Atribuir banco de d...
 
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Atribuir banco de dados ao projeto

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(@fabioprade)
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Bom dia a todos,

Estou transformando o q era um cadastro de Fornecedores em meu cadastro de Clientes, este exemplo indicado pelo Mauro e exatamente o que preciso,
so que no meu "programa", alem do cadastro de clientes, no mesmo pacote, preciso de um cadastro de corridas a prazo e outro para corridas a vista, e gostaria de usar a base deste mesmo exemplo, so que nao entendi e nao consegui atribuir outro banco de dados para este exemplo, e é ai que entram os colegas.

Desde ja agradeço.

 
Postado : 19/02/2012 10:14 pm
(@fernandofernandes)
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Fábio, não sei se entendi corretamente, mas você quer adicionar outros BD ao seu aplicativo ?

Se for isto, de uma olhada neste outro modelo que adaptei, onde temos acesso a 4 BD diferentes alem de Graficos:

Modelo Cadastro V3 - Acesso a outros BD + Graficos
http://www.tomasvasquez.com.br/forum/vi ... f=16&t=633

Se não for isto, favor detalhar melhor o que pretende.

[]s

 
Postado : 20/02/2012 8:05 am
(@fabioprade)
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Mauro, começo pedindo desculpas pela pouca experiencia, mas caso contrario nao estaria aqui fazendo tantas perguntas, hehehe.

Assim, ontem por indicaçao tua, fui atras deste aplicativo que cadastra fornecedores, estou fazendo as adaptaçoes e ficou perfeito para as minhas necessidades
( tanto o cadastro como a pesquisa), especialmente esta segunda, so que no mesmo aplicativo preciso ter mais duas opçoes de cadastro e pesquisa( serviçoes a vista, serviçoes a prazo), ate ai e facil, faço pocia do formulario e do codigo e tripliquei, mas nao sou capaz ainda de referenciar o banco de dados para cada uma delas.
E isso, espero um retorno,

Mais uma vez obrigado.

 
Postado : 20/02/2012 9:41 am
(@fernandofernandes)
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Fabio, mas o que quer adaptar ?

Em seu modelo, o arquivo "ModeloCadastro_Dados.xls" só tem a aba "Fornecedores", a que é referenciada no arquivo "NOVO PROJETOMdC_FrontEnd ListView.xlsm".

Você quer adicionar novas abas no "ModeloCadastro_Dados.xls" e fazer referencias a elas ? Seria isto ?

Se sim, quais serão estas abas, quais as colunas, quais dados ?

Veja que neste outro link tem uma explicação de como acrescentarmos novas abas e como referencia-las.
Modelo Cadastro V3 - Adaptações
http://www.tomasvasquez.com.br/forum/vi ... f=16&t=595

Sei da dificuldade qdo não temos intimidade com o VBA, mas é necessário mais detalhes e se possivel um exemplo da forma que estarão disponiveis os dados em uma nova aba, se for este o caso tratado aqui.

[]d

 
Postado : 20/02/2012 9:57 am
(@fabioprade)
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Você quer adicionar novas abas no "ModeloCadastro_Dados.xls" e fazer referencias a elas ? Seria isto ?

Exatamente isto, mas acho que lendo "Modelo Cadastro V3 - Adaptações" vou conseguir, se nao, vou deixar aberto este topico para pedir mais ajuda.
Mauro somos do mesmo municipio e gostaria de começar a estudar este mundo, me indique alguma escola, pessoa, ou seja la o que for.

Obrigado

 
Postado : 20/02/2012 11:09 am
(@fabioprade)
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Bom, criei a segunda aba(cliente) no banco de dados e consegui referenciar, mas agora tenho alguns problemas para abrir os formularios "frmclientes" e "frmpesquisaclientes"
seguramente fiz alguma coisa errada ou deixei de fazer, mas nao consiguo entender, Alguem pode dar uma revisada por favor???

Obs. Tem muita coisa para completar ainda( isso eu faço depois) ( mais colunas,cabeçario, entre outras) mas nao consegui fazer funcionar algumas coisas importantes na parte dos codigos, deem uma olhada.

Obrigado

Fabio Pradella

 
Postado : 20/02/2012 3:05 pm
(@fernandofernandes)
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Fabio, a principio em qualquer adaptação de um modelo pronto para a nossa finalidade, o ideal :

Primeiro montarmos o novo BD com as colunas que iremos utilizar e rotula-las, isto você já fez;

Segundo, ajustar os nomes dos Controles para um nome que consigamos saber a que controle e coluna(dados) se refere, por exemplo :
Em sua aba cliente, temos 3 colunas : CódigoCliente, RazaoSocial e CNPJ, e em seu formulário frmclientes a primeira constante está assim :
Const colCodigoCodigoCliente As Integer = 1

e na rotina CarregaRegistro temos :
Me.txtCodigoFornecedor.Text = .Cells(indiceRegistro, colCodigoCliente).Value, e o correto deveria de ser :
Me.txtCodigoCliente.Text = .Cells(indiceRegistro, colCodigoCodigoCliente).Value
Veja que alem do erro da variavel "colCodigoCodigoCliente", temos tambem o nome do controle diferente, ou seja neste formulário não temos o "txtCodigoFornecedor" e sim "txtCodigoCliente".
Antes de continuarmos verifique e ajuste todas as constantes, nomes dos controles e referencias que se referem a este formulário (frmclientes).

Outra obs, é que no evento UserForm_Initialize do frmclientes, você faz chamada a rotina "Call CarregaDadosIniciais" e a mesma não existe, a que temos é "CarregaDadosInicial".

Eu aconselho, uma vez que está fazendo adaptação para uma outra aba e está utilizando a rotina dentro do formulário, criar um nome especifico para tal, assim não confundimos com a outra rotina com mesmo nome que se encontra no frmCadastro.

Analise seu projeto, faça as correções, adaptações e ajustes e depois retorne se ainda continuar a ter dificuldades.

[]s

 
Postado : 20/02/2012 4:01 pm
(@fabioprade)
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Combinado...

E obrigado por enquanto.

 
Postado : 20/02/2012 4:23 pm
(@fabioprade)
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Entao, agora que arrumei alguns erros, nao consigo abrir o formulario pesquisa :?

 
Postado : 20/02/2012 6:20 pm
(@fernandofernandes)
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Fabio, quando der o erro, procure usar o Depurador, clique em ok, e não cancelar, assim você pode ir teclando "F8" e a rotina irá sendo executada passo a passo até chegar na linha (instrução) que o erro.

Mais uma vez o erro é devido a referencias inexistentes, procure verificar com calma, acertando um controle, variavel por vez, veja, na linha da rotna PopulaCidades, você colocou :

sql = "SELECT DISTINCT Cidade FROM [cliente$]"

e não temos a Coluna (Rotulo) "Cidade" na aba Cliente, e depois na rotina "PreecheRecordSet" você não definiu onde irá pesquisar :
sql = "SELECT * FROM [cliente$]", e mais abaixo você tem a instrução :
Call MontaClausulaWhere(txtNomeEmpresa.Name, "nomeempresa", sqlWhere), só que nã otemos um textbox "txtNomeEmpresa"

Reveja tudo com calma, em programação a pressa é inimiga.

Me esqueci de comentar anteriormente, você disse que somos da mesma região, você mora ou trabalha em SJP ?
Quanto a cursos, eu não cheguei a fazer nenhum, o pouco que sei foi por intermedio de livros, foruns e aposilas baixadas da net.

[]s

 
Postado : 20/02/2012 7:47 pm
(@fabioprade)
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Sou de Curitiba, entao, comecei a pesquisar o mundo vba para fazer uma pequena planilha,a agora q descobri o quanto e podereso este mundo, fiquei apaixonado e nao consiguo mais parar, assim que conserguirmos completar o projeto vou postalo para exemplo.
So tenho a te agradecer a vc e a tua paciencia, espero um dia poder ser util assim aqui no forum, em relaçao ao teu pouco, quero saber so a metade,hehehe.

 
Postado : 20/02/2012 8:11 pm
(@fabioprade)
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Bom dia professor Mauro, hehehe.

Mauro, revisei com muito cuidado, completei as partes que faltavam mas ainda nao abre o formulario pesquisa, aos meus olhos o erro nao aparece, por mais que eu use o depurador, agora aprendi a usar o f8 tambem, nao consegui identificar o erro.

Conto com a tua paciencia para apontar o erro para poder arrumalo, ( nunca aprendi tanto como neste topico ).
Obs. De tanto tentar arrumar e fuçando, acabei conseguindo so que carregava o formulario de pesquisa do formulario Cadastro e nao o dela, mas ontem tentando
colocar a casa em dia, nem abrir mais o formulario abre.

Obrigado.

 
Postado : 21/02/2012 8:16 am
(@fernandofernandes)
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Fabio, no post anterior eu fiz a obs :
sql = "SELECT DISTINCT Cidade FROM [cliente$]"
e não temos a Coluna (Rotulo) "Cidade" na aba Cliente.

Agora você renomeou a Aba Cliente para BDClientes e fez a chamada na instrução a coluna Cidade a qual NÂO TEMOS na planilha, alias só tem uma coluna rotulada (CódigoCliente)

Para você entender melhor, faça o seguinte :
Na rotina PopulaCidades, deixe esta linha como está :
sql = "SELECT DISTINCT Cidade FROM [BDClientes$]"

Abra o BD "ModeloCadastro_Dados.xls" e na Coluna B em B1 digite "Cidade", sem as aspas, feche e salve o arquivo, agora o form pesquisa irá abrir.
Perceba que a instrução SQL procura pela coluna Cidade no arquivo "ModeloCadastro_Dados.xls" em uma Coluna rotulada como "Cidade", sendo assim, as demais colunas tamebem teem de ter rotulos se for utiliza-las em outra instrução SQL.

Releia o post anterior e veja a outra obs sobre a rotina "PreecheRecordSet".

Para entender um pouco mais sobre SQL, de uma ohada no site abaixo, é muito bom :
SQL SELECT Statement
http://www.w3schools.com/sql/sql_select.asp

[]s

 
Postado : 21/02/2012 9:56 am
(@fabioprade)
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Tudo tinindo SuperMauro, se eu tivesse prestado mais atençao na tua frase:

""Você quer adicionar novas abas no "ModeloCadastro_Dados.xls" e fazer referencias a elas ? Seria isto ?
Se sim, quais serão estas abas, quais as colunas, quais dados ?""

Nao teria 80% do trabalho que tive( e vc tbm, hehehe ) mas tbm nao teria aprendido tanto, isto sim que foi uma aula de variaveis, mas ainda tenho muita coisa a aprender, depois do teu ultimo post que me fez entrar no formulario pesquisa, tive q reorganizar toda a grade "btnfiltrar" e a "function PreecheRecordeset".

Um muito obrigado a voce, a tua paciencia em ensinar, e a este grande forum.

Ate a proxima duvida.

Fabio Pradella

 
Postado : 21/02/2012 12:51 pm