Opa, Fernando,
Eu tenho de início umas coisas em mente, não sei se é possivel fazer isso nas versões, ja existentes, mas, vou começando uma lista.
- Aprimoramentos na formatação condicional, da seguinte forma:
- Colocar prioridade de formatação (ãs vezes dá vontade de inserir 2 critérios e eles se chocam);
- Se possivel, igualar a quantidade de formatações condicionais com o uso da função SE;
- Editor avançado de funções com indentação (às vezes vc faz aquela fórmula gigante, e por alguma razão precisa alterar, ai vem o galho pra se localizar dentro da fórmula através da barra de funções do excel. Se fosse possível abrir essa fórmula numa janela para deixá-la indentada e com comentários igual no VBA, facilitaria muito);
- Melhorar a integração Excel-Word. o Word permite inserir uma planilha Excel, mas se o excel permitisse ter um uso mais próximo da edição de texto do Word seria legal, pois varias vezes eu queria fazer algo em excel, mas colocar imagens, ou cabeçalho e coisas do gênero não ficava tão bom, ai vo eu abrir o word, fazer tudo e importar a planilha pra lá.
- Regras de tabulação para células. (O velho recurso do Access). Você faz uma planilha, bloqueia os campos com f'órmular pra não dar zica, e ai o cara que vai usar não sabe pra onde ir. Se fosse possível colocar as células em ordem, teclou "enter" ou "tab", vai para a próxima, seria muito útil.
- Se possível, criar uma Procv e proch com mais de 1 critério. Quantas vezes já precisamos disso e fizemos umas "gambiarras"?
- Planilha inteligente - modo auto completar. Ou seja, vc faz uma planilha, coloca as fórmulas, ai arrasta pra 1000 linhas, que vc nunca vai usar, mas mesmo assim faz isso porque nao sabe quantas ao certo precisa. E l'a se vai consumo de espaco e processador. Se a planilha pudesse ser configurada do tipo, " se inserir dados na nova coluna, copiar automaticamente as f'ormulas" seria 'otimo.
- Configura'cao de abas estilo banco de dados (igual o Access). Quantas vezes queremos gerar algo, por exemplo, um controle de estoque, com data de entrada e saída de produtos, Imagina se eu quisesse calcular o custo médio dos produtos em estoque. Seria um trabalhão, mas, se eu pudesse configurar as abas, uma para entrada de dados, que seriam lançados na outra, configurada como banco de dados (o que ocorre no Access), creio que seria muuito útil.
Por hora é isso, se lembrar de algo mais, volto aqui.
Lembre-se de AGRADECER aos que te ajudaram, e de marcar o tópico como [Resolvido]
Gente que cuida de gente.
Gilmar
Postado : 13/05/2013 8:59 pm