Notifications
Clear all

Organizar relatório via VBA

14 Posts
2 Usuários
0 Reactions
1,944 Visualizações
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

:D Olá Pessoal,

Estou precisando da ajuda de vocês, toda semana exporto um relatório de um sistema de manutenção, esta exportação para Excel fica muito ruim de fazer qualquer controle, ai eu aplico uma organização manual onde perco muito tempo.

E necessário que entrem no arquivo em anexo para visualizar as explicações e a forma que eu gostaria que ficasse, pois se eu descrever aqui ficará muito extenso.

:roll: Desde já agradeço.

silva_jmp

 
Postado : 07/06/2012 8:13 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Bom dia!!

Porque não usa seu maior aliado o GM (Gravador de Macro)??

Att

 
Postado : 07/06/2012 8:22 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Alexandre,
Obrigado pela dica, mas tem algumas variações como as quantidades de linhas que e exportadas do relatório do sistema, pois a mesma pedente das ocorrências adquiridas na semana em analise, portanto não sei se a gravação seria a melhor opção, pois pode ficar sem organização algumas linhas conforme a variação das ocorrências. Tem também o formato das datas e a horas subtraídas da hora final-inicial, pois não sei gravar estas formatações.

Outra coisa que eu me esqueci e que nesta macro buscaria o relatório exportado do sistema com o nome Exp_Dt_Semana em uma pasta com o nome Exp_Semanal, onde toda semana eu apago o arquivo da semana anterior para atualizar a exportação da semana em analise, por isso há necessidade de permanecer após organização do relatório anterior no arquivo Controle, onde a nova organização passa a ser locado na primeira linha vazia.

O botão desta macro ficaria na pasta Menu do arquivo de controle, onde a exportação organizada ficaria. Se for possível colocar barra de processo no andamento da exportação e organização.

silva_jmp

 
Postado : 07/06/2012 10:41 am
(@robert)
Posts: 561
Honorable Member
 

Silva,
Boa tarde!

É uma boa dica do colga Alexandre mais como você mencionou que a irá buscar o relatorio exportado do sistema aí já fica um pouco mais complicado.

:D

 
Postado : 07/06/2012 11:57 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Robert, quando você mencionou em "buscar o relatório exportado do sistema", percebi duvidas, na verdade ira buscar o relatório já exportado do sistema em Excel, a macro buscará o relatório na pasta citado no postado anterior exportando para o arquivo Controle.xls na pasta "Rel. Exp. e Organizado" já organizado.

silva_jmp

 
Postado : 07/06/2012 12:37 pm
(@robert)
Posts: 561
Honorable Member
 

Silva,
Bom dia!

Já que é dessa forma poderá utilizar gravação de MACROS como o nosso amigo Alexandre mencionou anterirormente. Olha só é meio complicado explicar com fazer uma gravação e colocar controle de formulário mais veja se este link pode te ajudar?

http://office.microsoft.com/pt-br/excel ... 04711.aspx

Abraços,

 
Postado : 09/06/2012 7:00 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Olá Pessoal, fiz a gravação da macro e deu certo, mas tem alguma forma, de não visualizar a macro executando na tela do Excel e colocarmos uma barra de processo enquanto ela executa???

silva_jmp.

 
Postado : 09/06/2012 12:18 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Boa tarde!!
Para...

mas tem alguma forma, de não visualizar a macro executando na tela do Excel

Use ...

Sub AleVBA()

Application.ScreenUpdating = False

'Aqui fica sua macro

Application.ScreenUpdating = True
End Sub

Para a barra de progresso veja:
http://planilhando.com.br/forum/viewtop ... =+barra+de

 
Postado : 09/06/2012 12:52 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Alexandre, deu certo, mas em referencia a barra não tenho noção de como adaptar a gravação de macro, é possível você adaptar para mim, vou mandar o arquivo com a macro da organização para adaptar a barra de processo, se for possível já agradeço e se não agradeço também.
Observação: A barra deve estar na mesma tela do botão Organização.

silva_jmp

 
Postado : 09/06/2012 6:05 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Boa noite!!

Veja se te tende...

Baixe o anexo

 
Postado : 09/06/2012 8:31 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Boa tarde!!

Olá silva, tente substituir seu código que organiza a planilha.
Faça as adaptações e teste.

Sub Organ()

Application.ScreenUpdating = False 
With    Sheets("Rel. Original") 
    .Range("D1").Delete Shift:=xlUp 
    . Columns("C").Copy 
    .Columns("D").Insert Shift:=xlToRight 
    . Range("D1")= "Observação" 
    . Range("D2").Delete Shift:=xlUp 
    .Range("$A$1:$N$23").AutoFilter Field:=2, Criteria1:= _ 
    "=Observações", Operator:=xlOr, Criteria2:="=" 
    .Rows("3:1000").Delete 
    .Range("$A$1:$N$13").AutoFilter Field:=2 
    .Columns("J").TextToColumns Destination:=.Range("J1"), DataType:=xlDelimited, _     TextQualifier:=xlDoubleQuote, ConsecutiveDelimiter:=False, Tab:=True, _ 
    Semicolon:=False, Comma:=False, Space:=False, Other:=False, FieldInfo _ 
    :=Array(1, 3), TrailingMinusNumbers:=True 
     
    .Columns("L").TextToColumns Destination:=.Range("L1"), DataType:=xlDelimited, _  TextQualifier:=xlDoubleQuote, ConsecutiveDelimiter:=False, Tab:=True, _ 
    Semicolon:=False, Comma:=False, Space:=False, Other:=False, FieldInfo _ 
    :=Array(1, 3), TrailingMinusNumbers:=True 
     
    .Columns("M:M").Replace What:="00:00", Replacement:="24:00", LookAt:=xlPart, SearchOrder:=xlByRows, MatchCase:=False, _ 
    SearchFormat:=False, _     ReplaceFormat:=False 
     
End With 
 
Application.ScreenUpdating = True 
frmProgressBar.Show 
 
End Sub 
 
Postado : 11/06/2012 11:28 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Alexandre, boa noite

Coloquei a sua sugestão para executar, mas esta dado um erro sintaxe.
Adaptei junto com a sua sugestão a macro Sub Copia_Cola(), pode dar uma olhada no erro, estou anexando a planilha de dados onde serão exportados para planilha onde será organizada.
Lembrando que ao abaixar os arquivos em sua maquina para testar, terá que mudar o caminho na macro, para poder copias e colar na planilha em pauta.

silva_jmp

 
Postado : 13/06/2012 4:15 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Ai pessoal Boa Noite a todos.
Tentei adaptar a barra de progresso para que quando clicar no botão da macro , rode a macro e mostre a barra de progresso simultaneamente. alguem poderia por favor me ajudar ; ta ai a plan a ser adaptada.
Antecipadamente grato.

 
Postado : 29/01/2013 10:30 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

up

 
Postado : 07/02/2013 9:54 pm