Notifications
Clear all

Como dividir um valor para meses seguintes

8 Posts
2 Usuários
0 Reactions
3,928 Visualizações
(@allexb10)
Posts: 5
Active Member
Topic starter
 

Olá,

Criei uma planilha para controle de vendas. Esta planilha contém dados como:
nome do cliente, endereco, valor da compra, descricao da compra, qtd de parcelas e data do primeiro vencimento e parcela.

Pois bem, criei em outra aba, uma formula com índices matricial para buscar de acordo com o mês, todos os resultados.
Mas por exemplo se eu vendi o valor de 300 reais e dividi em 3 vezes sendo que o 1º vencimento é para 02/02
significa que quando eu selecionasse o mes de fevereiro, no campo parcela deveria constar 1/3, marco 2/3 e abril 3/3 claro que com o
valor da parcela no campo de valor.

Mas como estou fazendo isto preencher automático, como devo fazer para que ao selecionar o mes estes valores apareçam em todos os meses que devem
aparecer de acordo com a data do vencimento?

Desculpe se não fui claro.

A fórmula que utilizo em cada campo para trazer as informações é:

{=IFERROR(INDEX(Sheet1!$A$4:Sheet1!$M$2000;SMALL(IF(Sheet1!$M$4:Sheet1!$M$2000=$L$3;ROW(Sheet1!$A$4:Sheet1!$M$2000)-3);ROW(A1));1);"")}

Sendo que apenas mudo o ultimo parâmetro que é o numero da coluna que quero buscar a informação.

Queria que ao trazer os dados, ter alguma forma de informar no campo parcela se é de 1/3, 2/3... e claro isto em cada mês selecionado.

Desde já agradeço!

 
Postado : 29/12/2014 9:59 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde Alex

Seja bem-vindo ao fórum!

Na biblioteca, tem uma planilha que eu postei sobre Controle de Vendas com Cartão de Crédito, que talvez possa te ajudar.

viewtopic.php?f=21&t=3263

Se a dica foi útil, clique na mãozinha que fica do lado da ferramenta Citar.

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 29/12/2014 10:06 am
(@allexb10)
Posts: 5
Active Member
Topic starter
 

Obrigado Patropi.

Seguinte, sua planilha daria se eu estivesse utilizando varias para realizar/buscar os dados.
Mas estou utilizando apenas uma e estou utilizando vetor e índice, pois o procv só busca um valor.

Segue em anexo um exemplo do que criei.

Na aba 1, lanço os dados(vendas) lá no campo 1º VENCIMENTO, para denominar em qual mês aparece primeiro. Na aba 2, no campo mês, eu apenas escolho o mês e as formulas abaixo, preenchem com os valores respectivos daquele campo 1º vencimento se for referente ao mês selecionado.

PS: No exemplo que estou enviando, não está salvando uma fórmula. Esta deve ser inserida na L3 da aba 2:

=IF(K3="JANEIRO";1;IF(K3="FEVEREIRO";2;IF(K3="MARÇO";3;IF(K3="ABRIL";4;IF(K3="MAIO";5;IF(K3="JUNHO";6;IF(K3="JULHO";7;IF(K3="AGOSTO";8;IF(K3="SETEMBRO";9;IF(K3="OUTUBRO";10;IF(K3="NOVEMBRO";11;IF(K3="DEZEMBRO";12))))))))))))

O que quero é por exemplo, se tivesse sido efetuado uma vendo no mês de janeiro, o vencimento para marco significa que apareceria no mês de marco quando selecionar o mês na aba 2, mas se esta venda fosse dividida em 3 vezes, as outras duas parcelas teriam que aparecer também nos outros dois meses(abril e maio).
Quero de alguma forma exibir estas parcelas também nos meses referentes de acordo com o que já tenho.

Consegui compreender melhor!?

 
Postado : 29/12/2014 10:46 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde allexb10,

Cara, da pra melhorar muito o desempenho da planilha, mas final de ano o tempo é escasso...

Segue solução desse problema.

Qualquer coisa da o grito.
Abraço

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 29/12/2014 12:07 pm
(@allexb10)
Posts: 5
Active Member
Topic starter
 

Boa tarde Bernardo,

Que a planilha pode melhorar o desempenho com certeza farei isto mais tarde.
Quanto a solução que me enviou é somente sobre o código que postei no PS, é isso?
Este código é sem importância até então pois serve apenas para identificar o numero do mês.

A minha dúvida é sobre os parcelamentos. Como devo fazer para exibir para os meses respectivos de acordo com a qtd de parcelas.

Exemplo: Se eu selecionar o mes de janeiro e lá contem a compra que está com 2 vezes, quero que no mês de fevereiro e marco, também mostre este valor/parcela.

Se tiver um tempo para ajudar, agradeço!

 
Postado : 29/12/2014 12:59 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Cara, primeiramente se olha o desempenho, pois pode ter trabalho com toda a estrutura da planilha..

Devido ao preenchimento escasso da planilha estrutura, informações e tudo mais, fiz algumas modificações "extras", mas vê se ajuda.

Qualquer coisa da o grito.
Abraço

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 29/12/2014 1:47 pm
(@allexb10)
Posts: 5
Active Member
Topic starter
 

Obrigado Bernardo,

Tens razão quando fala sobre o desempenho já desde o início. Sou desenvolvedor WEB e sei mais do que ninguém sobre o trabalho que dá arrumar depois, hehe.
Mas como todo mundo, sou meio angustiado para fazer funcionar, então....

Vou verificar os códigos e realizar os testes, pois gosto de saber como faz, pois posso precisar utilizar em outro caso.

Assim que verificar, volto para dar-lhe um feedback.

Obrigado novamente!!!!

 
Postado : 29/12/2014 2:23 pm
(@allexb10)
Posts: 5
Active Member
Topic starter
 

Bom dia Bernardo,

Funcionou perfeitamente!
Muito obrigado pela ajuda.

A partir deste modelo que possuo e que agora está funcional, vem outro caso relacionado.

Como pode perceber, a planilha que se escolhe o mês para apresentar os resultados, é referente a planilha somente de um mês.
Explico melhor:
A aba 1 mostra as vendas referentes ao mês de Dezembro, que serão lançados parcelas para os meses seguintes.
A aba 2 mostra somente os dados referentes aos lançamentos do mês de Dezembro.
Criarei uma planilha de lançamentos para cada mês. E se eu criar uma planilha de parcelas para cada mês, ficará tudo separado, tornando-se em vão a planilha de verificações de parcelas(devedoras).

Como faço para unir estas informações da planilha de parcelas em uma só?

Por exemplo na aba 2 (parcelas), posso realizar a busca em 12 planilhas diferentes(para cada mês) e mostrar todos os resultados juntos referentes ao mês selecionado?
Ou terei que criar também 12 planilhas de parcelas para depois unir em uma outra planilha os resultados?

Minha idéia seria criar apenas uma planilha de parcelas e exibir todos os resultados de todos os meses, mas será que é possível?

Já pensei em criar uma planilha de parcelas para cada mês e fazer uma tabela dinâmica, mas ela exibe apenas 3 ou 4 colunas é isso? Então não daria.

Seria possível me dar uma luz?

 
Postado : 31/12/2014 5:45 am