Notifications
Clear all

Excel como Banco de Dados do Access

6 Posts
3 Usuários
0 Reactions
2,251 Visualizações
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Fala pessoal, blz?!
Estou desenvolvendo um projeto para a escola que coordeno que envolve várias planilhas.
A ideia basicamente é: tenho uma agenda de alunos, nessa agenda tem os nomes do professores, o status se a aula foi dada ou não... em outro arquivo tenho a ficha desses alunos, controle de pagamento e por ai vai. Daria pra eu fazer td tranquilamente com o ACCESS, mas o meu problema é que preciso que ele calcule algumas coisas (por ex, se o prof deu aula ela usa um Cont.Se para fazer a soma do pagamento, e por ai vai). Até onde sei, não sei fazer cálculos em Access, então vai tudo pro excel... rsrs
Mas, pagamentos não é algo mto legal de deixar assim exposto pra qq um... Então me ocorreu o seguinte:
Eu consigo abrir o Access, criar as tabelas, formulários, relatórios, tudo bonitinho, só que ao preencher os dados NELE, na verdade esses dados são importados/imputados em uma planilha do excel?
A ideia é usar o Excel como um banco de dados, onde tem as informações que preciso, e o Access só pra exibição e preenchimento de dados... as diferentes planilhas posso trabalhar com relacionamento e cruzar informações, dentro do access... montar um sisteminha msm.

Tem como? Alguém tem algum modelo? Alguma luz?
Obrigado

 
Postado : 08/11/2012 3:56 pm
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 4063
Famed Member
 

bhleal,

Bom dia!

Perfeitamente possível sua idéia.

Você deverá fazer uma conxeão, via ADO, entre o Excel e o Access. Veja esse pequeno exemplo que fiz, onde pego dados de duas tabelas do Access.

 
Postado : 09/11/2012 9:48 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Para utilizar uma planilha excel de apoio ou base para o access, dentro do banco access, vá em obter dados externos e vincular tabelas, lá selecione tipo excel e a sua planilha.
A mesma ficará como uma tabela de seu banco, e pode ser feita pesquisas/manutençoes.

 
Postado : 09/11/2012 11:03 am
(@hronconi)
Posts: 314
Reputable Member
 

Bhleal,

Realmente é possível, mas não recomendo. Já que está trabalhando no Access como banco de dados, para fazer os cálculos nele mesmo não é tão difícil assim e você vai ganhar em segurança e performance. Se fosse o contrário até diria que é mais vantajoso. Ou seja usando o Access como Banco de Dados ter planilhas em excel que acessem as informações e apresentem em determinado formato.

Veja, esta é minha opinião pessoal, fique a vontade para seguir seus próprios conceitos.

Abraço,

Henrique Ronconi

 
Postado : 09/11/2012 12:19 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Wagner, o arquivo deu erro ao abrir... pediu pra depurar =S

Reinaldo, fiz o teste aqui. Ele importou a planilha inteira. Fiz o teste de cadastrar uma nova pessoa, ele cadastra normalmente, porém, essa nova pessoa NÃO é adicionada no arquivo do excel... pergunta: Assim que importo a planilha, as fórmulas são importadas também?

Henrique, pra mim o ideal seria fazer td em Access msm, mas o problema que esbarrei é q não sei como trabalhar com fórmulas nele. Por exemplo: Na planilha de cadastro eu tenho o nome de clientes.Ai tenho a planilha de vendedores. Nessa planilha de vendedores ele cruza com os clientes e ve se houve venda, se sim, ele gera comissão. Consegui fazer td isso sem problemas nenhum com os vínculos do Excel. Pra mim, ta funcionando maravilha. O grande problema é q uma pessoa q não tenha o básico d excel não vai saber mecher... não vai saber atualizar os vínculos, ter q ficar abrindo td hora um arquivo diferente, etc... Então pensei em "concatenar" todas essa planilhas no Access, só pra gerar um formulário e fazer td d forma muito mais intuitiva... rs
De forma simples, são pastas com algumas planilhas dentro:
- Cadastro;
- Agenda;
- Financeiro;
No cadastro tenho o nome das pessoas, na agenda cruzo o dia da semana com o nome do cliente com o vendedor (aqui tem o primeiro vinculo, ele puxa o nome dos cliente do Cadastro); e com essas informações eu gero o financeiro (que está vinculado as outras duas anteriores).
Se dentro do access desse pra usar formulas igual ao excel, ou melhor, se eu conseguisse fazer um formulário amigável no excel pra usar TODOS os arquivos dentro dum só, maravilha.
Muito obrigado pela dica.

 
Postado : 09/11/2012 6:15 pm
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 4063
Famed Member
 

Bhleal,

Boa Noite!

Provavelmente o erro que ocorreu quando você abriu o arquivo deve ter sido em razão de que você precisa definir a dll que faz a conexão ADO com o Access.

Quando você abrir o arquivo Excel e ele apresentar o depurador, você clicar no botão Depurar e quando ele parar numa linha amarela do código, pode interromper a execução do código.

Depois de interrompido, você vai até o menu ferramentas/referências e procura a referência Microsoft ActveX Data Objects 2.6 Library e marca a caixa de seleção existente.Feche dando OK. Salve tudo, feche o arquivo Excel e abra-o novamente.

 
Postado : 09/11/2012 6:26 pm