@propaganda
Amigo, se quiser que o sistema faça automaticamente, precisará de VBA, não tem jeito. E, se vai ter VBA, sugiro já fazer um formulário para entrar os dados, ao invés de alimentar direto na planilha.
Eu faria o seguinte:
1- Coloque um botão "Cadastro" na tela inicial.
2- Botão Cadastro abre um Formulário de cadastro com todos os campos (textbox e combobox) que vc tem na aba cadastro (De nome completo até data primeiro pagamento).
3- Abas Cadastro e Edição são desnecessárias.
4- Você precisa de uma Aba "Banco de dados". Essa aba, que ficará oculta ao usuário, terá forma de tabela simples, você terá todos os dados em linhas e colunas. Ex:
A B C etc
1 Nome Completo Nacionalidade Estado Civil
2 Cliente 1 Brasileiro Casado
3 Cliente 2 Argentino Solteiro
4 Cliente 3 Brasileira Viúva
etc
5- No formulário de cadastro, você colocará os seguintes botões:
"Novo Cadastro"
"Editar Cadastro" (permite você pesquisar e escolher um cliente, e puxar os dados da aba banco de dados)
"Excluir Cadastro"
"Gravar Alterações" (Se é novo cadastro, faz uma nova linha na tabela em "Banco de dados". Se você está editando o Cliente 2 e mudar o estado civil para "divorciado", por exemplo, altera os dados na linha 3, a coluna C muda para divorciado.
"Voltar à Tela Inicial"
Veja no anexo um formulário bem simples (na imagem, ele abriu uma caixa de listagem para eu pesquisar as unidades para editar), que faz exatamente o que você quer fazer.
Veja se consegue montar o sistema dessa maneira. Depois posso fazer rapidamente os códigos para gravar, editar, limpar, excluir, etc.
Abraço
Postado : 07/06/2021 12:02 pm