Notifications
Clear all

Fórmula para cálculo de horas, de acordo com o dia

11 Posts
2 Usuários
0 Reactions
1,168 Visualizações
(@witiski)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Boa tarde povo,

Sou relativamente inexperiente no excel, não conheço as formas "certas" de fazer fórmulas e afins, vou dando contornadas e fazendo gambiarras, mas geralmente atinjo o resultado desejado.
No momento estou fazendo um esquema para calcular horas mensais de funcionários, de da forma mais automatizada possível.
Porém estou me batendo para criar uma fórmula que calcule as horas faltantes do dia, devido ao número de variáveis envolvidas.

Preciso de algo que faça o seguinte:

Na coluna "Falta"

Se for domingo, sempre mostrar o valor "00:00"
Se for sábado, o funcionário trabalha no sábado e trabalhou menos que 04h fazer as "horas laborais" - "04:00" se trabalhou mais mostrar "00:00"
Se for sábado e o funcionário NÃO trabalha no sábado normalmente, mas trabalhou em algum sábado extraordinário, mostrar "00:00" (pois o valor será contado como hora extra na coluna apropriada)
Se for um dia de semana e o funcionário trabalhou menos que a carga horária, "fazer horas laborais" - "carga horária", senão mostrar "00:00"

Todos essas variáveis estão presentes em uma ficha cadastral, presente na primeira planilha do documento e são puxadas para cada planilha ponto.

Para facilitar o entendimento (porque não sei se consigo ser mais claro que isso) anexei meus resultados até o momento.

OBS: Estou aberto à mudanças na estrutura das tabelas, caso necessário.

Informações adicionais:

O cálculo para o sábado é o que está dando o principal erro, pois com a fórmula atual, o cálculo é feito diminuindo "horas laborais" de "04:00". Se o funcionário trabalhar 03:00 fica certo( devendo 1h), porém se ele fizer mais que 4h, digamos 8h, o valor não muda para 0 e sim para -4h, como se essas horas extras fossem tidas como falta

 
Postado : 16/09/2015 1:21 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa noite witiski

Seja bem-vindo ao fórum!

Achei estranho no teu cartão, possuir uma 3ª coluna para pontamento das horas extras, pois normalmente, a fórmula já registra a hora excedente, não necessitando uma coluna exclusiva para marcação.

Na célula k1 dá para fazer uma lista de validação para você selecionar o mês?ano desejado.
O período da para ser lançado automaticamente com fórmulas, baseado na data inicial da célula k1.
Acoluna dias de semana também dá para fazer com fórmulas, assim se você alterar o mês é atualizado automaticamente.
Na coluna A dá para inseri uma fórmula que só mostra os dias do mês, por exemplo, em fevereiro só mostra 28 ou 29 dias.
Eu reformularia quase toda a tua planilha.

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 16/09/2015 4:06 pm
(@witiski)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Bom dia Patropi,

Obrigado pela resposta!

O cartão possui uma coluna extra para um terceiro período pois as vezes os colaboradores acabam fazendo 6 marcações diárias (dois intervalos, quando pedem dispensa por algumas horas etc..)

Já a coluna "dias da semana" tive que fazer manual, pois por algum motivo minhas fórmulas para o cálculo das horas não identificavam o texto "sáb" ou "dom" se eu utilizasse a fórmula para preencher. Até porque, o planejado era mudar apenas o mês, na parte superior e todos os dias serem alterados automaticamente, tentei até mesmo fazer com que quando mudasse o mês/dia a cor das células de sábado e domingo mudassem, mas como não achei uma forma de fazer isso, tive que dar meus contornos :/

Quanto as sugestões sobre a coluna A e a célula K1, vou modificá-las e ver como fica, obrigado!

Alguma sugestão em relação a fórmula para a falta?

 
Postado : 17/09/2015 6:13 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Bom dia Witiski

Deixei a tua planilha toda automatizada, inclusive com formatação condicional para deixar sábados e domingos na cor vermelha.

Para testar selecione o mês de fevereiro/2015 na célula C3.

Se foi útil, clique na mãozinha que fica do lado da ferramenta Citar.

Dê retorno.

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 17/09/2015 8:29 am
(@witiski)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Obrigado Petropi, :D

Ajudou e muito, está quase 100% perfeita!

Só falta que a coluna falta tenha o valor 00:00 quando o colaborador não trabalha normalmente no sábado. Pois, as vezes um colaborador que não trabalha normalmente aos sábados, acaba vindo trabalhar, em eventos, palestras (algumas valem hora extra), viagens, etc..

Sugestões de como conseguir esse efeito?

Obrigado desde já!

 
Postado : 17/09/2015 12:28 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

witiski

Posso tentar ajudar, mas para isso preciso saber os critérios para mais essa condição na fórmula.

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 17/09/2015 2:51 pm
(@witiski)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Patropi,

Bom os critérios não mudam muito do que já está ali na fórmula que você desenvolveu.
No momento está assim:

=SE(A12="";"";SE(DIA.DA.SEMANA(A12)=1;$E$9;SE(E(DIA.DA.SEMANA(A12)=7;$D$8="Sim");MOD($F$9-I12;1);SE(I12<$I$8;$I$8-I12;$E$9))))

Sendo:
A12=os dias da semana;
E9= 00:00;
D8= sim ou não, de acordo com o expediente no sábado;
F9= a carga horária do sábado, que é 04:00;
I12= horas laborais ;
I8= a carga horária diária.

Atualmente o que ela faz é: Se o trabalhador está escalado para os sábados (D8=sim) mostrar e diminuir 04:00 (F9) das horas laborais (I12). E se o colaborador NÃO trabalha aos sábados mostra 08:00 na coluna das faltas (I)

O que eu preciso que ela faça a mais do que já faz, é mostrar 0 (ou o valor de E9) na coluna Faltas caso o colaborador não trabalhe no sábado (D8= não). Pois, se ele acabar trabalhando essas horas viram hora extra.

Obrigado por tudo!

 
Postado : 18/09/2015 10:57 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa tarde

Copie e cole a formula abaixo, na célula N13 e arraste até a N43.

=SE(B13="";"";SE(DIA.DA.SEMANA(B13)=1;$G$10;SE(E(DIA.DA.SEMANA(B13)=7;$F$9="SIM");MOD($H$10-K13;1);SE(E(DIA.DA.SEMANA(B13)=7;$F$9="NÃO");G10;SE(E($F$9="NÃO";K13<$K$9);$K$9-K13;$G$10)))))

Se foi útil, clique na mãozinha.

Faça testes e dê retorno, pois não tive tempo de testar.

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 18/09/2015 11:21 am
(@witiski)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Testei, deu certo para quando o sábado é NÃO. Porém se eu marcar o sábado como SIM a coluna N toda passa a ser 0 a não ser pelos sábados que ficaram certos, mostrando 04:00

É isso mesmo? No caso, eu teria que usar documentos diferente para o colaborador com jornada de 6 dias e para o de 5 dias?

 
Postado : 18/09/2015 11:33 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

witiski

É só mudar a última célula da fórmula de $E$9 para $K$9, ficando assim:

=SE(B13="";"";SE(DIA.DA.SEMANA(B13)=1;$G$10;SE(E(DIA.DA.SEMANA(B13)=7;$F$9="SIM");MOD($H$10-K13;1);SE(E(DIA.DA.SEMANA(B13)=7;$F$9="NÃO");G10;SE(E($F$9="NÃO";K13<$K$9);$K$9-K13;$K$9)))))

Quando a outra dúvida, quando eu tiver tempo eu vejo o que dá para fazer.

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 18/09/2015 12:58 pm
(@witiski)
Posts: 6
Active Member
Topic starter
 

Deu certo, muito obrigado pela ajuda, ficou sensacional!

 
Postado : 18/09/2015 1:39 pm