Notifications
Clear all

Localizar ou criar novo

58 Posts
2 Usuários
0 Reactions
6,736 Visualizações
(@macsof)
Posts: 48
Eminent Member
Topic starter
 

Bom dia, pessoal.
Tenho 365 ficheiros, com 12 planilhas todas iguais, guardado com o nome do dia a que se referem(ex: 1.xlsm).
Tenho um outro ficheiro, chamado compras.xlsm, com 3 planilhas (2015,2016,2017( que vai buscar os dados aos ficheiros anteriores (1.xlsm, 2.xlsm, etc.) É uma espécie de base de dados criada por mim, não sabendo trabalhar com acess.
O que pretendo é criar, em cada um dos ficheiros de nome 1.xlsm, 2.xlsm, etc, e em todas as suas planilhas, uma pesquisa. Quando estou preenchendo, por exemplo, a planilha 1 de 1.xlsm, no campo "nome", gostaria que ele "varresse" as 3 planilhas de "compras.xlsm" à procura daquele nome. Caso existisse, os campos nome (C3), tipo de documento (A4), nº do documento(D4), Validade (M4), Data de Nascimento(W4), Contribuinte Nº(AH4), Morada(D5), Código Postal 1(AF5), Código Postal 2(AJ5), Localidade(E6), Telefone(W6) e e-mail(AD6) seriam preenchidos automaticamente com os dados lá disponíveis. Como é provável que o nome esteja em vários locais de compras.xlsm, seria importante selecionar o último registo, porque seria o que tem o campo Validade mais actualizado.
Os nomes das células que coloquei pertencem, obviamente, aos ficheiros 1.xlsm, 2.xlsm, etc, do qual vou postar aqui um.

Os campos correspondentes no ficheiro "compras.xlsm" (não posso postar aqui porque tem 80MB) são:
nome F, tipo de documento G, nº do documento H, Validade I, Data de Nascimento J, Contribuinte Nº K, Morada L, Código Postal 1 M, Código Postal 2 N, Localidade O, Telefone P e e-mail Q.

Detalhes:
Caso o nome não constasse, deveria permitir que os dados fossem preenchidos directamente na planilha (1.xlsm, etc.). A planilha compras.xlsm é só mesmo para ir buscar informações.
Deveria, quando fosse preenchido o campo M4, detectar se o documento perdeu a validade, avisar e permitir a actualização.
Este campo de pesquisa deverá estar fora da área de impressão, que vai de A1 a Ak58, ou caso fique dentro da área de impressão, que desapareça após cumprir os seus objectivos.

Onde eu escrevi "campos", entendam obviamente células.

Desculpem o abuso

 
Postado : 19/12/2015 6:06 am
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Amigo a planilha cadastro de clientes esta com senha. Quero ajudar mas cada vez que precisar mexer em uma folha esta tiver protegida so vamos terminar em 2017

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 23/12/2015 9:44 am
(@macsof)
Posts: 48
Eminent Member
Topic starter
 

Olá, boa noite

Desculpe o atraso na resposta, mas é Natal e ando fazendo muitos quilómetros.

Esqueça.
Peço-lhe o favor, se puder e for possível, que faça, no compras_teste novo que reenvio, o seguinte:
Pesquisa por nome e nº de documento (célula D4 no modelo);
Além de salvar em PDF, que salve para a base de dados que se chama "Base", no "compras_teste novo", os dados que coloquei a amarelo, e que correspondem +- ao que já estava previsto ser armazenado nessa base de dados;
Que seja possível, após enviar os dados para a tal base de dados, os dados preenchidos nas células não protegidas do modelo sejam limpos, de forma a poder preencher nova folha.

O resto eu irei fazendo devagarinho, dentro dos meus conhecimentos, indo buscar os dados a essa folha.

Agradeço desde já muito o que já fez até agora
Armando Machado

 
Postado : 24/12/2015 6:16 pm
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Antes do seu ultimo envio ja havia desenvolvido ate esse ponto.

Removi as senhas necessarias (esta sem proteção), caso precise realmente proteger avise que colocamos a proteção por codigo.

Ainda nao fiz a limpeza da folha modelo e fiz uma pequena alteraçao na mesma se for possivel deixar da forma que modifiquei vai facilitar muito seu trabalho.

O cadastro do cliente devera ser feito atraves da folha cadastro de cliente, para esse novo modelo.

Para iniciar o preenchimento digite o NIF de seu cliente em D2 e o todos os dados de seu cliente sera preenchido automaticamente.

Como este é um numero que vc precisa informar a Policia Judiciaria, acredito que vc não possa realizar a compra sem esse numero, entao acredito que isso é o ponto inicial de nosso preenchimento.

Verifique e caso seja necessario ou o NIF nao possa ser usado para o proposito que sugeri, podemos tirar a informação da venda.

Importante: Eu chamei o ficheiro de Projeto Final na intençao de centralizar todas as folhas neste ficheiro.

Lembre se de ajustar os campos #REF

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 24/12/2015 11:11 pm
(@macsof)
Posts: 48
Eminent Member
Topic starter
 

Bom dia,

Feliz Natal.

Obrigado por tudo o que fez.
A proteção é absolutamente necessária, porque tenho uma funcionária que me substitui ao fim de semana e de computador só percebe de facebook, fazendo muitas asneiras no preenchimento dos ficheiros. Por isso eu também tinha ficheiros separados, e um menu, estando a pensar criar password para determinados acessos. Mas penso que consigo fazer na mesma o acesso através do menu e há uma forma de esconder as planilhas que estão no rodapé, já vi na net como se faz.
Para fazer a proteção por código precisa saber quais as células a proteger ou já sabe?
Fica com o NIF.

Muito obrigado

 
Postado : 25/12/2015 6:27 am
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Quais as folhas precisam de proteção?

Ainda estar a faltar algumas coisas no ficheiro, porem vou aguardar suas considerações para dar continuidade.

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 25/12/2015 12:28 pm
(@macsof)
Posts: 48
Eminent Member
Topic starter
 

Bom dia,

Devolvo o ficheiro com as correcções efectuadas.
A única planilha que necessita protecção é precisamente a das vendas (pode renomear para "compras"?)
Detectei que a macro "ajuste" não está dando o tamanho correcto. Presumo que terá a ver com o facto de a opção "manter relação altura/largura" estar ativada. Já tentei desativar, não sei como, porque ele desativa para uma imagem seleccionada, mas ativa para a seguinte.

Obrigado

 
Postado : 26/12/2015 5:20 am
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Boa tarde, segue um novo ficheiro com algumas das alterações.

São estas:

Senha de proteção para a folha Compras (antiga modelo/vendas).
Altere a senha no projeto vba onde esta Senha = "" coloque uma senha que seja de seu agrado, dentro das aspas
Remova a aspa simples das linhas ' Wcomp.Unprotect Password = Senha e ' Wcomp.Protect Password = Senha

A primeira instrução desprotege a planilha e a segunda protege.

Assim a folha permanecera protegida sempre que o codigo for executado.

Adcionei o comando de limpeza de dados que limpa a folha compras para uma nova compra futura.Caso esteja limpando dados indevidos ajustamos.

E por ultimo adicionei a folha consulta nesta vc digita o NIF DO CLIENTE e ela apresenta todas as compras realizadas por ele.

Importante :

Ajustes que deveram ser feitos antes do uso

Inserir uma senha na variavel senha dentro do codigo onde esta Senha = "" faça assim Senha = "Sua Senha"
Ajustar alguma formula que nao é de meu conhecimento na folha compras
Remover a aspa simples das duas linhas de codigo de proteção.

Os relatorios que vc disse sobre volume de vendas por semana/mes/ano podem ser obtidos da folha registro com uma tabela dinamica (nao sei o nome em portugual) esta em inserir tabela dinamica a esquerda do menu do excel.

Em caso de duvidas pergunte.

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 26/12/2015 9:38 am
(@macsof)
Posts: 48
Eminent Member
Topic starter
 

Bom dia,

Coloquei a password, pode ver no código.
Corrigi um problema, a fórmula de AI9 a AI20 tinha desaparecido, já está.
O campo para colocar e-mail(AD7) está protegido, pode desproteger?
A célula A5 tem que voltar a ter aquela lista (de validação de dados) com o tipo de documento, é obrigatório - C.C., B.I., Passaporte, etc.)
Não consigo, após colocar a senha, mexer nas fotos nem colocar novas.
Ao guardar, não limpa dados nenhuns excepto o campo de pesquisa NIF.
Ao introduzir um NIF que já está em registro, não vai buscar nem limpa.
Quando estiver pronto, posso limpar os dados de registro e cadastro (limpar conteudo)?

Deve ter sido algum erro meu.

Obrigado

 
Postado : 27/12/2015 5:14 am
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Vamos as duvidas.

Da forma que deixei vc so vai digitar o numero do NIF do cliente os demais dados, nome, morada, documentos, ate o campo email estao bloqueados e devem permanecer assim, justamente para nao haver erros de apagarem as formulas, pois sao preenchidos automaticamente, com base na folha cadastro de clientes

Mande a folha de cotação diaria para que possa ser inserida no projeto final assim as formulas seram menores, e com menos chances de erros.

Fiz os ajustes que acredito sera possivel ajustar as imagens.

Faça os testes...

Caso queira trocar o nome do ficheiro de projeto final para outro avise.

Aguardo o envio da folha cotação diaria para junta-la no projeto final, nao e necessario os valores serem reais o que interessa é o formato.

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 27/12/2015 9:03 am
(@macsof)
Posts: 48
Eminent Member
Topic starter
 

Ok, entendi.
Aqui vai o ficheiro.
Pode alterar o nome para Ourinvest OVAR?

Se eu mais tarde pretender fazer uma alteração nas fórmulas, ou na estrutura, tenho que ir ao código, remover a password e colocaras aspas onde estavam anteriormente?

Obrigado

 
Postado : 28/12/2015 4:11 am
(@macsof)
Posts: 48
Eminent Member
Topic starter
 

Mais um pedido.
Nós começamos o nosso trabalho preenchendo os campos com a identificação das peças, peso, etc., (L9, N9, Z9, AM9 e AR11), na folha "compras", de forma a propormos ao cliente o preço.
Só após esse acordo preenchemos o cadastro, e caso não haja acordo, não salvamos e limpamos esses dados.

Isso significa começar a trabalhar em "compras" e, caso haja acordo, ir para "cadastro".
Pode colocar, por exemplo, junto a "Ajuste", um botão que faça saltar automaticamente para cadastro?
É também possível colocar junto a "Ajuste" o botão NIF, retirando-o da área de impressão? É só um preciosismo estético, se não for possível, não há problema.

Obrigado

 
Postado : 28/12/2015 4:26 am
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Fiz alguns ajustes e se por exemplo ao digitar o nif do cliente este nao tiver cadastro vai abrir automaticamente a folha de cadastro, se ja for um cliente cadastrado basta dar continuidade.

Eu nao entendi o que vc pediu nessa parte "É também possível colocar junto a "Ajuste" o botão NIF, retirando-o da área de impressão?"

VC diz tirar o Nif do local "D2" e colocar fora da folha de impressao.

Sim isso é possivel é so vc escolher onde quer que ajusto ja eue é estetico.

Coloquei um botao para vc limpar caso o cliente nao conclua o negocio.

Coloquei tb um botao para manutenção do ficheiro.

A folha compras e protegida sempre que o ficheiro for cerrado.

A formula de AR9 deu erro novamente, e acho ela muito grande, entao acho que é possivel diminir seu tamanho, mas fica a seu criterio.

Veja os ajustes faça todos os testes e caso tenha erros avise onde

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 28/12/2015 1:45 pm
(@macsof)
Posts: 48
Eminent Member
Topic starter
 

Bom dia,

Respondo no seu texto
Eu nao entendi o que vc pediu nessa parte "É também possível colocar junto a "Ajuste" o botão NIF, retirando-o da área de impressão?"

VC diz tirar o Nif do local "D2" e colocar fora da folha de impressao. Sim, D1 e D2

Sim isso é possivel é so vc escolher onde quer que ajusto ja eue é estetico.

Coloquei um botao para vc limpar caso o cliente nao conclua o negocio. Ok, já testei, limpa tudo excepto fotos e campos u26 e AD26, que seria bom limpar

Coloquei tb um botao para manutenção do ficheiro. Desculpe a ignorância, serve para? E não acontece nada, quando carrego

A folha compras e protegida sempre que o ficheiro for cerrado. ? Esta não entendi. O que eu precisava é que determinadas células não possam ser editadas, porque a minha funcionária vai fazer asneira, de certeza.

A formula de AR9 deu erro novamente, e acho ela muito grande, entao acho que é possivel diminir seu tamanho, mas fica a seu criterio. Corrigi, tinha a ver com a formula que colocou em AI9

Veja os ajustes faça todos os testes e caso tenha erros avise onde
As fotos continuam a não ajustar corretamente. Acho que tenho que viver com isso, talvez tenha até a ver com o formato (320X240) com que são tiradas aqui.

Detetei um problema que já devia ter visto antes.
A planilha "caixa" pretende ir buscar dados ao "registro", de forma a automatizar as saídas de dinheiro, cheques ou transferências bancárias, tendo só que introduzir manualmente as entradas de numerário e as despesas. A planilha "caixa" que está lá refere-se ao mês de janeiro, e eu tinha pensado depois acrescentar os restantes meses. Acontece que o "registro" não distingue a forma de pagamento. Terei que criar já todas as planilhas mensais de caixa e você altera o registro e põe aquilo a enviar automaticamente também para o caixa?

 
Postado : 29/12/2015 5:03 am
(@macsof)
Posts: 48
Eminent Member
Topic starter
 

Peço desculpa, só mais duas coisas:
Não está a assumir o nome (C4);
Como faço, quando começar a utilizar, para colocar em B1 o número correcto da compra que vou efectuar a 1ª vez. Imagina que estou comprando hoje e o número da ultima compra que fiz hoje é a 3000. Amanhã terei que começar na 3001. Como faço?

Obrigado

 
Postado : 29/12/2015 5:11 am
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Em C4 verifique se tem essa formula

=SE(D2="";"";PROCV(D2;CLIENTES;2;0))

E no caso do contador digite 3000 antes de começar a utilizar

Qdo vc guardar o proximo ele sera 3001

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 29/12/2015 7:56 am
Página 2 / 4