Calcular Horas Utei...
 
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Calcular Horas Uteis

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(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
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Boa tarde !

Acabei de me cadastrar no fórum e não entendo muito de excel! Fiz algumas pesquisas sobre situações semelhantes a minha, porém não consegui aplicar ao meu caso.
Agradeço se alguém puder me ajudar a resolver a seguinte situação:

Preciso saber em horas úteis, quantas horas/minutos foram necessários para atender um "chamado".

Exemplo:
1- chamado recebido: 01/08/2012 às 15:49
2- chamado respondido: 10/08/2012 às 17:32

Calculando manualmente, chego a conclusão que levei 57 horas e 43 minutos para responder este chamado.

Preciso de uma fórmula para calcular isto, porque tenho um número muito grande de chamados. Levando em consideração:
> Essas horas são de 9 às 12hrs e das 13 às 18hrs de segunda a sexta.
> Não deve ser contadas as horas entre 18:00 de um determinado dia util e 9:00 do dia seguinte (util) e também não deve ser contado o horário de almoço ( 12 ás 13hrs);
> Não deve ser contato sabados, domingos e feriados.
> Se a data/hora que o chamado foi aberto estiver entre os intervalos proibidos, acima, devo considerar o primeiro minuto, da primeira hora, do proximo dia permitido.
> A data hora da resposta do chamado SEMPRE ESTARÁ EM UMA DATA/HORA PERMITIDA.

Estou adicionando anexo para exemplificar, conto com a ajuda de vocês ! Tenho uma meta para resolver isso até 10/09/12.

Espero ter conseguido seguir as regras do fórum.

Muito Obrigada !

Att,
Carol Salgueiro

 
Postado : 28/08/2012 2:01 pm
(@nikyserv)
Posts: 20
Eminent Member
 

to começando a achar que isso é na verdade uma questão de algum cursinho de informática.
até os termos utilizados na pergunta são MUITO semelhantes.

outro dia respondi a um topico 99% igual ao seu, com a diferença que o horário de 8-12 e 14-18h

enfim, dá uma olhada em
http://www.planilhando.com.br/forum/viewtopic.php?f=29&t=5189

qq coisa, pergunte.

e se gostou da respostam clica na mãozinha ali acima do lado direito deste quadro.

[]s
Rubens

 
Postado : 29/08/2012 7:04 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
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Prezado, Rubens !

Confesso que tinha visto já este tópico, quando comecei a procurar uma solução para meu problema, e até tentei utilizar a planilha que você enviou.
Porém, como disse não entendo muito de excel, para não dizer que não entendo nada.

No tópico que você enviou, a foco era saber se o chamado era atendido dentro de um período de 8 horas úteis e qual a defasagem.
A diferença no meu, é que não preciso saber se está dentro de um período e sim apenas calcular o tempo que este chamado demorou para ser respondido no total, descontando as horas não trabalhadas.
Acredito que seja até mais simples, porém não consegui aplicar a planilha que você enviou para o meu caso.

Obrigada !

 
Postado : 29/08/2012 8:52 am
(@nikyserv)
Posts: 20
Eminent Member
 

carol,

então vamos lá:

no seu exemplo da planilha, vc colocou abertura as 12:30 e pelo que entendi, deveria ser considerado abertura as 13h pq 12:30 é hora de almoço.
neste caso, o tempo gasto é 11:20 , e não 11:50 .

usar a data e a hora na mesma célula é MUITO melhor. além de facilitar MUITO, deixa a planilha mais enxuta. portanto aconselho que modifique sua planilha.
data e hora tem o mesmo tipo de dados armazenados, sendo a data a parte inteira do número, e a hora a parte decimal.
então se vc armazena 8/8/2012 17:00 em uma célula, vc ocupa uma célula com o seguinte número: 41129,7083333333
41129 é a quantidade de dias desde 1/1/1900 até hoje.
,7083333333 é o resultado de 17/24 , ou seja, as 17 h em um dia de 24 h.
se vc armazena separadamente, vc vai gastar o DOBRO do espaço para guardar a mesma coisa.

modifiquei a planilha para te atender. Vê se é isso abaixo.

novamente, se gostou , clica na mãozinha no topo superior direito deste quadro, ao lado do CITAR.

abç,

Rubens

 
Postado : 29/08/2012 1:53 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
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carol,

então vamos lá:

no seu exemplo da planilha, vc colocou abertura as 12:30 e pelo que entendi, deveria ser considerado abertura as 13h pq 12:30 é hora de almoço.
neste caso, o tempo gasto é 11:20 , e não 11:50 .

usar a data e a hora na mesma célula é MUITO melhor. além de facilitar MUITO, deixa a planilha mais enxuta. portanto aconselho que modifique sua planilha.
data e hora tem o mesmo tipo de dados armazenados, sendo a data a parte inteira do número, e a hora a parte decimal.
então se vc armazena 8/8/2012 17:00 em uma célula, vc ocupa uma célula com o seguinte número: 41129,7083333333
41129 é a quantidade de dias desde 1/1/1900 até hoje.
,7083333333 é o resultado de 17/24 , ou seja, as 17 h em um dia de 24 h.
se vc armazena separadamente, vc vai gastar o DOBRO do espaço para guardar a mesma coisa.

modifiquei a planilha para te atender. Vê se é isso abaixo.

novamente, se gostou , clica na mãozinha no topo superior direito deste quadro, ao lado do CITAR.

abç,

Rubens

Bom dia, Rubens !

Agradeço imensamente a sua disposição e ajuda.
Mas, desculpa a minha tamanha ignorância, como eu vou aplicar a minha planilha na planilha que você me enviou ?

Se for ficar mais fácil, posso até considerar a hora de almoço, o importante mesmo é não considerar as horas das 18:00 de um dia, as 09:00 do outro, e os finais de semana.

Em relação a questão horas e data na mesma célula, já fiz esta alteração, conforme você me indicou.

Mas, não sei como aplicar o arquivo que você me mandou no que eu tinha enviado.
"Tipo" um Ctrl C + Ctrl V...entende ?

Estou enviando novamente a planilha em anexo com as alterações, se vc puder me ajudar mais uma vez, colocando a fórmula dentro dela.

Mais uma vez agradeço e peço desculpas.

Abs,

 
Postado : 30/08/2012 6:56 am
(@nikyserv)
Posts: 20
Eminent Member
 

carol,

era só vc pegar a minha planilha e mudar os cabeçalhos.

mas fiz do seu jeito. alterei a sua planilha . repare que tem umas colunas auxiliares a direita. deixei bem a vista para vc ver que elas existem.
vc não pode apagá-las nem sobrescrevê-las. no máximo pode ocultá-las.
na minha também tem, mas estão ocultas entre a coluna B e H.

modifiquei a planilha para te atender. Vê se é isso aí no anexo.

mais que isso, vc terá que me enviar sua planilha completa com seu banco de dados para eu adaptar aqui.

novamente, se gostou , clica na mãozinha no topo superior direito deste quadro, ao lado do CITAR.

abç,

Rubens

 
Postado : 30/08/2012 4:44 pm
(@oswalpod)
Posts: 1
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Estava interessado em uma planilha que controlasse a produção de uma fábrica(Entrada do produto na linha e saída do produto)
Variáveis:
*Expediente 7 as 17. horário de almoço de 11:40 ás 12:40
*Vários dias com hora extra, então não termina sempre às 17:00
*Alguns fim de semana ocorre expediente nos finais de semana.

 
Postado : 06/09/2012 9:51 am
 mony
(@mony)
Posts: 0
New Member
 

Bom dia a todos,

Por favor, o exemplo aqui citado atende muito meu problema, é possível anexar novamente e planilha, os arquivos anexos estão corrompidos.

Muito obrigada,

Simone

 
Postado : 19/08/2015 9:05 am
(@xandre)
Posts: 0
New Member
 

Prezados (as),

Bom dia!

Poderiam disponibilizar novamente a planilha, por favor?

Me ajudaria bastante em um trabalho que estou pensando em fazer, mas não estou conseguindo.

Desde já lhe agradeço.

 
Postado : 28/10/2015 7:31 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Conforme solicitado, anexo novamente o arquivo:

Se foi útil, clique na mãozinha, que fica do lado da ferramenta Citar.

[]s

 
Postado : 16/01/2016 8:44 am