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Resumir planilha em outra, atendendo 2 critérios

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(@mangaba)
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Eminent Member
Topic starter
 

Tenho duas planilhas no mesmo arquivo. Uma planilha (DOCENTES) é extensa e tem várias colunas. Na planilha 2 (COMPULSÓRIA) eu tenho uma versão resumida da planilha 1, com apenas 3 colunas. Nessa planilha 2, devem constar apenas professores de determinada titulação (digamos, Titulares). Inicialmente eu queria apenas que, sempre que eu atualize a planilha 1, que a planilha 2 fosse automaticamente atualizada. Consegui realizar isso com a fórmula SE e E usadas conjuntamente. No entanto, agora ficam espaços em branco na minha planilha 2, exatamente devido à forma como eu montei a fórmula. Solicito ajuda pois não estou conseguindo fazer a planilha da maneira desejada.

Outra demanda que tenho é que eu gostaria que essa segunda planilha já organizasse automaticamente por ordem de nascimento. Não sei se é possível fazer ambas as coisas.

Anexei o arquivo porque fica mais fácil de entender. Na segunda planilha fiz um quadro amarelo explicando mais facilmente o que quero.

OBS: Pensei em fazer por tabela dinâmica mas saiu ainda pior… De qualquer maneira, se alguém tiver uma solução mais fácil pra mim, seja por qualquer meio que for, aceito sugestões.
OBS2: A primeira tabela original é BEM mais extensa que essa. Dei uma simplificada só para ficar mais fácil de entender no arquivo.

 
Postado : 12/07/2016 9:20 am
Issamu
(@issamu)
Posts: 605
Honorable Member
 

Olá Mangaba!
Veja no arquivo uma proposta.
Eu utilizei uma coluna de apoio na planilha base para trazer a data de nascimento conforme o critério desejado (Prof. ... ) e outra coluna para criar um ranking sem repetição. Na planilha do resultado desejado eu utilizei funções ÍNDICE + CORRESP para trazer os valores desejados já na ordem pedida!
Abs!

Rafael Issamu F. Kamimura
Moderador Oficial Microsoft Community - MCC (Contribuidor do Microsoft Community)
http://zip.net/bjrt0X - http://zip.net/bhrvbR
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Postado : 12/07/2016 10:51 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

Mangaba,

Boa tarde!

Fiz o que você pediu através de código VBA. Para fazer o que você quer, basta cluicar no botão COPIAR DADOS criado na aba DOCENTES que todos os professores que tiverem na coluna J a inscrição "Prof. Titular", serão copiados para a aba COMPULSÓRIA e ordenados por data de nascimento.

Detalhe: Fiz de uma maneira que independe da quantidade de professores que você tenha cadastrado na aba DOCENTES. O código sempre pegará até a última linha com dados pela coluna A da aba DOCENTES.

Veja se assim lhe atende.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 12/07/2016 11:08 am