Notifications
Clear all

RETORNO DE INFORMAÇÕES DINAMICAS

8 Posts
3 Usuários
0 Reactions
1,268 Visualizações
 Frrz
(@frrz)
Posts: 16
Eminent Member
Topic starter
 

Galera,
Boa tarde. Estou quebrando a cabeça com uma ideia de planilha que tive para tentar padronizar a forma que é feito o relatório d faturamento da minha área. Porém travei em uma situação:

1 - A planilha tem uma Base com informações que preciso (fictícios);
2 - 4 abas onde as informações da base precisam aparecer;

Na base coloquei uma coluna como "SITUAC", queria saber como posso fazer via VBA de sempre que inserir a informação na aba BASE e classificar com um dos status que coloquei, alterar o lugar, pois no dia a dia a base terá mais ou menos 5k registro então por formula ficaria muito pesado.

Ex:
Na aba FAT_MENSAL classifiquei na base como FAT, ou seja, são resgates que serão faturados. Porém esse status também pode ser FAT/PROV (Resgate que será faturado, mas também será provisionado), ou seja, vai aparecer tanto na aba FAT_MENSAL e na aba PROVISÃO. Esses dois status tem essa particularidade.

A planilha é apenas um teste pra mostrar o que estou tentando fazer. Se meus caros confrades tiverem uma ideia de como ajudar fico muito agradecido e vou tentar aplicar em outro relatórios.

Anexo o exemplo e desde ja obrigado. :D

 
Postado : 29/02/2016 3:08 pm
(@osvaldomp)
Posts: 857
Prominent Member
 

Se entendi corretamente você quer que após inserir um registro na planilha "BASE" esse registro seja replicado em outra(s) planilha(s) de acordo com o texto (status) inserido na coluna 'A' do referido registro. É isso?
Se sim, é preciso você informar:
1. para cada texto que poderá ser inserido em 'A' qual a planilha que deverá receber o registro (nome da planilha destino do registro)
2. se há a possibilidade de o status inserido em 'A' ser alterado posteriormente o que você quer fazer após a alteração
3. se o item 2 acima for afirmativo, e após a alteração de um registro você quiser atualizá-lo na planilha destino ou mudá-lo de planilha, de acordo com o novo texto em 'A', será preciso você indicar um identificador a ser adotado para cada registro para permitir a sua localização na(s) planilha(s) destino

Na base coloquei uma coluna como "SITUAC", queria saber como posso fazer via VBA de sempre que inserir a informação na aba BASE e classificar com um dos status que coloquei, alterar o lugar, pois no dia a dia a base terá mais ou menos 5k registro então por formula ficaria muito pesado.
O que você quer dizer com alterar o lugar ?

Ex:
Na aba FAT_MENSAL classifiquei na base como FAT, ou seja, são resgates que serão faturados. Porém esse status também pode ser FAT/PROV (Resgate que será faturado, mas também será provisionado), ou seja, vai aparecer tanto na aba FAT_MENSAL e na aba PROVISÃO. Esses dois status tem essa particularidade.
Não consegui no arquivo que você disponibilizou acompanhar qual o critério para replicar os registros.

A planilha é apenas um teste pra mostrar o que estou tentando fazer. Se meus caros confrades tiverem uma ideia de como ajudar fico muito agradecido e vou tentar aplicar em outro relatórios.
Se as planilhas do arquivo que você disponibilizou têm estrutura diferente das planilhas do seu arquivo definitivo eu sugiro que você disponibilize outro com estrutura igual, pois a adaptação geralmente não dá certo.

 
Postado : 29/02/2016 7:37 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Osvaldo, obrigado pelo esclarecimento. Com suas colocações eu consegui entender o que o Frrz queria.
Só não entendi, na verdade não entendo, pq algumas pessoas as vezes imaginam que a macro é a única forma de resolver um problema de forma rápida. O problema da macro aqui, eu acho, é pensar em todas as possibilidades de algum tipo de erro e ainda codificar todos os possíveis erros.
Eu responderia dizendo, toda vez que alguma alteração, qquer que seja, na coluna A planilha Base, teria que disparar nova reclassificação, apagando os dados dos relatórios e redistribuindo os dados da base, nesses relatórios. Assim vc não perderia tempo ou neurônios pensando no que fazer em cada caso.

MAS, eu penso que é possível fazer sem macros e mais rápido. Só com fórmulas. Assim qquer alteração na planilha Base, os dados seriam automaticamente redistribuídos pelas fórmulas. Nao sei se ficará rápido, mas vou tentar e enviar daqui meia horinha.

 
Postado : 29/02/2016 8:28 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

O que deu pra fazer, só com fórmulas nessa meia hora, cumprindo o prazo, rs foi isso.

- Criei colunas adicionais, que poderiam ficar ocultas, mas vc precisa garantir que a fórmula sempre existe e esteja calculando certinho
- Ao altera o status, as fórmulas todas passam a trazer o resultado nas suas respectivas planilhas
- o cálculo ficou bem rápido, pelo menos no meu computador, que roda Windows 10 com Excel 2016.
- O problema que identifiquei foi o tamanho do arquivo. PReparei fórmulas em todas as planilhas. Fórmulas préprontas. O XLSB ficou com 3,8MB. Ou seja, o tornei pesado, mas ainda assim, super funcional.
- limitei os itens dos relatórios em 5mil.
- a ordem que aparecerão nas planilhas é a mesma ordem que existem na planilha base, ou seja, ao classificar a base, vc reclassifica todas as planilhas, pq estou usando para ordenar, o numero da linha que os itens aparecem
- ainda penso numa outra maneira, de fazer quase a mesma coisa, mas usando uma planilha só ! Vou fazer !

 
Postado : 29/02/2016 8:59 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Esta aqui é minha outra contribuição.
Não tem planilhas separadas, mas tem um seletor único numa planilha só!

Ficou grande tb, o arquivo, MAS, bem mais legal de usar. E ainda assim ficou super rápido !

Abs,

FF

 
Postado : 29/02/2016 9:33 pm
 Frrz
(@frrz)
Posts: 16
Eminent Member
Topic starter
 

Osvaldo e Fernando,
Obrigado pelo retorno e me desculpe se não fui claro na explicação.

Entendo sobre o que o Fernando falou sobre as macros, mas o que me preocupava realmente era o tamanho, pois seria um arquivo que além de trabalhar diretamente nele, enviaria o mesmo ao cliente. O 1º exemplo que o Fernando fez é o que se aproxima do que eu precisava, quando alterei uma das linhas que na Coluna A (base) que estava como DESC para FAT ela saiu da aba Desconto, mas não apareceu na aba FAT_MENSAL.

Sobre a planilha, a ideia seria mais ou menos assim:

* Tenho uma base de pedidos, nela existe uma quantidade que pode varias por mês, ou seja, esse arquivo seria para atender apenas 1 mês.
* Desses pedidos da Base a principio todos seriam com PROV, com o passar do mês eles seriam alterados na coluna A com o Status de FAT, BAIXA e DESC e com isso realocar a exibição em suas respectivas abas.

A particularidade é que a linha que está como FAT, também pode estar como PROV, pra isso criaria um status de FAT/PROV, para esses casos o mesmo resultado apareceria na aba FAT_MENSAL e PROVISÃO. (apenas para entender o motivo da necessidade do status: Significa que vou cobrar meu cliente (FAT), mas vou provisionar o valor no meu sistema porque não lancei ainda (PROV).)

Não sei se consegui responder os questionamentos do Osvaldo, mas não coloquei com a quantidade de registro que uso porque achei que era melhor a analise do problema, as colunas são exatamente as mesmas, apenas a quantidade que não.

Obrigado novamente e a cada post de vocês aprendo muito. :D

 
Postado : 01/03/2016 8:01 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

O 1º exemplo que o Fernando fez é o que se aproxima do que eu precisava, quando alterei uma das linhas que na Coluna A (base) que estava como DESC para FAT ela saiu da aba Desconto, mas não apareceu na aba FAT_MENSAL.

é pra aparecer sim, qual item vc alterou ? Preu poder testar !

 
Postado : 01/03/2016 9:05 am
 Frrz
(@frrz)
Posts: 16
Eminent Member
Topic starter
 

Fernando,

Na base eu alterei a linha 17.
Nº Resgate: 98.616.

Percebi que ele saiu da Aba desconto, mas não apareceu na FAT_Mensal.
Vi também que todos que estão com FAT também estão aparecendo na Provisão. Eu queria saber como é possível na Aba provisão considerar o que for marcado como FAT/PROV (status novo, <> de FAT e PROV) e PROV e o que for apenas FAT continuar apenas na aba FAT_MENSAL.

Desculpe incomodar com a minha ignorância, mas isso vai me ajudar muito. rs :D

 
Postado : 01/03/2016 10:40 am