Olá! Boa tarde a todos.
Desenvolvi uma pequena planilha no Excel para o meu pequeno negócio e, até entender que precisava de algo mais na hora de pesquisar informações detalhadas sobre os pagamentos/recebimentos, percebi que não conseguia escrever fórmulas especiais elaboradas em virtude do meu pouco conhecimento sobre o assunto.
A planilha, como disse, é composta por 12 pastas, que representam os meses do ano (JAN, FEV, MAR,..... NOV, DEZ).
Em cada pasta eu tenho a seguinte estruturam mês a mês:
DATA COMPRA DISCRIMINAÇÃO CLIENTE/FORNEC RECEITA/DESPESA STATUS PAGTO DATA PAGTO
Então, estava ficando muito chato ter que abrir pasta a pasta e ficar rolando a página de dados, tentando observar o que não havia sido pago aos nossos fornecedores ou o que não havia sido recebido dos nossos clientes, em uma lista vertical considerável, por exemplo.
Minha ideia era minimizar esta busca, criando uma Pasta adicional (Receitas não Pagas) onde, através de uma Validação de Dados (Caixa de combinação com os meses do ano), eu pudesse obter na pesquisa, por exemplo, as informações sobre vendas não pagas em função da data de realização da compra, cuja estrutura idealizada seria +/- como mostrado abaixo:
Selecione um Mês: <Caixa de Combinação>
DATA COMPRA DISCRIMINAÇÃO CLIENTE/FORNEC RECEITA/DESPESA STATUS PAGTO DATA PAGTO
Dessa forma, o que gostaria é: uma vez escolhido um determinado mês na combo, o Excel com base em uma fórmula para cada coluna, pesquizasse no mês em referência, nas Datas de Compras e retornasse os dados das demais colunas, cujo Status do Pagto fosse igual a "Não Pago".
Confesso que tentei criar uma fórmula (Procv, Procv+Indireto, Índice+Corresp), mas por não tenho conhecimentos de programação ou de como elaborar fórmulas mais específicas, acabei não conseguindo um resultado satisfatório.
Ficarei grato caso alguém possa ajudar-me nesse sentido.
Atenciosamente,
Luiz Alberto
Postado : 29/08/2017 5:16 am