Olá pessoal, não entendo muito de VBA, mas conheço bem o Excel.
Tenho uma Planilha com resumo de outras e alguns cálculos, baseado em um valor de faturamento, todo o resto das planilhas é calculado a partir desse faturamento.
Baseado nisso, é calculado custos operacionais, custo de folha de pagamento etc e no final soma-se os custos, faz a diferença entre o Faturamento - Custos e obtem-se o lucro, que deverá ser dividido em 4 sócios multiplicado pela sua cota na sociedade. Pois bem, até ai tranquilo a planilha funciona certinho.
Valor do Faturamento: 140000,00
Custos Fixos: (76000,00)<=Planilha de Custos Fixos(valor com valores e alguns deles baseado no faturamento)
Custos Variaveis: (45500,00)<=Planilha de Custos Variaveis(valor com calculos e alguns deles baseado no faturamento)
Lucro/Prejuizo: 18500,00
Socio1: 5000,00 (Calculado a cota societaria em outra planilha multiplicado pelo lucro)
Socio2: 3000,00 (Calculado a cota societaria em outra planilha multiplicado pelo lucro)
Socio3: 4500,00 (Calculado a cota societaria em outra planilha multiplicado pelo lucro)
Socio4: 6000,00 (Calculado a cota societaria em outra planilha multiplicado pelo lucro)
Agora surgiu a necessidade de se fazer uma planilha nova onde deverei representar os "cenários" (não sei se é esse o termo correto) para diferentes valores de faturamento, ou seja, criarei uma planilha onde a primeira coluna será os faturamentos a ser lançado na celula de faturamento da planilha anterior, onde será recalculado todas as planilhas, pegar o resultado do lucro de cada sócio e preencher a coluna para aquele faturamento, e assim por diante, a nova planilha ficara como abaixo:
Faturamento Socio 1 Socio 2 Socio 3 Socio 4
140000 5000 3000 4500 6000
180000 6000 3600 5100 7200
...
Isso atualmente é feito manualmente, ou seja, se eu quero saber o valor para cada sócio eu devo digitar o valor do faturamento, e coletar manualmente o valor de cada sócio e alimentar essa planilha. Porém se algo imprevisto seja alterado no custo, devo pegar manualmente todos os valores de faturamento e digitar, e ficar coletando as informações e isso da um trabalho danado, gostaria de saber se há uma maneira mais automática de fazer isso. Por exemplo, uma macro q coletava a coluna de faturamento, jogava na célula do valor de faturamento, fizesse todos os calculos das outras planilhas, coletasse os valores de cada socio e preenchesse a planilha acima automaticamente. É possivel? Essa é uma planilha de análise de viabilidade de determinados investimentos, por isso há a necessidade de montar essa visibilidade para vários valores de faturamento.
Postado : 03/05/2014 3:23 pm