Pessoal, eu trabalho com dois sistemas que usam das mesmas informações, basicamente nós produzimos fisicamente um lote com algumas informações que são repassadas manualmente, essas informações são incluidas em dois sistemas autonomos e precisamos garantir que esses dois sistemas tenham os mesmos dados.
Sendo assim, todos os dias eu baixo relatório dos dois sistemas e começo a comparação, mas apesar de eu ter conseguido tornar o processo mais rápido e automático, eu acho que ainda pode melhorar mas não sei uma forma e queria saber se vocês tem alguma dica.
Atualmente eu baixo a planilha dos 2 sistemas e deixo dentro do mesmo arquivo, sendo assim, eu começo a mexer na formatação das duas abas e deixo as colunas na mesma ordem e sequencia, classifico as duas planilhas do menor para o maior, assim as duas abas tem que ficar na mesma sequencia e mesma ordem e, se tudo estiver correto, todos os dados devem estar iguais.
Após isso, eu abro uma terceira aba "comparação" e coloco a seguinte formula na A1: =SE('Sistema 1'!A1<>'Sistema 2'!A1;"verificar";""), então eu pego e arrasto para a quantidade de colunas que tem e em seguida puxo para a quantidade de linhas que as duas planilhas tiver.
Com isso, eu inicio a verificação, olhando as celulas que estão mostrando o texto "verificar". Como falei, essa forma de trabalhar já me deu uma encurtada na tarefa, pq basicamente o excel já analisa as informações, mas eu ainda acho q está muito manual pq por vezes é só a formatação que está errada e eu tenho que reaplicar as fórmulas.
Vou enviar a planilha em anexo para que vocês possam me dar dica de como melhorar essa comparação, se possível.
Desde já, agradeço.
Postado : 21/03/2024 10:59 am