Tempo de atendiment...
 
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Tempo de atendimento de um serviço

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(@nayara-ferraz)
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Topic starter
 

Pessoal sou nova aki e não entendo muito de excel! e estou com um problema se alguém puder ajudar ... =)

Vamos lá... eu preciso saber o tempo que foi necessário para atender um "chamado" e se esse tempo está dentro do prazo, por exemplo:

1- chamado aberto: 03/08/2012 às 14:23
2- chamado finalizado: 04/08/2012 às 10:41
Sabendo que:
I- Eu tenho o prazo de 8hras úteis para atender um chamado;
II- Essas horas são de 8 às 12hras e das 14 às 18hras de segunda a sexta.

Dadas estas duas datas de chamado acima, eu preciso saber a quantidade de horas/min que foi necessário para o chamado ser finalizado

Entretanto....

Intervalos que não deve-se contar horas:

A- Não deve ser contadas as horas entre 18:00 de um determinado dia util e 8:00 do dia seguinte (util) e também não deve ser contado o horário de almoço ( 12 ás 14hras);

B -Não deve ser contato sabados, domingos e feriados.

Mais um dado importante:

C - Se a data/hora do informe que o chamado foi aberto estiver entre os intervalos proibidos, acima, devo considerar o primeiro minuto, da primeira hora, do proximo dia permitido.

D- A data hora do informe da finalização do chamado SEMPRE ESTARÁ EM UMA DATA/HORA PERMITIDA.

Fiz um modelinho e espero q me ajudem... mto obrigado!
abs,

 
Postado : 08/08/2012 9:22 am
(@nikyserv)
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Nayara,

estou trabalhando nisso nos momentos vagos.

é complicadinho, mas eu consigo. rsrs

 
Postado : 15/08/2012 12:35 pm
(@nikyserv)
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Nayara,

o negocio tá complicado pois existem MUITAS possibilidades.

estava indo bem... já estava no cálculo do tempo de atendimento e status, quando percebi que a chamada aberta antes das 8h, na hora do almoço e apos 18h, deveria ter um tratamento especial e tive que voltar ao começo.

vc ainda precisa da resposta, ou já se virou aí ?

 
Postado : 16/08/2012 4:58 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
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Pessoal sou nova aki e não entendo muito de excel! e estou com um problema se alguém puder ajudar ... =)

Vamos lá... eu preciso saber o tempo que foi necessário para atender um "chamado" e se esse tempo está dentro do prazo, por exemplo:

1- chamado aberto: 03/08/2012 às 14:23
2- chamado finalizado: 04/08/2012 às 10:41
Sabendo que:
I- Eu tenho o prazo de 8hras úteis para atender um chamado;
II- Essas horas são de 8 às 12hras e das 14 às 18hras de segunda a sexta.

Dadas estas duas datas de chamado acima, eu preciso saber a quantidade de horas/min que foi necessário para o chamado ser finalizado

Entretanto....

Intervalos que não deve-se contar horas:

A- Não deve ser contadas as horas entre 18:00 de um determinado dia util e 8:00 do dia seguinte (util) e também não deve ser contado o horário de almoço ( 12 ás 14hras);

B -Não deve ser contato sabados, domingos e feriados.

Mais um dado importante:

C - Se a data/hora do informe que o chamado foi aberto estiver entre os intervalos proibidos, acima, devo considerar o primeiro minuto, da primeira hora, do proximo dia permitido.

D- A data hora do informe da finalização do chamado SEMPRE ESTARÁ EM UMA DATA/HORA PERMITIDA.

Fiz um modelinho e espero q me ajudem... mto obrigado!
abs,

Vamos lá:

A - Resolvido
B - Feriados não resolvidos (para isso temos que montar uma tabela com calendário)
C - Não considerado; pela lógica esses dias/horários deveriam ser barrados via Validação de Dados (com calendário é possível controlar)
D - Conforme citado, deve ser barrado via Validação de dados.

De qq maneira postei as fórmulas que calculam os eventos. Repare que na área amarela, o cálculo é por tempo decorrido (não considera os dias/horários de descanso).

Resumindo, sugiro montar um calendário para que todas as possibilidades sejam incorporadas.

Depois me fale se quer seguir adiante que te ajudo.

Abs,

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 17/08/2012 6:11 pm
(@nikyserv)
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Pessoal sou nova aki e não entendo muito de excel! e estou com um problema se alguém puder ajudar ... =)

Vamos lá... eu preciso saber o tempo que foi necessário para atender um "chamado" e se esse tempo está dentro do prazo, por exemplo:

1- chamado aberto: 03/08/2012 às 14:23
2- chamado finalizado: 04/08/2012 às 10:41
Sabendo que:
I- Eu tenho o prazo de 8hras úteis para atender um chamado;
II- Essas horas são de 8 às 12hras e das 14 às 18hras de segunda a sexta.

Dadas estas duas datas de chamado acima, eu preciso saber a quantidade de horas/min que foi necessário para o chamado ser finalizado

Entretanto....

Intervalos que não deve-se contar horas:

A- Não deve ser contadas as horas entre 18:00 de um determinado dia util e 8:00 do dia seguinte (util) e também não deve ser contado o horário de almoço ( 12 ás 14hras);

B -Não deve ser contato sabados, domingos e feriados.

Mais um dado importante:

C - Se a data/hora do informe que o chamado foi aberto estiver entre os intervalos proibidos, acima, devo considerar o primeiro minuto, da primeira hora, do proximo dia permitido.

D- A data hora do informe da finalização do chamado SEMPRE ESTARÁ EM UMA DATA/HORA PERMITIDA.

Fiz um modelinho e espero q me ajudem... mto obrigado!
abs,

Nayara,

como a solução do colega aí acima ficou completamente insatisfatória, me motivei a continuar.

TUDO RESOLVIDO creio que além das espectativas.

tem várias colunas ocultas. marque da primeira até a ultima coluna e mande reexibir no botão direito do mouse.
se vc não souber muito bem o que está fazendo, aconselho a não mudar nada nas colunas ocultas, pois está muito complexo. Muita coisa interligada.
apague a coluna H se quiser (Prazo para atendimento/ horas úteis), pois não está sendo usada para nada. Coloquei as 8:00 do prazo dentro da formula.

ABERTURA
previ casos como:

abertura do registro antes das 8h , entre 12 e 14h , e após as 18h;
fim de semana (FDS);
feriados;
feriado quinta enforcando sexta* ( * a sexta também tem que definir como feriado na tabela );
feriado terça enforcando segunda* ( * idem acima);
feriado sexta com outro feriado na segunda seguinte, inclusive prevendo as duas situações acima;
feriado de carnaval contando segunda, terça e quarta. Não contei como dia Útil a quarta após 12h. Contei como feriado também;
Leia as regras para a tabela de feriados na aba tabela de feriados

PRAZO
previ casos como:

se hora abertura válida for 8:00, prazo será 18:00 do mesmo dia;
qualquer outra situação, será dia seguinte no mesmo horário;
se o dia seguinte for feriado e/ou FDS, este será ajustado;

SOLUÇÃO
previ casos como:

dentro do prazo;
fora do prazo descontando, se for o caso, hora de almoço, noite, feriados e (1)um FDS.

DEU UMA TRABALHEIRA ENORMEEEEEEEEEEEEE
rsrsrsrsrs
mas eu me amarro em desafio no excel. rsrs

enfim, creio que está tudo funcionando.
Deixei a planilha protegida, mas sem senha e um monte de exemplo para testar as situações.
qualquer coisa me avise.

e se achar que ficou legal, clica no joinha, curtir, agradecer aí do lado.

abraço.

Rubens

 
Postado : 20/08/2012 10:48 am
(@nayara-ferraz)
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Muito Obrigado Rubens!

A Planilha ficou muito boa! até melhor que o esperado =)

Ela está ótima... tentei várias e várias vzs, mas a minha não chegou nem na metade da sua!

Tenho certeza que ela vai ser útil a várias pessoas

Grata,

 
Postado : 21/08/2012 8:53 am
(@nikyserv)
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Nayara,
que bom que gostou. :)

esqueci de falar que nas colunas ocultas, quando aparece uma célula em amarelo, é porque houve mudança em relação a célula a esquerda dela, ou seja, o tratamento descrito no cabeçalho da coluna em questão, foi executado.

entendeu legal as regras da tabela de feriados ?

sei que a planilha pode ser melhorada. SEMPRE pode. esta que te passei é minha versão 2.0
na versão 1.0 eu tinha separado a data da hora em colunas diferentes, achando que fosse ficar mais simples. ledo engano. complicou muito mais.
se vc quiser discutir algum detalhe da planilha ou das fórmulas ou de alguma função, fique a vontade.

talvez as fórmulas possam ser simplificadas usando outra linha de raciocínio, etc e tal.
se alguém quiser dar sugestão, fala aí...

eu penso que o objetivo principal do site é justamente a discussão sobre as coisas do EXCEL para o aprimoramento da galera.

[]s
Rubens

 
Postado : 21/08/2012 7:11 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
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Nikyserv,

Senhora planilha... Parabéns. Vc matou a parada dos feriados de forma brilhante.

Bom pra demonstrar que com fórmulas vc faz quase tudo. Bem legal. Faltou validação de dados de entrada na coluna solucionado mas perto do que vc preparou é quase nada.

De novo, bem legal. Vc manja de modelos e isso é um diferencial, acredite.

Abs,

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 21/08/2012 8:17 pm
(@nikyserv)
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Nikyserv,

Senhora planilha... Parabéns. Vc matou a parada dos feriados de forma brilhante.

Bom pra demonstrar que com fórmulas vc faz quase tudo. Bem legal. Faltou validação de dados de entrada na coluna solucionado mas perto do que vc preparou é quase nada.

De novo, bem legal. Vc manja de modelos e isso é um diferencial, acredite.

Abs,

valeu MANDRIX.

eu tenho prazer em fazer planilhas, fórmulas, VBA, mesmo sem NUNCA ter feito um curso de informática.
na verdade são dois prazeres: um de fazer a planilha, e outro de receber o elogio.
rsrs

tenho 44 anos e uso computador desde o CP-200, ou seja, + de 30 anos.
devido a ser autodidata, eu desenvolvi minhas maneiras de fazer a coisa, sem muita técnica, nem muita beleza.
a técnica é importante, eu sei, para fazer a coisa de forma mais rápida, organizada, estruturada, enxuta etc.

com o pouco que olhei nos fóruns daqui, já aprendi uma coisa nova que foi sobre fórmula de matriz. nem sabia que existia isso. rsrs

usei o visicalc, o supercalc, o lotus123, o quattro pro(gostava muito do quatro) quando me rendi ao excel lá pela versão 4 ou 5.
tive muita dificuldade no início. eu colocava na célula 2+2 e aparecia 2+2 como texto e não o resultado 4.
foi uns 2 dias para descobrir que tinha que ser =2+2 . rsrsrs e consultando um colega.
depois fui desenvolvendo.

precisando é só chamar.

[]s
Rubens

 
Postado : 22/08/2012 5:23 pm
(@nikyserv)
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Nikyserv,

Senhora planilha... Parabéns. Vc matou a parada dos feriados de forma brilhante.

Bom pra demonstrar que com fórmulas vc faz quase tudo. Bem legal. Faltou validação de dados de entrada na coluna solucionado mas perto do que vc preparou é quase nada.

De novo, bem legal. Vc manja de modelos e isso é um diferencial, acredite.

Abs,

sobre a validação, eu não me preocupei com isso pois a Mayara disse:

D- A data hora do informe da finalização do chamado SEMPRE ESTARÁ EM UMA DATA/HORA PERMITIDA.

valeu.

[]s
Rubens

 
Postado : 22/08/2012 5:32 pm
(@cristiano)
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Nikyserv

adorei a planilha, seria possivel mudar os horarios para 07:30 entrada e 17:30 de saida e habilitar o prazo para execução que o meu serviço varia o tempo..

agradeço se puder me ajudar

 
Postado : 11/09/2012 7:59 am
(@nikyserv)
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Nikyserv

adorei a planilha, seria possivel mudar os horarios para 07:30 entrada e 17:30 de saida e habilitar o prazo para execução que o meu serviço varia o tempo..

agradeço se puder me ajudar

não entendi a parte "habilitar o prazo para execução que o meu serviço varia o tempo".

[]s
rubens

 
Postado : 12/09/2012 7:21 am
 zac
(@zac)
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Uhul !

Vamos lá... eu preciso saber o tempo que foi necessário para atender um "chamado" e se esse tempo está dentro do prazo, por exemplo:

1- chamado aberto: 03/08/2012 às 14:23
2- chamado finalizado: 04/08/2012 às 10:41
Sabendo que:
I- Eu tenho o prazo de 8hras úteis para atender um chamado;
II- Essas horas são de 8 às 12hras e das 14 às 18hras de segunda a sexta.

Dadas estas duas datas de chamado acima, eu preciso saber a quantidade de horas/min que foi necessário para o chamado ser finalizado

Entretanto....

Intervalos que não deve-se contar horas:

A- Não deve ser contadas as horas entre 18:00 de um determinado dia util e 8:00 do dia seguinte (util) e também não deve ser contado o horário de almoço ( 12 ás 14hras);

B -Não deve ser contato sabados, domingos e feriados.

Mais um dado importante:

C - Se a data/hora do informe que o chamado foi aberto estiver entre os intervalos proibidos, acima, devo considerar o primeiro minuto, da primeira hora, do proximo dia permitido.

D- A data hora do informe da finalização do chamado SEMPRE ESTARÁ EM UMA DATA/HORA PERMITIDA.

Fiz um modelinho e espero q me ajudem... mto obrigado!
abs,

Nayara,

como a solução do colega aí acima ficou completamente insatisfatória, me motivei a continuar.

TUDO RESOLVIDO creio que além das espectativas.

tem várias colunas ocultas. marque da primeira até a ultima coluna e mande reexibir no botão direito do mouse.
se vc não souber muito bem o que está fazendo, aconselho a não mudar nada nas colunas ocultas, pois está muito complexo. Muita coisa interligada.
apague a coluna H se quiser (Prazo para atendimento/ horas úteis), pois não está sendo usada para nada. Coloquei as 8:00 do prazo dentro da formula.

ABERTURA
previ casos como:

abertura do registro antes das 8h , entre 12 e 14h , e após as 18h;
fim de semana (FDS);
feriados;
feriado quinta enforcando sexta* ( * a sexta também tem que definir como feriado na tabela );
feriado terça enforcando segunda* ( * idem acima);
feriado sexta com outro feriado na segunda seguinte, inclusive prevendo as duas situações acima;
feriado de carnaval contando segunda, terça e quarta. Não contei como dia Útil a quarta após 12h. Contei como feriado também;
Leia as regras para a tabela de feriados na aba tabela de feriados

PRAZO
previ casos como:

se hora abertura válida for 8:00, prazo será 18:00 do mesmo dia;
qualquer outra situação, será dia seguinte no mesmo horário;
se o dia seguinte for feriado e/ou FDS, este será ajustado;

SOLUÇÃO
previ casos como:

dentro do prazo;
fora do prazo descontando, se for o caso, hora de almoço, noite, feriados e (1)um FDS.

DEU UMA TRABALHEIRA ENORMEEEEEEEEEEEEE
rsrsrsrsrs
mas eu me amarro em desafio no excel. rsrs

enfim, creio que está tudo funcionando.
Deixei a planilha protegida, mas sem senha e um monte de exemplo para testar as situações.
qualquer coisa me avise.

e se achar que ficou legal, clica no joinha, curtir, agradecer aí do lado.

abraço.

Rubens

 
Postado : 18/10/2012 6:19 pm
(@piantavini)
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Rubens , bom dia.

Estou aproveitando sua solução à questão da Nayara, para tratar um dashboard que estou montando aqui, porem meu SLA é variavel e nesta planilha (diga-se de passagem , é quase um sistema) tu informa que o sla de 8horas esta imbutido nas formulas..

Onde na formula eu poderia incluir para ele somar o valor de uma celula?

Aguardo e agradeço.

Piantavini, Alessandro

 
Postado : 17/04/2013 6:12 am
(@michelle)
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Olá pessoal, bom dia!

Meus parabéns a planília, está demais.
Agora tenho uma dúvida: e se a planilha somente não deve contar com sábados, domingos e feriados, o que devo alterar?
Acho que é uma coisa simples, mão não estou conseguindo fazer.

 
Postado : 12/08/2013 8:21 am
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