Notifications
Clear all

Contar valores repetidos, entre meses.

11 Posts
4 Usuários
0 Reactions
2,391 Visualizações
vic7or
(@vic7or)
Posts: 94
Trusted Member
Topic starter
 

Prezados, boa noite.
Venho por meio desta procurar encontrar uma solução com vocês.

Estou fazendo um relatório que tem como objetivo trazer a contagem de certas informações na tabela.
Para isso, utilizei a fórmula CONT.SES();

O caso, é que travei na parte de fazer a contagem de dados que se repetem entre os meses.

Por exemplo.
Em uma coluna, tenho ITENS, e em outras "MÊS" e "ANO" (o que pode ser organizado como "DIA", se necessário).
Quero contar quantos itens no mês "X" não repetiram no mês "Y".

Imaginem da seguinte forma:
Tenho uma oficina. Para saber quais carros eu consegui resolver o problema, devo comparar quais deles não estão surgindo novamente no mês seguinte.
Então, deduzimos que, os carros que não aparecem, tiveram seus problemas resolvidos pelo mecânico.

É da mesma forma como quero tratar tal informação.

Na planilha exemplo, abaixo, apresento um exemplo de explicação.
Mas o caso de uso real é a aba "ITENS" e a aba "RELATÓRIOS".
Nesta aba relatórios, existe a coluna "OK", onde eu quero encaixar essa fórmula.

Como posso comparar/contar, os itens que não se repetem, no mês anterior, de cada mês?

 
Postado : 05/08/2013 9:19 pm
(@pedro)
Posts: 362
Reputable Member
 

Bom dia!

Onde você quer por a fórmula, na aba "modeloExemplo" mesmo?

Em quais células? Ali em H7:M11?

Sds. Pedro Júnior

 
Postado : 06/08/2013 5:12 am
vic7or
(@vic7or)
Posts: 94
Trusted Member
Topic starter
 

Bom dia, Pedro!
=)

A aba "modeloExemplo" é só a explicação do problema.

O caso de uso, real, é a aba "ITENS".

Veja que o que eu possuo são colunas que armazenam os mesmos itens, mas na mesma coluna, diferenciadas mês.

Com colunas separadas, há diversas formulas para contar as repetidas. Mas, no meu caso, ambas estão na mesma coluna.
"ITEM".

Quero contar quantos itens, não repetiram no mês seguinte. Mas só no mês seguinte.

Se, em janeiro, eu registrei 10 itens, e em fevereiro, 9, quero saber quantos itens de janeiro passaram pra fevereiro.
O que, de janeiro, não passar pra fevereiro, tem-se como "OK".

Imagine uma oficina.
Se, em janeiro, eu recebi 10 itens para concerto, e em fevereiro, tenho 18 itens para concerto, quero saber quantos itens de janeiro passaram pra fevereiro. Assim, tenho o controle do que não consegui concertar, em janeiro e continuou para fevereiro.
O que, de janeiro, não passar pra fevereiro, tem-se como "OK". Que é o valor que eu quero. O "Ok" da aba "RELATORIO".

 
Postado : 06/08/2013 5:33 am
(@pedro)
Posts: 362
Reputable Member
 

Me desculpe a lerdeza, mas ainda não compreendi onde você quer a solução.

Entendi o problema, (não fiz a solução ainda), mas eu entendi o problema desde o início.
Não entendi onde você quer que eu coloque a solução...

Na planilha "itens" na coluna H ?
Ou, você quer que sejam consertadas as formulas na planilha "relatório"?
Ou, você quer que a solução seja posta la na planilha "modeloExemplo" onde você preencheu manualmente o resultado esperado?

Onde você quer a fórmula que vai dar o resultado, saca?

Sds. Pedro Júnior

 
Postado : 06/08/2013 8:25 am
vic7or
(@vic7or)
Posts: 94
Trusted Member
Topic starter
 

Desculpe, Pedro.

Eu sempre complico minhas explicações.

Vou ser sucinto, pois sempre me complico quando tento explicar.

Os dados fonte estão na tabela "Itens".
O relatório de itens "ABC", apresenta os dados que estou buscando dessa fonte.
Mas, não consegui fazer a contagem dos itens que não passaram pro mês seguinte. Que é nosso objetivo.
Estes itens "OK" devem constar na coluna ok, de cada mês, por ano. Como apresentamos no relatório.
Veja:

Como dito, a ideia é aquela da oficina. Quero saber os itens que do mês atual, que são "ABC", que não apareceram no mês seguinte, como "ABC" também. Estes, seriam os "OK". Pois, em meu caso de uso, posso destacá-lo desta forma.

NOTA: podemos esquecer a aba "modeloExemplo".

Obrigado.

 
Postado : 06/08/2013 10:58 am
(@pedro)
Posts: 362
Reputable Member
 

Bah que problema cabeludo...

Estava analisando com mais atenção, e temos o mesmo desafio de lógica que tínhamos naquela planilha de pacientes e exames, ou seja, vários nomes de produtos (assim como vários pacientes) e variação de um mês pra outro (assim como o resultado de cada exame/consulta variava).

Vou tentar algumas coisas, mas tem que ser um semi-gênio pra resolver isso com excel (caso haja possibilidade de encaixar essa lógica no excel).

Eu nunca usei, nem manjo muito, (mas eu nunca precisei fazer planilhas tão complexas), mas a título de sugestão, nunca estudou integrar o Excel com um banco de Dados Access?
Ja vi gente rodando programas multifuncionais sobre Excel, normalmente com VBA e com integração no Access, coisas muito muito interessantes. XD (mas não é minha praia)

Sds. Pedro Júnior

 
Postado : 06/08/2013 2:18 pm
vic7or
(@vic7or)
Posts: 94
Trusted Member
Topic starter
 

Bom dia, Pedro.

Se separarmos em colunas, talvez fique mais fácil?

O que importa, pra mim, é trazer o resultado. Não importa o método.

=X

Bom dia, Pedro.

Era o que eu estava pensando ontem..
que eu só encontro pepino pra resolver com essas planilhas aqui da minha empresa.
E, ainda sou iniciante no mundo do excel.

Mas é o que tem, né!

E, sim, eu estou estudando a plataforma Access. Estou preparando o formulário para inserir as informações e o resto da estrutura (tabelas e relacionamentos) já estão todos feitos.
Mas este projeto, pra ficar completo ainda vai levar um tempo. Pois sou tão zerado na ferramenta Access quanto no Excel. E tenho tido pouco tempo para estudar ainda mais a ferramenta, resolvendo outros incêndios que surgem por aqui.

Desculpem trazer só missão cabeluda pra cá.
Vocês me ajudam muito.
=)

 
Postado : 07/08/2013 4:45 am
(@pedro)
Posts: 362
Reputable Member
 

Vou testar umas colunas auxiliares e verificar no banco de dados de outro fórum que eu participo, se eu conseguir (ou não) aviso...

Sds. Pedro Júnior

 
Postado : 07/08/2013 7:07 am
vic7or
(@vic7or)
Posts: 94
Trusted Member
Topic starter
 

Prezados, bom dia.

Sumi da face da Terra por um tempo.
Mas consegui retornar.

Vejam só,
como o Pedro estava comentando, que era complicado demais fazer uma fórmula que contasse os itens que apareceram em um mês anterior e que não apareceram no mês seguinte (Ex.: Item XYZ de Junho que não apareceu em Julho), eu sugeri dividir em colunas.

Eu fiz da seguinte forma:

Peguei todos os casos de certo mês (Junho), coloquei em uma coluna (A) e, do mês seguinte a este (julho), em outra coluna (B). Apenas para exemplificar.
E apliquei uma fórmual matricial que buscasse o valor de B em A.
Tornando os repetidos em uma soma de valores e os que não repetem, em ZERO.

No fim, faço a soma de todos os casos repetidos e subtraio dos valores do mês Junho.
Obtendo, assim, os itens "OK" que estou procurando.

=SOMA(SE(A:A=Bx;1;0))

O que gostaria que vocês me ajudassem, é em um método ou fórmula de simplificar este método, já que o ideal se torna tão difícil de ser realizado.

Na aba ITENS, temos os registros de cada caso.
Na aba Relatórios, temos a contagem de casos do tipo "ABC". Todos feitos com fórmulas "CONT.SES()".
E, neste relatório, temos que colocar os casos "OK". Onde eu não consegui criar uma fórmula para trazer o que eu quero. Somente dividindo entre colunas.

Os casos "OK" são os casos que foram corrigidos do mês anterior e entregues no mês atual.
Que é justamente o que eu estou procurando e precisando da ajuda de vocês.

Fiz a resolução deste caso no arquivo em anexo e procuro, com vocês, um método de simplificá-lo.

O arquivo está em anexo.

 
Postado : 22/08/2013 10:27 am
(@mailson)
Posts: 1
New Member
 

Bom dia a todos!

Quando tento fazer o download do arquivo, sempre aparece erro devido a arquivo corrompido.

 
Postado : 15/11/2016 7:07 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Bom dia Mailson

Seja bem-vindo ao fórum!

Desde a migração do fórum para um novo provedor, os arquivos anexados antes desta data, ficaram todos corrompidos.

Crie um novo tópico com a tua dúvida, anexando uma planilha com os dados, que resolvemos para você.

Para facilitar a tua participação no fórum, sugiro tomar conhecimento do conteúdo dos links abaixo:
viewtopic.php?f=7&t=203
viewtopic.php?f=7&t=7903
viewtopic.php?f=7&t=3841
viewtopic.php?f=7&t=16757
viewtopic.php?f=7&t=12600
viewtopic.php?f=7&t=3371

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 15/11/2016 7:51 am