Notifications
Clear all

Dúvida com ranking usando condicional

3 Posts
3 Usuários
0 Likes
1,016 Visualizações
(@Anônimo)
Posts: 0
Topic starter
 

Eu tenho uma planilha, conforme anexo, e estou querendo criar um ranking dos produtos mais comprados, mas não gostaria de usar tabela dinâmica, pois essa planilha será usada por quem possui poucos conhecimentos de excel.

A lógica do ranking seria assim. Ele iria pegar a soma de todas as compras da coluna VALOR DA COMPRA (K) e dizer qual era os 15 produtos mais comprados, de acordo com a coluna CÓDIGO (D). Exemplo: vamos supor que o produto mais comprado fosse a manteiga e depois o achocolatado. O ranking teria que me dar automaticamente os seguintes dados

RANKING   -     CÓDIGO DO PRODUTO  -           PRODUTO -                       VALOR TOTAL COMPRADO NO ANO

1                 -     MANT-0001                - MANTEIGA COM SAL -                   70000,00

2                 -      ACHOCO-0001           - ACHOCOLATADO EM PÓ                 59000,00

.

.

.

15           - xxxxxxxxxxxxxxx  -              xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx               xxxxxxxxxxxxx

 
Postado : 08/11/2021 8:09 pm
DJunqueira
(@dmorais)
Posts: 0
Active Member
 

Fica bem mais fácil te ajudar se vc anexar uma planilha com exemplo e resultado esperado.

 
Postado : 10/11/2021 10:45 am
(@mateushpe)
Posts: 59
Trusted Member
 

Olá!

 

Segue sugestão.

Agora que vi o print, mas acredito que você conseguirá adaptar.

 

OBS: havendo a coincidência de haver dois itens com mesmo valor habilitados ao ranking, apenas um será exibido. Como alternativa, adicionei um valor muito pequeno para diferenciar as linhas, mas que falseia o resultado. O anexo tem as duas situações.

 
Postado : 10/11/2021 5:22 pm