@Gleisom, boa tarde.
Tenho uma dúvida, vc sabe por que esses valores não aceita as formatações que escolhemos, ou seja, por qual motivo foi preciso usar fórmula pra forçar a formatação.
Desconfie quando um valor numérico ou um resultado numérico de um cálculo numa célula aparecerem alinhados à margem esquerda na célula: se não foi vc que instruiu isso formalmente clicando no botão correspondente ("Alinhar à esquerda") então é pq o valor apresentado é um texto, não um número (ou data/hora que também são números).
Vc pode constatar isso nas planilhas em que vc percebeu o fenômeno usando a função ÉTEXTO: vai dar tudo VERDADEIRO, mesmo tendo feito a formatação correta. Esta não estava sendo aceita justamente pelo fato de não serem números (somente valores numéricos aceitam formatação personalizada até a versão atual do Excel, infelizmente).
Então pra poder fazer operações sobre os valores (e não apenas contagem deles) vc tem que antes converter o que é texto em valores de data/hora válidas ou vazio.
Outra sugestão de fórmula, além das que os colegas indicaram (arraste depois):
=SEERRO((-1)^(ESQUERDA(B2; 1) = "-") * DIREITA(B2; 5); "")
...e, ainda sim também o somatório passa a não bater depois de certa quantidade de células pra somar.
No seu último anexo, nas 2 células com a soma total das horas das colunas E e F (Planilha1, E52 e F52, as de fundo verde), faltou vc fazer o que a colega @Daphne indicou: tem que formatar as 2 células com [hh] : mm : ss
. Colocando os colchetes os resultados apresentados ficam corretos: -129 : 29 : 00 e 114 : 08 : 00 respectivamente.
Fora isso, a outra possibilidade de não estar somando "depois de certa quantidade de células" é se essa soma ultrapassar 9999 : 59 : 59 (limitação do Excel). Se passar disso, o Excel considera como texto mesmo e não soma mais diretamente.
[Obs.: os espaços em branco antes e depois dos : nas indicações de horas são pq o robô do fórum substitui/elimina algumas sequências quando postamos. Desconsidere]
Postado : 19/09/2022 3:56 pm