Amigos, bom dia.
Dei um pesquisada aqui antes de postar este tópico, mas não consegui achar nada que pudesse me ajudar a tirar a dúvida que estou tendo agora.
É o seguinte: minha mulher é médica, e ficou responsável, neste ano, por fazer a escala de plantões de todo o grupo que trabalha com ela no hospital. Ao todo, são 45 pessoas, divididas em 5 locais diferentes durantes os plantões. Para ajudá-la e minimizar o trabalho braçal, decidi fazer uma planilha que, até o momento, preenche todas as necessidades dela, menos uma. Para que fique claro qual é exatamente a minha necessidade, vou colocar as imagens aqui. Essa é a estrutura de uma dos meses da planilha (não reparem no "excel starter" - estou usando o do trabalho para postar aqui, mas tenho a versão completa em casa, onde estou desenvolvendo a planilha):
Primeiro ponto: Apesar de eu ter postado março, os meses são quebrados. O mês de abril, no caso, começa dia 26 de março e termina 22 de abril. O mês de maio começa dia 23 de abril etc, etc, etc;
Segundo ponto: como vocês podem ver, cada local do hospital precisa de um x números de médicos dando plantão de 24 horas e outro x dando plantão de 12 horas. Isso varia de acordo com o dia da semana, se é feriado, fim de semana normal etc;
Para poder contar o número de plantões que cada um dá em cada local, eu fiz uma outra tabelinha com uns CONT.SE que conta quantas vezes o nome da pessoa aparece em cada uma delas, conforme a imagem abaixo. Reparem na barra de fórmulas que eu criei nomes para os intervalos para facilitar:
A última planilha da pasta de trabalho é um apanhado anual que soma, mês a mês, quantos plantões cada médico deu em cada lugar (a versão de casa já tem, essa que estou anexando, não) e um total de plantões e horas dados no ano todo:
Vejam, com esses esquemas que eu fiz, eu consigo saber quase tudo. Quantos plantões cada um deu em cada lugar e quantas horas no total foram dadas de plantão. É aí que surge o problema e a resolução dele é muito simples, só não sei como proceder.
Estamos falando de 45 pessoas de personalidades diferentes. Ninguém quer dar plantão só nos feriados ou nos fins de semana. Tem lugar do hospital que é mais puxado que outros. Tem adventista, que guarda a sexta-feira, tem judeus ortodoxos, que não podem trabalhar no sábado, e assim vai indo. Para uma distribuição minimamente justa dos plantões, é necessário saber quantos e onde cada um está dando seus plantões (essa informação é ok, já temos), mas precisamos saber, também, quantas segundas-feiras, terças-feiras, quartas-ferias etc cada pessoa está de plantão no mês e depois no ano.
Tentei criar os períodos mês a mês, selecionando só as segundas-feiras na planilha e criando um rótulo, mas ele não reconhece (fica um {...} no lugar dos textos onde o CONT.SE vai buscar o critério). Bom, toda essa ladainha é para pedir ajuda de vocês a achar uma solução para essa dúvida. Como eu posso saber quantas segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sabados, domingos e feriados cada um deu?
De qualquer maneira, estou anexando a planilha toda, caso vocês queiram analisar mais a fundo. Também aceito sugestões de melhoria para fazer esse sistema funcionar melhor. O que eu quero é que minha mulher apenas coloque o nome da pessoa no campo e a planilha já mostre pra ela todos esses dados que facilitam a distribuição igual.
De qualquer maneira, agradeço a toda a ajuda e paciência adiantado.
Um abraço,
Vinicius Peixoto
Postado : 21/03/2012 8:40 am