Notifications
Clear all

Macro para Parcelamento de cartão

12 Posts
4 Usuários
0 Reactions
1,617 Visualizações
(@tatyne)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Bom Dia grupo,

Nunca trabalhei com vba e estou enfrentando este novo desafio:

Estou elaborando uma planilha para controle de recebimento dos pagamentos feito em cartão de crédito. Até momento consegui desenvolver bem, mas me deparei com um erro e não estou conseguindo arrumar.

- O Erro: a pagamento foi feita em 3x (janeiro), logo receberei em Fevereiro, Março e Abril - cada mês está em uma planilha. Até aí tudo bem. O erro é que a última parcela está se repetindo nos próximos meses (Maio, Junho, etc.) ao invés de sumir.

O arquivo está em anexo para melhor entendimento.

Agradeço desde já a ajuda. :)

 
Postado : 25/05/2016 6:36 am
(@tatyne)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Esqueci de informar: a macro roda ao preencher o campo PARCELAS RESTANTES - linha a linha.

 
Postado : 25/05/2016 6:43 am
(@tatyne)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Mandei o arquivo errado.
Segue agora o arquivo certo.

 
Postado : 25/05/2016 6:58 am
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Neste link, viewtopic.php?f=20&t=20358 tem um arquivo que postei que faz exatamente o preenchimento das parcelas.

Ve se ajuda ou se vc consegue ajustar a sua necessidade

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 25/05/2016 8:49 am
(@tatyne)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Neste link, viewtopic.php?f=20&t=20358 tem um arquivo que postei que faz exatamente o preenchimento das parcelas.

Ve se ajuda ou se vc consegue ajustar a sua necessidade

MPrudencio... dei uma olhada nos arquivos no outro fórum mas não consegui resolver meu problema. Obrigada de qualquer forma.

 
Postado : 27/05/2016 8:36 am
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

O arquivo que postei, 4º post do link faz exatamente o que vc quer, a planilha so precisa ajustar os campos

Vc lança os dados na coluna C e clica em cadastro e a planilha vai ser preenchida.

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 27/05/2016 8:58 am
(@tatyne)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

O arquivo que postei, 4º post do link faz exatamente o que vc quer, a planilha so precisa ajustar os campos

Vc lança os dados na coluna C e clica em cadastro e a planilha vai ser preenchida.

MPrudencio... mais ou menos.No meu caso, cada mês está em uma planilha, logo as parcelas devem ser lançadas cada qual em sua planilha (mês):

1.consigo gerar as parcelas
2.consigo lança-las em cada planilha
3.MEU PROBLEMA: a última parcela está repetindo após o fim.

Estou tentando controlar os pagamentos que recebo no cartão para saber qto vai cair na minha conta em cada dia do mês. Logo qdo o pagamento é feito em uma unica parcela, eu recebo em 30 dias. Qdo é feito em mais de uma... 30 dias a primeira e assim por diante.

Como recebo mais de 500 pagamentos por mês só no cartão, manter todas as parcelas na mesma planilha ficará grande e confuso.

 
Postado : 27/05/2016 1:38 pm
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Se vc olhar a planilha resumo apos lançar as parcelas vc vai ter o total por mes....

Pois tem uma tabela dinamica que faz esse trabalho de totalizar por valor a pagar/receber diariamente

Bem simples e bastante objetivo.

Não precisa de 12 guias para totalizar valores por mes

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 27/05/2016 2:02 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Eu particularmente concordo com a posição do colega Prudencio, uma unica base dados e melhor, depois sumarios por mes/dia etc podem ser obtidos por tabela dinamica formulasetc...
Porem também, tenho por padrão tentar o que o demandante deseja se achar a meu ver; logico; porem nem sempre acho isso então usualmente nem respondo, mas...
Vendo a estrutura de seu modelo, e sem analiza-lo a fundo, vendo em cada planilha mensal há o evento WorkSheet_Change deduzo que a replicação a mais que relatou deva-se a essa situação,pois a cada inserção das macros Parcelamento.... esse evento e disparado em cada sheet, repercutindo novo processamento.
Sugestão: Modelar em uma planilha capa; os dados a serem incluídos (emulando/simulando um formulário); assim ao concluir o preenchimento clicar em um botão e dispara a rotina de "parcelamento", de maneira mais controlada.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 27/05/2016 2:57 pm
(@osvaldomp)
Posts: 858
Prominent Member
 

1.consigo gerar as parcelas
2.consigo lança-las em cada planilha
3.MEU PROBLEMA: a última parcela está repetindo após o fim.

No seu projeto há um código Worksheet_Change em cada planilha e um código Sub ParcelamentoMês para cada mês, totalizando 24 códigos considerando o período de um ano.
Se você quiser testar outra solução que utiliza um único código, mantendo a estrutura do seu arquivo, instale o código abaixo no módulo de "EstaPasta_de_trabalho" e remova os códigos existentes nos módulos de todas as planilhas. Os seus códigos Sub ParcelamentoMês não serão utilizados nesta solução.
O código será executado ao lançar o número de parcelas na coluna 'F'.

Private Sub Workbook_SheetChange(ByVal Sh As Object, ByVal Target As Range)
 Dim LR As Long, k As Long, m As Long, x As Long, i As Long
  If Target.Column = 6 And Target.Value <> "" Then
   On Error GoTo kno
   Application.EnableEvents = False
   m = Target.Value:  k = ActiveSheet.Index
    For i = k + 1 To k + m
     With Sheets(i)
      LR = .Cells(Rows.Count, 1).End(3)(2).Row
      .Cells(LR, 1).Resize(, 7).Value = _
        Cells(Target.Row, 1).Resize(, 7).Value
      .Cells(LR, 6) = .Cells(LR, 6) - x
      x = x + 1
     End With
    Next i
kno:
  Application.EnableEvents = True
  End If
End Sub

Osvaldo

 
Postado : 27/05/2016 3:06 pm
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Se vc olhar a planilha resumo apos lançar as parcelas vc vai ter o total por mes....

Pois tem uma tabela dinamica que faz esse trabalho de totalizar por valor a pagar/receber diariamente

Bem simples e bastante objetivo.

Não precisa de 12 guias para totalizar valores por mes

Qdo vc for conferir o extrato da conta é só preencher a data na coluna F e clicar em baixa a linha sera excluida e sua tabela dinamica atualizada com o que ficara para receber....

Isso pode ser modificado para ir para uma nova planilha que vai guardar os valores recebidos se vc quiser.

Como o objetivo inicial da planilha é para controle pessoal, ou seja apos o pagamento não interessa mais manter o registro optei por excluir o valor pago.

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 27/05/2016 3:30 pm
(@tatyne)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Nuito obrigada pela ajuda

 
Postado : 30/05/2016 8:04 am