Galera tenho um super missão para os Geeks do Excel + Vba.
Em anexo tenho uma planilha usada para dimensionar a qnt de pessoas para bater a meta de NS ( Nível de serviço) em um determinado dia.( ..por faixa de horário)
Bom.... existem alguma premissas:
O NS tem que ser >= 80%, na média do DIA. ( isso quer dizer que, em determinados periodos o NS pode ficar abaixo de 80% porém no final do dia deve ficar em 80%. Porém em nenhum periodo o NS pode zerar. ( NS é a qnt de cliente que aguardam para ser atendidos ex: 80/20 = 80% dos cliente devem ser atendidos em 20 seg). Nesse caso o NS projetado está na célula Q5.
Quanto maior o NS, mais pessoas vou precisar para atender. Então, a meta é ficar com a menor quantidade de pessoas para atingir 80%. ( Para o cliente quanto menos agentes melhor, menor o custo operacional)
A linha verde mostra a qnt de pessoas que vão entrar ( inicio do turno ) e essa que devera ser modificada para atingir a meta.
bom...acho que vão surgir mais dúvidas conforme o tempo é meio complexo essa parte do planejamento de call center.
No anexo basicamente será necessário apenas modificar a linha em Verde, pois o restante são formulas, inclusive será necessário adicionar as suplemento o TurboTab.XLA ( Existem formulas voltadas para isso nesse suplemento.
Bom galera, essa automatização não existe Hoje, pelo menos de forma precisa. Existem algumas planilhas que fazem isso porém colocam uma quantidade absurda de agentes.
Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel
Postado : 29/08/2011 12:02 pm