mylton,
Eu faria o seguinte (aliás, como é a recomendação padrão para criação de Bancos de Dados):
1 - Criaria, em cada uma das abas, um cadastro único. Isso quer dizer que cada paciente só deverá ter um único ID e esse ID deverá identificar todos os dados desse paciente em todas as abas.
2 - Digamos que você tem a primeira aba que se chama Dados_Pessoais, a segunda que se chama Tipos_de_Doença, a terceira que se chama Braço, a quarta que se chama Perna e assim por diante.
3 - Na primeira aba você teria (mais ou menos) as seguintes colunas: ID Paciente, Nome Paciente, Endereço, Telefone, Celular, Tipo Sanguíneo, Altura, Peso, etc
4 - Na segunda aba você teria ID Doença, Nome Doença, Data Início, Medicamento Indicado, Data da Cura, ID Paciente (note que é o mesmo nome da primeira aba), etc...
5 - Na terceira aba você teria Cor da pele, ID Doença (mesmo da segunda aba), Data Início, Data do Engessamento, Tipo de Fratura, ID Paciente (mesmo da primeira aba)
6 - E assim pelas demais abas... observando que sempre você deverá ter chaves primárias e estrangeiras, se quiser fazer relacionamentos entre suas diversas abas de modo a facilitar as futuras consultas que terá que fazer depois. Uma chave primária é aquela que identificará o paciente, por exemplo, em todas as abas. Uma chave estrangeira é uma chave primária de uma aba que é inserida em uma outra aba que já tem sua própria chave primária. Ou seja, na aba dela própria, ela é primária mas nas outra aba ela é estrangeira. Por exemplo: Na terceira aba, a chave ID Doença é uma chave estrangeira pois ela é a chave primária da segunda aba. Isso quer dizer que ao confeccionar a terceira aba, você não precisaria colocar nenhuma coluna que contivesse a descrição ou nome da doença. Basta colocar os mesmos ID' das doenças já cadastradas na segunda aba. Assim, quando fosse fazer uma consulta (e mostrar os resultados obviamente), bastaria fazer referência ao código ID Doença e mostra apenas O Nome Doença relacionado com esse ID Doença.
Bom... mas tudo isso é apenas para lhe explicar que se uma determinada aba (ou parte do corpo) não tiver informação nenhuma ou poucas informações sobre um determinado paciente, isso não quer dizer nada. Na consulta, ou você mostra todos os campos (que no caso vão existir campos vazios) ou mostra apenas os campos que quer mostrar (vazios ou não). Isso depende do que o que você pretende consultar e mostrar.
Não sei até onde vai seu conhecimento em ciração de bancos de dados (em gereciadores de bancos de dados ou em planilhas mesmo) e em programação. Todavia, caso não conheça bem, aconselho a você a pegar uma apostila na net bem básica sobre armazenamento de dados, disposição dos mesmos, relacionamento entre tabelas (ou abas), comandos da linguagem SQL, etc, etc, etc.
Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)
Atenciosamente
Wagner Morel
Postado : 09/05/2013 3:07 pm