obrigado a todos que empenharam e que moveram esforço para me ajudar.Obrigado mesmo estou agradecido e que Deus os ajude.

Att

 
Postado : 20/01/2015 12:57 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde!!

Eu fico feliz em ajudar, obrigado pelo retorno!!

Att

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 20/01/2015 1:17 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Era só vc ter teclado F5...

a existência do códig0o não garante a execução dele.

Mesmo assim, agora, por favor, clique na resposta que resolveu seu problema, tem um check mark, um v'zinho verde, clica lá para encerrar o tópico por favor...

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 20/01/2015 1:55 pm