Notifications
Clear all

Selecionar o último elemento de um tipo uma lista

4 Posts
2 Usuários
0 Reactions
797 Visualizações
(@paiva87)
Posts: 0
New Member
Topic starter
 

Pessoal, como eu faço para selecionar um último elemento de uma lista?

Por exemplo, temos a seguinte lista:

1 ernesto
2 mario
3 carlos
4 joão
5 carlos
6 ernesto
7 juca
8 tobias
9 mario
10 estevão
11 mario
12 paulo
13 joão
14 carlos
15 otávio

Como eu faço para varrer essa coluna, e selecionar a última linha que aparece o nome carlos (linha 14) e então transportar as informações dessa linha para uma outra subplanilha (uma planilha dentro desse mesmo arquivo)?

 
Postado : 11/06/2015 12:29 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Transportar os dados, envolve macros? Ou criar fórmulas na outra planilha que enxerguem o conteúdo do 14 carlos ?
Precisamos de um modelo do seu arquivo, compacte-o para não ter seu anexo excluído pelo moderador.

Para descobrir a maior linha com o Carlos, eu escrevi esses nomes numa planilha, na coluna A.

Em seguida, na célula B19, eu digitei Carlos
e na célula C19 eu coloquei a seguinte fórmula matricial:

=MAIOR(LIN(A1:A15)*--(A1:A15=B19);1)

Ao realizar o processo, lembre-se, a fórmula é matricial, ou seja, vc precisa necessariamente teclar Ctrl+Shift+Enter para que ela funcione.
O resultado foi o número da linha, ou seja, 14.

Com o número da linha, vc pode usar o índice() ou o desloc() para ler os dados da linha 14.
Olha o anexo:

FF

 
Postado : 11/06/2015 12:33 pm
(@paiva87)
Posts: 0
New Member
Topic starter
 

Olá Fernando, obrigado. Estou tentando fazer o que você disse, mas me perdi no "--" da fórmula, o Excel não o aceita da maneira como copiei. Segue a planilha que fiz aqui.

Outra coisa, como eu faço para usar uma planilha apenas de banco de dados, e visualizar os dados do carlos na outra subplanilha "plan 2" por exemplo.

 
Postado : 11/06/2015 12:58 pm
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Então releia minha resposta e atente ao fato de que vc precisa finalizar a fórmula com Ctrl+Shift+Enter.

Assim que se usa uma fórmula matricial.

vá na célula, aperte F2, para entrar em edição e tecle nesta ordem e segure cada uma delas. Primeiro o Control, depois o Shift, Agora enquanto segura os dois ,pressione Enter e solte as 3 ao mesmo tempo.

Sim, vc pode usar várias funções do Excel para referenciar dados de uma planilha na outra. Não é sub planilha. rs É planilha mesmo. Todas elas são planilhas.

vc precisa dizer o que tem nas colunas ao lado dos nomes, decidir o que vc quer ver na outra planilha, e com esse numero 14, podemos fazer tudo acontecer... mas se vc é iniciante no Excel, sugiro chamar alguem no seu trabalho com mais prática, que pode te dar os passos mais básicos, pra vc nao ficar perdido, nem perdendo muito tempo para entender....

 
Postado : 11/06/2015 1:08 pm