Apesar disso, não entendi como a expressão le a coluna I e interpreta a diferença entre R, 1, 2, 3, 4...
E a segunda parte é totalmente semelhantes a primeira excluindo as "[" "]" e alterando para !C
Kall, apesar de vc ter dito que já entendeu, ainda respondendo a tua pergunta de como a fórmula funciona:
É um tanto complexo entender, embora vc já conheceu as funções matriciais, será útil que vc conheça como as 7 funções q utilizei trabalham e para que servem, e acompanhe a fórmula pela ferramenta de "avaliar fórmulas" do Excel, mas, em síntese, vamos pegar por essa parte:
INDIRETO("'PRODUCT BACKLOG ELETROS'!A"&MENOR(SE(SUBSTITUIR('PRODUCT BACKLOG ELETROS'!I$10:I$88;1;"R")="R";LIN('PRODUCT BACKLOG ELETROS'!I$10:I$88));LINS($10:10)))
eu usei uma função LIN para escolher a linha que será copiada, porém, essa escolha depende de uma condição, por isso eu usei um SE, o que seria assim:
se o valor de I10 for igual a R, então me dê o valor da linha I10 (que seria 10, pois é o número da linha).
Porém, eu coloquei em matricial, no range I10:I88 (o que seria dizer, para cada valor de I10 até I88, se ele for = R, me dê o valor da linha correspondente.
Aí entra outra questão, vc tinha 2 variáveis, que poderiam ser "R" ou 1 (2, 3, 4...)
Nisso eu usei a função SUBSTITUIR, para que todos os valores 1 (2, 3, 4) fossem transformados em valor "R", assim, dentro da fórmula, eu trabalho apenas com uma variável.
Então, como eu precisava pegar todas as linhas, em ordem, da menor para a maior, eu usei a função MENOR, que escolhe em ordem de valores, do menor para o maior, o que eu indicar. Por isso, joguei tudo o que fiz acima dentro da função MENOR.
Como a função MENOR exige que eu indique qual a ordem na escala do menor para o maior eu quero, eu usei a função LINS(que conta o número de linhas selecionadas). Amarei o início e não o fim, veja que está como $10:10 (o cifrão indica que a primeira linha está fixa, mas a segunda não), ou seja, a soma das linhas 10:10 é 1. Ao arrastar para a linha de baixo, vai ficar $10:11 (lembre, a primeira é fixa, a segunda acompanha a mudança de linhas), e assim, eu tenho 2 linhas (10 e 11), ou seja, o valor 2.
isso vai colocando em ordem os valores que eu quero que retornem na consulta acima.
Porém, essa consulta acima, apenas me indica a linha que contém a informação desejada, e não a célula (u seja, eu tenho a linha, mas não a coluna).
Mas, já que a coluna é sempre a mesma, eu usei INDIRETO para me indicar a coluna. Assim, a referência da célula seria , por exemplo: 'PRODUCT BACKLOG ELETROS'!A5. Com INDIRETO, eu coloquei 'PRODUCT BACKLOG ELETROS'!A + a linha que retorna da conluta, que, nesse exemplo seria a linha 5.
E, voilà: tenho o resultado que vc procurava.
A partir disso, repeti a mesma coisa, apenas com a outra coluna, que também me traz a demanda, e combinei com o sinal de CONCATENAR, que é &
Para isso, inseri os colchetes, como vc já identificou, usando aspas.
Para fechar, tem um porém: uma hora as linhas da consulta acabam, e então vc teria uma mensagem de erro. Para isso, finalizei com um SEERRO (para tratar o erro e não mostrar nada).
Espero que tenha ajudado, apesar de uma explicação resumida.
Se tiver alguma dúvida, só perguntar. Se não tiver, mais nenhuma, por favor, peça pra moderação fechar o tópico.
Abs
Lembre-se de AGRADECER aos que te ajudaram, e de marcar o tópico como [Resolvido]
Gente que cuida de gente.
Gilmar