Notifications
Clear all

Relatório de Comissões

11 Posts
3 Usuários
0 Reactions
1,737 Visualizações
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Olá pessoal!
Estou com uma dúvida de raciocinio lógico que não sei como resolver. Então, decidi recorrer aos experts!
Bom, tenho uma planilha com comissões de funcionários. A empresa é composta de 9 unidades e cerca de 100 vendedores.
Em anexo, segue a planilha que é utilizada hoje. Desta planilha é feita um relatório da seguinte forma:
- Existe a regra de que a venda precisa acontecer dentro d um prazo de 30 dias (coluna D).
- É feita a separação de cada um dos vendedores (coluna F). Neste exemplo tenho o André e a Patrícia.
- Em uma nova planilha é digitado somente o Nome do André, com todos os seus clientes. Todos aqueles que fixaram DENTRO do período gera a comissão para o vendedor. Neste caso, o Cliente Mauro gerou uma comissão para o André (pois fixou dentro do prazo).

Meu problemas: São 100 vendedores. Se cada um tiver 10 clientes no mês, são 100 nomes para ser digitados e calculados UM POR UM.
Pensei em usar tabela dinamica, ai consigo fazer o filtro que desejo. No entanto, para usar uma tabela dinamica ainda caio no problema d ter que imprimir um por um (crio o filtro da tabela, imprimo. Seleciono o nome do proximo vendedor e imprimo, proximo e imprimo... e por ai vai).

O que desejo fazer: Criar uma forma q eu aplique o filtro (nome do vendedor) e ele me mostre todas as informações referentes a este vendedor. De forma fácil eu consigo aplicar este mesmo filtro em TODA a minha base de dados.

Sugestões do que fazer ou como fazer?
Um grande abraço a todos

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 13/01/2014 6:06 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

bhleal,

Bom Dia!

Baixei seu arquivo e vi sua explicação. Para mim, está muito genérica a explicação e a planilha. Entendi apenas algumas coisas. Creio que com código VBA é perfeitamente possível fazer o que você está querendo.

Se entendi corretamente, você tem uma planilha com uma base de vendedores (essa aba VN que você enviou) e dessa planilha você quer montar uma outra aba onde você escolha o nome do vendedor e, automaticamente, se o vendedor tiver clientes que foram fixados (coluna E = SIM), seja montado um relatório daquele vendedor com suas respectiva comissões.

Para isso, são necessários mais dados pois em programação precisa-se saber de nomes de abas, números de colunas e linhas e uma série de outras coisas. Desse modo, sugiro, se for o caso, que você descaracteriza dados que você julga confidenciais (substituindo-os por dados fictícios), compacte seu arquivo e anexe o mesmo aqui. Desse modo, facilitará a compreensão e ajudará, inclusive, aos demais integrantes do fórum a prestar ajuda.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 13/01/2014 8:51 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

bhleal,

Bom Dia!

Baixei seu arquivo e vi sua explicação. Para mim, está muito genérica a explicação e a planilha. Entendi apenas algumas coisas. Creio que com código VBA é perfeitamente possível fazer o que você está querendo.

Se entendi corretamente, você tem uma planilha com uma base de vendedores (essa aba VN que você enviou) e dessa planilha você quer montar uma outra aba onde você escolha o nome do vendedor e, automaticamente, se o vendedor tiver clientes que foram fixados (coluna E = SIM), seja montado um relatório daquele vendedor com suas respectiva comissões.

Para isso, são necessários mais dados pois em programação precisa-se saber de nomes de abas, números de colunas e linhas e uma série de outras coisas. Desse modo, sugiro, se for o caso, que você descaracteriza dados que você julga confidenciais (substituindo-os por dados fictícios), compacte seu arquivo e anexe o mesmo aqui. Desse modo, facilitará a compreensão e ajudará, inclusive, aos demais integrantes do fórum a prestar ajuda.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 13/01/2014 8:52 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Olá Wagner, muito obrigado pela ajuda.
O que quero fazer é isso mesmo que você disse! Estou upando a planilha com algumas informações extras.
Note que eu tenho uma aba com o "banco de dados" e depois tenho outras abas para gerar a ficha de relatorio de impressão para cada vendedor. No exemplo que estou enviando, é como se tivesse feito o de dois vendedores. Mas como disse, possuo 100 vendedores, sendo que alguns trabalham em duas unidades. Ou seja, da mais de 100 nomes pra fazer na mão, um por um...
A ideia é: ele captura as informações da planilha e me gera o relatorio com base naquilo. Como disse, da pra resolver isso com tabela dinamica, mas caio no msm problema q é ter q trocar o filtro de nome as 100 vezes...
Tenho uma solução para isso que já desenvolvi no passado: usei somente a planilha de com o banco de dados e, no word, criei uma mala direta e usei o excel como base de dados. Resolveu meu problema e, um processo q demorava 4 dias hj é feito em 10 min. O desafio deste projeto de agora é o fato d q existe um calcula a ser feito (o valor da comissão, q pode variar entre vendedores).
Consegui ser um pouco mais claro? Qualquer dúvida me avisa!
Mais uma vez, muito obrigado.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 13/01/2014 10:59 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

bhleal,

Dúvidas:
1 - Na aba VN, o profissional Andre tem duas movimentações fixadas como SIM. Na aba MODELO_IMPRESSAO (relativa ao relatório do André) você diz colocou que a comissão de cada movimentação dois de R$ 47,00. Totalizando em D9 o valor de R$ 94,00. De onde vem os valores das comissões? Esses valores já não deveriam estar calculados também numa coluna da aba VN?

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 13/01/2014 12:27 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Wagner, obrigado mais uma vez.
Eu tenho uma planilha a parte onde existe o valor do salario fixo e o valor da comissão. Eu SEI que o valor da comissão deste funcionário é de 47, mas não soube como encaixar isso na planilha. Como te falei, esta é a forma como está hoje. Tudo bastante manual, o q demanda bastante tempo. Teu raciocinio está certo!
Vc me recomenda trazer essa planilha de valores para dentro desta pasta d trabalho?
Bom, pra não ter "ruidos" de comunicação e ficar remendando a planilha, basicamente o que preciso é de um controle de comissão de funcionários com a possibilidade de impressão (já que entrego para eles assinarem). Sugestões são bem vindas.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 13/01/2014 4:20 pm
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

bhleal,

Acredito que o que você está querendo é bem simples de fazer. Entretanto, aqui, por escrito, a comunicação é muito difícil e dúbia. Para fazer algo que fique realmente bom, é necessário ter o arquivo o mais perto da realidade possível. Em programação, não dá para ficar conjecturando e supondo. O processador só faz aquilo que se manda ele fazer. Nada além disso! Assim, se não disser para ele exatamente como agir e executar as instruções, ele não fará ou fará de forma incorreta.

Quero dizer com isso que você precisa disponibilizar sua planilha real (todo o arquivo ou arquivos) mesmo que para isso você descaracterize os dados que sejam confidenciais e os substitua por dados fictícios.

Dizer para você simplesmente trazer os cálculos para essa aba não resolve. Você faz isso e ai eu desenvolvo um código dessa forma. O que vai acontecer? Quando você receber o código e colocar no seu arquivo original, ele não vai rodar pois a lógica da programação foi desenvolvida para um outro tipo de situação e realidade. Entende?

Desse modo, peço mais uma vez: descaracterize seus dados e envie seu arquivo ou arquivos completos.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 13/01/2014 9:11 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Wagner,
Ai é que está o problema: a planilha real é isso o que te passei! Os valores de cada um dos vendedores é aplicado diretamente ali no relatório de comissão.
Estou tentando aquela outra solução, de fazer tudo no excel e deixar pra gerar o relatório no word. Me atende tranquilamente, o problema é que a mala-direta exibe apenas uma linha por vez. Eu necessitaria que ele me preenchesse o nome de TODOS os clientes que geraram comissão, mas até agora, só consigo fazer com que carregue o primeiro (a grosso modo, seria fazer, no Word, um PROCV com vários resultados).

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 14/01/2014 10:36 am
Basole
(@basole)
Posts: 487
Reputable Member
 

bhleal, como o Wagner falou fica meio dificil sem muita informação do que realmente voce precisa. De qualquer forma fiz um esboço levando em consideração as informações contidas na sua planilha
P. f. Veja se é isso msm. que esta querendo.

Click em se a resposta foi util!

 
Postado : 14/01/2014 6:58 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Basole,

O que você fez, é essa a ideia do que preciso!
Até este ponto está perfeito, consigo gerar os realatorios com base na minha base de dados. Tem mais um detalhe que, pra mim, é importante e outro que seria legal se tivesse:
- Neste exemplo, tenho ali o João, a Patrícia e o André, certo? Quando gero o relatório, ele me gera um relatório referente aquele vendedor. Então, o fluxo de trabalho administrativo seria selecionar o professor, mandar imprimir. Selecionar o professor, mandar imprimir... isso 3 vezes. Como disse, tenho 100 vendedores que trabalham em mais d uma unidade. Ou seja, este processo mais de 100 vezes. Haveria a possibilidade dele me gerar um arquivo de impressão (pode ser no proprio excel ou gerar um PDF) para eu poder imprimir eles em lote?
- A outra questão é se há a possibilidade de, na lista onde seleciono os nomes, ao invés de ter todos os dados da base, ter apenas a coluna de Profº (F).

No mais, muito obrigado pela colaboração. Do jeito que está já vai me fazer ganhar bastante tempo! Quando estiver pronta então, será uma ferramenta muito boa aqui pra mim!

*EDIT
Não querendo abusar da boa vontade, mas ele gera a comissão mesmo para aqueles que estão com o critério NÃO, na coluna FIXOU (E). Ou seja, está gerando comissão para todos os clientes, e não somente os fixados. Há a possibilidade de inserir algo semelhante a uma função SE?
Não manjo NADA d VBA, mas vi aqui q você utilizou ele. Tenho uma "inveja branca" d quem tem domínio deste recurso.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 16/01/2014 5:40 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Tentei fazer algumas coisas aqui com macro. Sem sucesso =(
Alguém teria alguma sugestão? Se eu conseguir resolver estes ultimos 3 pontos, fica perfeito o que preciso.
Mais uma vez, mto obrigado e desculpa ficar enchendo o saco... rsrs

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 20/01/2014 12:12 pm