Boa tarde, Colegas...
Lembro de ter ouvido em uma Live de uma entrevista com nosso MVP brasileiro, o João B. Savastano, ele comentando exatamente isso: que um dos pecados originais que o time da Microsoft responsável por criar o Excel fez foi o de deixar padrão o uso de letras para as colunas ao invés de números. Mudar isso agora seria muito difícil pela cultura disseminada.
Claro que vcs já sabem, mas só lembrando que, se quisermos uma alternativa à isso, dá pra usar referências no estilo L1C1 ao invés do estilo A1 padrão, coisa que dificilmente fazemos ou lembramos que está disponível (Arquivo > Opções > Fórmulas > Trabalhando com Fórmulas > Estilo de Referência L1C1). Nela as colunas e linhas são numéricas, como se vê na imagem.
Na imagem, para nos referirmos por exemplo à célula =C4, usaríamos ao invés disso =L4C3, ou seja, 4ª linha, 3ª coluna (absoluta).
Uma característica importante desse método é que as referências relativas são inseridas explicitamente, colocando a quantidade entre colchetes (semelhante ao uso na função DESLOC). Por exemplo, se numa fórmula quero me referir à célula 1 linha acima e 6 colunas à direita da célula em que coloquei a fórmula, usaria:
=L[-1]C[6]
Postado : 29/09/2018 12:30 pm