No caso da sua planilha, em que você escolheu montar o histórico a partir das entradas dos dados sempre nas mesmas três células (D6, E6 e D7), macro é a única solução, pois por fórmulas não é possível.
Uma alternativa sem o uso de macros seria você inserir os dados diretamente no histórico, ou seja, inserir manualmente os dados a partir de C11, e não mais utilizar D6, E6 e D7.
Eu utilizo um controle desse tipo que comentei acima, a partir de A1 ~~~> DATA | DESCRIÇÃO | VALOR | SALDO
Utilizando datas e não somente dias, você pode puxar valores mensais com critério intervalo de datas. Equivalentes às fórmulas que coloquei em D3:F3.
E em lugar de duas colunas ENTRADA | SAÍDA eu utilizo somente a coluna VALOR, assim, valores referentes às entradas eu coloco o valor negativo, e valores referentes às saídas eu coloco o valor sem sinal.
Exs. salário -100,00; iptu 10,00. Dessa forma a fórmula em G, que retorna o SALDO, ficaria =(célula de cima) - (VALOR). E para puxar entradas é possível somar com critérios intervalo da datas & valores negativos e ainda somar os positivos para obter as saídas.
Ao invés de uma planilha para cada mês, eu sugiro uma planilha para cada ano. Coloque os dados na sequência vertical e as datas em ordem cronológica, sem linhas vazias no meio dos dados, assim o Excel trata tudo como uma única tabela, e aí, além das fórmulas, você pode aplicar outros recursos como o Auto Filtro e Classificar.
Postado : 30/12/2022 6:10 pm