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SUGESTÕES PARA UM NOVO OFFICE

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(@fernandofernandes)
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Galera,
Tenho um contato importante na MS e me pediu sugestoes de novos recursos que desejariamos ver na próxima versão do Office.

Queria saber de vocês, "planilhantes", o que o usuário de Excel de todos os níveis mais sente falta e gostaria de ver?
Vou filtrar as respostas e enviar para o contato na MS, e quem sabe um dia teremos estas novas funcionalidades.

Antes que perguntem, isso não é relacionado ao Office 15 2013 ou sua versão web Office 365. É futuro.

Valeu.

 
Postado : 13/05/2013 11:13 am
(@fernandofernandes)
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Illustrious Member
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Opa... Graaaaande Fernando.

Não acompanhei direito as novas versões do Office. A última versão que uso é a 2007 (por causa do trabalho), mas as vezes pode ser que já tenha implementado algumas das coisas que vou falar, mas serve como sugestão também.

• Número por extenso (não que sinto falta (tanto que fiz um projeto para isso) mas se tiver já como função do Excel seria bacana);
• A formatação da "Formatação condicional" obter toda a formatação da formatação de célula (Ctrl + F1);
• Estilo Personalizado no "Alerta de erro" na Validação de dados;
• Acrescentar a condicional para o subtotal (tipo um subtotalses() pra não depender de gambiarras );
• Acrescentar a parte inferior e a parte da direita nos títulos de impressão

Bom, de início é mais ou menos isso dentre tantas sugestões... mas vamos ver o restante do pessoal...

Qualquer coisa da o grito.
Abraço

 
Postado : 13/05/2013 12:01 pm
(@gtsalikis)
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Opa, Fernando,

Eu tenho de início umas coisas em mente, não sei se é possivel fazer isso nas versões, ja existentes, mas, vou começando uma lista.

- Aprimoramentos na formatação condicional, da seguinte forma:
- Colocar prioridade de formatação (ãs vezes dá vontade de inserir 2 critérios e eles se chocam);
- Se possivel, igualar a quantidade de formatações condicionais com o uso da função SE;

- Editor avançado de funções com indentação (às vezes vc faz aquela fórmula gigante, e por alguma razão precisa alterar, ai vem o galho pra se localizar dentro da fórmula através da barra de funções do excel. Se fosse possível abrir essa fórmula numa janela para deixá-la indentada e com comentários igual no VBA, facilitaria muito);

- Melhorar a integração Excel-Word. o Word permite inserir uma planilha Excel, mas se o excel permitisse ter um uso mais próximo da edição de texto do Word seria legal, pois varias vezes eu queria fazer algo em excel, mas colocar imagens, ou cabeçalho e coisas do gênero não ficava tão bom, ai vo eu abrir o word, fazer tudo e importar a planilha pra lá.

- Regras de tabulação para células. (O velho recurso do Access). Você faz uma planilha, bloqueia os campos com f'órmular pra não dar zica, e ai o cara que vai usar não sabe pra onde ir. Se fosse possível colocar as células em ordem, teclou "enter" ou "tab", vai para a próxima, seria muito útil.

- Se possível, criar uma Procv e proch com mais de 1 critério. Quantas vezes já precisamos disso e fizemos umas "gambiarras"?

- Planilha inteligente - modo auto completar. Ou seja, vc faz uma planilha, coloca as fórmulas, ai arrasta pra 1000 linhas, que vc nunca vai usar, mas mesmo assim faz isso porque nao sabe quantas ao certo precisa. E l'a se vai consumo de espaco e processador. Se a planilha pudesse ser configurada do tipo, " se inserir dados na nova coluna, copiar automaticamente as f'ormulas" seria 'otimo.

- Configura'cao de abas estilo banco de dados (igual o Access). Quantas vezes queremos gerar algo, por exemplo, um controle de estoque, com data de entrada e saída de produtos, Imagina se eu quisesse calcular o custo médio dos produtos em estoque. Seria um trabalhão, mas, se eu pudesse configurar as abas, uma para entrada de dados, que seriam lançados na outra, configurada como banco de dados (o que ocorre no Access), creio que seria muuito útil.

Por hora é isso, se lembrar de algo mais, volto aqui.

 
Postado : 13/05/2013 8:59 pm
(@fernandofernandes)
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Olá, também tenho uma sugestão:

Uma maior interação "visual" entre os aplicativos Office.
- Formatação Condicional do Excel: 'Barra de Dados', 'Escala de Cor' não são coladas no Word e nem Outlook, nestes casos só são colados os Dados da planilha o visual da formatação não é levado.

At;

 
Postado : 21/05/2013 1:55 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
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Como utilizo mais o VBA, deveriam dar uma olhada nesta parte tambem:

Com Um layout mais aprimorado;

Transformar as Referências dependentes das Bibliotecas DLLs, OCX do windows como proprias sem depender de versão das mesmas, tipo os ADDIN assim teriámos uma maior compatibilidade;
Uma Coleção de API's ou até mesmo transformar algumas ações que se consegue somente com as APIs em modelos do proprio aplicativo como macros a se escolher e configurável.

Na barra de ferramentas do excel temos por exemplo Graficos que te ajudam a cria-los apsso a passo e com diversos tipos, dentre outros recursos, ee voltando a questão do VBA, poderiámos ter um Menu com Dicas, Sugestões de Modelos prontos, editaveis e configuráveis de UserForms.

Se lembrar mais algo acrescento.

[]s

 
Postado : 22/05/2013 5:33 am
(@dimorais)
Posts: 431
Honorable Member
 

Meu caro Fernando.Fernandes, como usuário vou sugerir: Na formatação condicional a célula aceitar a condição de piscar ou não. E tem mais...depois continuo.

 
Postado : 22/05/2013 3:00 pm
(@gtsalikis)
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Fernando, lembrei de uma coisa:

Trabalhar na pasta de trabalho com "planilhas gêmeas".

O que isso significa? (não achei um termo melhor, deixo pra MS, heheh)

As vezes você faz algo dividido em abas (planilhas), como, por exemplo, a minha planilha de banco de horas. Como o banco de horas tem fechamento anual, e conferência mensal para controle de horas, eu fiz 12 planilhas, uma para cada mês (óbvio). Todas são idênticas, mesma formatação, mesma fórmula etc. Só o que muda são as datas e o saldo do banco de horas.

Agora vem o problema. Se eu quiser alterar algo, uma função, ou uma formatação, incluir uma nova regra etc. lá vem o sacrifício:
-desbloquear cada uma das planilhas;
- alterar o que for preciso, uma a uma;
- bloquear novamente.

Ou eu tenho que excluir tudo, refazer uma das abas e ficar copiando e ajustando os meses.

Ou teria q programar um código pra fazer isso.

Esse é um exemplo, seria muito melhor se eu pudesse dizer ao excel "essas 12 planilhas são iguais, o que eu alterar em uma, altere em todas).

 
Postado : 23/05/2013 5:43 am
(@fernandofernandes)
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Usando o teclado, segurando Shift (para sequencia) ou Ctrl (para individuais) vc conseguirá selecionar muitas planilhas ao mesmo tempo.
Experimente digitar algum na célula A1 da planilha ativa (enquanto há outras selecionadas ao mesmo tempo).

Agora verifique as planilhas q estavam selecionadas ;-)

ou seja, já tem isso...

a sugestão que vou levar adiante neste caso é de poder proteger e desproteger planlihas em lote, com a mesma senha... aí sim ! essa é boa sugestão ! :)

 
Postado : 23/05/2013 5:54 am
(@pedro)
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Boa noite!

Não sei se é tempo hábil ainda, mas seguem duas sugestões:

01) Também tenho algumas dificuldades na integração entre Excel x Word, tanto em layout, porque é pouquíssimo prático mexer no layout de uma tabela colada do Excel. E, em relação à alterações, se o Word suportasse as fórmulas do Excel seria uma mão na roda. (As vezes preciso corrigir um dado, daí tem que corrigir lá no excel e colar de novo, porque ela não traz os vínculos nem as fórmulas).

02) (Não se já existe) Uma fórmula "quando", "quando o resultado de uma célula qualquer ou de uma sub-fórmula for "x", atribui condição", e uma fórmula "repetir até "insere uma condição", seria para situações onde precisamos repetir uma formula durante um determinado período e de certo ponto em diante trocar de fórmula (seria bom se pudéssemos combinar várias delas, como fazemos com "se" "e" "ou")...

Caso minhas sugestões já existam, agradeço desde já que me expliquem como fazer. ^^

Obrigado.

 
Postado : 04/06/2013 6:11 pm
(@gtsalikis)
Posts: 2373
Noble Member
 

01) Também tenho algumas dificuldades na integração entre Excel x Word, tanto em layout, porque é pouquíssimo prático mexer no layout de uma tabela colada do Excel. E, em relação à alterações, se o Word suportasse as fórmulas do Excel seria uma mão na roda. (As vezes preciso corrigir um dado, daí tem que corrigir lá no excel e colar de novo, porque ela não traz os vínculos nem as fórmulas).

Em vez de copiar e colar, vc pode inserir uma planilha Excel no Word. Assim, se precisar editar, basta dar 2 cliques o Word puxa o Excel para fazer o trabalho, permitindo assim qe vc utilize todos os recursos e funções.

 
Postado : 04/06/2013 9:53 pm
(@pedro)
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Obrigado gtsalikis, eu nunca havia prestado atenção nesta opção.

 
Postado : 05/06/2013 10:58 am