CÁLCULO DE HORAS AU...
 
Notifications
Clear all

CÁLCULO DE HORAS AULA/DETERMINAR DATA FUTURA

14 Posts
2 Usuários
0 Reactions
4,605 Visualizações
(@brunobcv)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Olá pessoal, estou iniciando no Excel e no momento estou fazendo um curso de Excel Avançado, mas tenho uma grande dúvida em como elaborar minha planilha. A planilha tem 9 colunas nomeadas da seguinte forma: Código, Curso, Início, Témino, Dias de Aula, Horas por Aula, Total de Horas, Horas Ministradas e Horas Restantes. Ao determinar o início do curso, os dias de aula, as horas por aula e o total de horas do curso, quero que a planilha me informe o término do curso, o total de horas ministradas até a data presente e o total de horas que restam para o final do curso. Estou anexando o pequeno exemplo para facilitar o entendimento, desde já agradeço toda e qualquer ajuda.

Link do exemplo:
http://www.4shared.com/file/uHL6iPQ_/HORAS_AULA.html

[ ]'s

 
Postado : 13/03/2012 8:53 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Bom dia!!

A guia (Pla1), te serve como resumo ou base de dados?

Nos campos Inicio e termino, seria tempo na semana ou do 1º ao ultimo dia do curso?

seria melhor organizar seus dados como (Base de Dados).
Att

 
Postado : 13/03/2012 9:34 am
(@brunobcv)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Boa tarde!

Ela vai me servir como base de dados sim, irei acrescentar mais cursos. Tenho uma planilha que me serve como quandro de horários, quero fazer com que ao digitar o código no curso nesse quadro de horarios todas as informações referente ao mesmo sejam exibidas. No campo início seria o 1º dia dia aula, o dia em que se iniciou o curso, e o témino será o último dia calculado pela planilha com base nos dados que irei inserir.

 
Postado : 13/03/2012 9:51 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde!!

Poderia simular os resultados que pretende?... eu entendi o que quer. mas para mim, preciso saber como você deixará disposto todos os dados.

Caso queira aguardar, outra resposta mais satisfatória.

Att

 
Postado : 13/03/2012 10:26 am
(@brunobcv)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Vou disponibilizar minha planilha para melhor entendimento.

Link: http://www.4shared.com/file/xBqBruYX/HO ... AS_CD.html

Quero digitar o código do curso que está na planilha CURSOS na planilha HORÁRIOS fazendo com que o nome do curso, seu início e seu témino, dias em que as aulas acontecem e carga horária (que ainda falta acrescentar na planilha HORÁRIOS) sejam preenchidos.

 
Postado : 13/03/2012 10:43 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Bom dia Bruno

Vc quer digitar o nome do curso e os outros dados serem puxados para a planilha Cursos, até aí não tem nada complicado, mas agora vc tem que padronizar os campos que vc vai puxar da outra plannilha.

Por exemplo, na planilha na planilha Horários consta só uma coluna com o horário, sendo que na Planilha Cursos vc quer retornar o horário de inicio e horário de termino em colunas separadas??

Baixe a planilha e veja se é assim que vc deseja:

Dê retorno.

Abraço.

 
Postado : 14/03/2012 8:04 am
(@brunobcv)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Isso mesmo, meu maior problema é fazer com que o Excel calcule a data final do curso baseado no total de horas por aula, no total de horas do curso e nos dias em que as aulas acontecem. Ao informar o início do curso, a quantidade de horas aula, os dias em que as aulas são ministradas (Segunda, Quanta e Sexta, por exemplo) e a quantidade de horas do curso quero que o Excel me retorne a data final do curso, o total de horas ministradas até a presente data e o total de horas que restam para o término do curso. Até que não é difícil matematicamente, o ruim é transpor a lógica para o Excel em fórmulas... ainda estou engatinhando =P.

Obrigado pela ajuda.

[ ]'s

 
Postado : 14/03/2012 9:06 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde Bruno

Veja se é isto que vc deseja:

Dê retorno

Abraço.

 
Postado : 15/03/2012 1:21 pm
(@brunobcv)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Quase, chegou perto, as fórmulas que usou me ajudaram a deixar do jeito que eu queria. O que está faltando é a planilha me mostrar a data de término do curso baseada nos dias de aula, como no exemplo, as aulas de Informática Básica acontecem as segundas, terças, quartas e quintas, o que o Excel tem que fazer é contar os dias em que as aulas acontecem pra determinar o final do curso, de acordo com o total de horas do curso. No exemplo deixei uma fórmula para calcular o total de horas do curso (o Excel está calculando os dias corridos, de domingo à domingo, e não os dias em que as aulas ocorrem), mas acredito que esse campo deva ser preenchido manualmente para que a contagem dos dias dê certo.

Estou anexando a planilha com minhas modificações.

[ ]'s

 
Postado : 15/03/2012 10:14 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Bruno,

O total de horas não deve ser calculado e sim DIGITADO. Com base nisso, dê uma olhada nesta solução e me diga se atende.

Abs,

 
Postado : 16/03/2012 7:49 pm
(@brunobcv)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Exatamente isso, bem como eu pensei e citei: "No exemplo deixei uma fórmula para calcular o total de horas do curso (o Excel está calculando os dias corridos, de domingo à domingo, e não os dias em que as aulas ocorrem), mas acredito que esse campo deva ser preenchido manualmente para que a contagem dos dias dê certo.". Muito obrigado!
Andei analisando e ví que estou fazendo um cálculo errado. Para saber as horas ministradas até a data atual, estou subtraindo a data de hoje, usando a função =HOJE(), pela data de início do curso, isso multiplicado pela quantidade de horas por aula. Só que ele está fazendo esse cálculo com todos os dias da semana e não somente nos dias em que acontecem as aulas, Seg, Ter, Qua, Qui, por exemplo.Isso vai fazer com que a data final do curso seja calculada de forma errada. MANDRIX, se puder me explicar qual a lógica usada para a resolução ficarei ainda mais agradecido.

[ ]'s

 
Postado : 16/03/2012 9:55 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Cara, achei que vc ia dar uma olhada nas fórmulas que montei e que seguiria adiante com o cálculo dos tempos decorrido/restante.

Preparei o que vc precisa e sugiro que vc mude a data do windows (F9 no excel depois pra atualizar) algumas vezes pra testar realmente. Por tratar-se de modelo sugiro editar somente o que está em amarelo. As fórmulas estão abertas pra vc consultar.

Me avise se funciona. Montei rapidinho e não testei quase nada.

Abs,

 
Postado : 17/03/2012 12:18 am
(@brunobcv)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Mandrix, desculpe a demora em postar uma resposta, meu tempo tá quase zero... infelizmente. E era isso mesmo que eu queria. Vou crescer um bocado a planilha ainda, e vou da uma estudada nas fórmulas inseridas por você. Obrigado à todos, e espero obter ajuda de vocês em dúvidas futuras.

 
Postado : 29/03/2012 8:36 am
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Bom dia!!

se a duvido refente ao tópico foi sanada, marque sua postagem como resolvida!!

Att

 
Postado : 29/03/2012 8:55 am