Notifications
Clear all

Transpor grande quantidade de dados

5 Posts
4 Usuários
0 Reactions
1,660 Visualizações
(@gtatsch)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Boa noite, gostaria de solicitar a ajuda de vocês em uma tarefa complexa (ao menos para mim)
Possuo a seguinte planilha (Figura 1)e gostaria de realizar o seguinte processo:
1 - Organizar os dados de acordo com os dias (de seus referidos meses) em uma unica coluna, ou seja, colocar todos os dados em uma unica coluna como exemplificado na Figura 2.
2 - Apresentar a data no campo ao lado

Esse processo pode ser automatizado? Acredito que seja uma tarefa um tanto quanto dificil.


Figura 1


Figura 2

Agradeço antecipadamente pela ajuda :)

 
Postado : 01/10/2019 6:04 pm
(@rilust)
Posts: 387
Reputable Member
 

amigo

posta seu arquivo no https://www.sendspace.com/ pra facilitar que possamos ajudar vc

Espero ter Ajudado. Lembre-se de AGRADECER aos que te ajudaram, e de marcar o tópico como [Resolvido]

 
Postado : 01/10/2019 6:17 pm
(@gtatsch)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Segue o link da planilha:
https://www.sendspace.com/file/5sg3xc

Agradeço muito

 
Postado : 01/10/2019 6:38 pm
Reinaldo
(@rlm)
Posts: 246
Estimable Member
 

Para esclarecimento,como em seu modelo os dados iniciam em 01/05/1981 e na foto iniciam em 01/02/1981 fiquei na duvida sobre a demanda.
Necessita que as datas constantes na coluna "C" da planilha "Vazoes..." sejam exibidas/transferidas para a coluna "B" de uma nova planilha, e sejam "repetidas" pela quantidade de ocorrências das colunas "Q" até "BZ" e os valores dessas colunas sejam exibidos/transferidos para a coluna "A" dessa nova planilha; e isso?

Sendo isso, o que fazer quando a data/coluna_Vazão não tiver valor ou esse valor for Zero

Reinaldo

 
Postado : 02/10/2019 7:22 am
Estevaoba
(@estevaoba)
Posts: 0
Eminent Member
 

Primeira parte fiz com fórmulas, para organizar os dados em colunas:
1. Copiar as datas do intervalo C15:C351 e colar em A3, por exemplo, numa aba vazia.
2. Selecionar a coluna de datas colada na nova aba e, na Faixa Dados, clicar no botão de classificação Crescente, ou seja, Menor para o Maior, para organizar as datas a partir da mais antiga, 01/05/1981.
3. Copiar essa coluna e colar como TRANSPOR na célula A1 dessa mesma aba vazia.
Assim ela preencherá o intervalo A1:LY1. Em seguida, excluir a coluna com datas a partir de A3.
4. Nesta nova aba, colar esta fórmula matricial em A2 (colar e confirmar com Ctrl+Shift+Enter):

=SEERRO(ÍNDICE(vazoes_C_15565000!$Q$15:$AU$351;CORRESP(A$1;vazoes_C_15565000!$C$15:$C$351;0);MENOR(SE(DESLOC(vazoes_C_15565000!$Q$14;CORRESP(A$1;vazoes_C_15565000!$C$15:$C$351;0);;1;31)>0;COL(DESLOC(vazoes_C_15565000!$Q$14;CORRESP(A$1;vazoes_C_15565000!$C$15:$C$351;0);;1;31))-16);LIN($ZV1)));"")

Copiar para todas as colunas com datas e para 31 linhas, ou seja até a célula LY32.
5. Copiar todos os dados do intervalo A2:LY32 e colar como VALORES em A1 numa segunda aba vazia.

Segunda parte seguindo instruções deste vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=ob6rihE0FZA
É um método muito simples e prático de empilhar centenas de linhas e colunas sem uso de fórmulas ou VBA e eu o apliquei da seguinte forma, na segunda aba vazia criada acima:
1. Na célula A32, ou seja, na célula imediatamente seguinte ao primeiro grupo de dados, digite =B1 e pressione Enter. Aparecerá o valor de B1, no caso 37,8.
2. Em seguida selecione todo o intervalo de dados acima. Atalho para fazer essa seleção: Seta para cima duas vezes para ir para A31; Segure Ctrl e Shift e pressione seta para Cima uma vez; Segure Ctrl e Shift e pressione seta para Direita uma vez.
3. Você verá que nesse momento a tela se desloca até a coluna LY, ou seja, a última coluna com dados. Na faixa inferior do Excel à direita, abaixo da barra de rolagem horizontal, você verá a informação Contagem: 10447 que representa o número de dados no intervalo selecionado. Anote esse valor e digite-o na célula LZ1. Com esta célula selecionada, clique no botão Preencher e clique a opção Série. Esse botão fica na faixa Página Inicial, Área de Edição, à direita da tela.
Na caixa de diálogo de Série, marque a opção Colunas; Incremento mude para -1 (negativo) e Limite 1 (positivo). Ao pressionar OK, verá que a coluna LZ foi preenchida por valores decrescentes a partir de 10447, até a linha desse valor que exibirá 1.
4. Clique na célula LZ32, ou seja, a célula cujas linha e coluna são imediatamente depois do intervalo com dados. Segure Ctrl e Shift e pressione seta para Esquerda uma vez; Segure Ctrl e Shift e pressione seta para Baixo uma vez.
5. Com isto, você terá selecionado o intervalo abaixo da área de dados até a linha 10447. Tecle Ctrl+R, aguarde o processamento e em seguida tecle Ctrl+D. Após alguns segundos, dependendo da velocidade do seu processador, o intervalo será preenchido com dados.
6. Marque a primeira coluna clicando na letra A do topo da coluna (ponteiro do mouse em forma de seta para baixo), copie e em seguida cole na própria coluna A como VALORES. Em seguida marque a segunda coluna clicando na letra B, depois segure Ctrl e Shift e pressione seta pra Direita uma vez e DELETE.
7. Neste ponto você terá todos os valores das 31 colunas de vazão empilhadas, mas terá células em branco que pelo que você demonstrou no exemplo, são indesejadas. Mas ainda não vamos eliminar essas células vazias.

Terceira parte - colocar as datas em seus respectivos lugares:
1. Na primeira aba vazia, a aba com fórmulas, clique na célula A1, segure Ctrl e Shift e pressione seta pra Direita uma vez, selecionando assim o intervalo com datas A1:LY1. Em seguida copie e cole em B1 da segunda aba vazia.
2. Clique em B1 dessa aba, segure Ctrl e Shift e pressione seta pra Direita uma vez. Na alça inferior direita da célula LZ1, mouse em cruz preta, clique com botão direito, arraste até LZ31 e clique a opção Copiar Células.
3. Na célula B32, ou seja, na célula imediatamente seguinte ao primeiro grupo de dados, digite =C1 e pressione Enter. Aparecerá o valor de C1, no caso 01/06/1981.
4. Repita as etapas 2 a 7 da segunda parte tendo o cuidado para ajustar referências a células e para não mexer na coluna A que já está com os dados empilhados.

Quarta parte - Neste ponto teremos as duas colunas A e B preenchidas até a linha 10447 e vamos agora nos livrar das células vazias.
1. Clique em A1, segure Ctrl e Shift e pressione seta pra Baixo uma vez para selecionar todos os dados da coluna A.
2. Tecle Ctrl+L para abrir a caixa de diálogo Localizar e Substituir. Clique em Opções e na caixa Examinar, marque a opção Valores.
3. Clique Localizar todos. Verá na linha inferior que 286 células foram encontradas.
4. Clique na primeira linha encontrada, no caso a célula A14 e essa linha será selecionada.
5. Tecle Ctrl+A para selecionar todas as 286 linhas e clique em Fechar.
6. Tecle Ctrl+- (Ctrl e a tecla de sinal Menos ou hífen) para abrir a caixa de diálogo ¬Excluir. Marque a opção Linha inteira e OK para concluir.

É um pouco trabalhoso, mas não tanto como parece.

Favor conferir o resultado no link abaixo e espero que atenda o seu objetivo.

https://we.tl/t-PDO3kc3w2p

Good luck!

 
Postado : 04/10/2019 1:49 pm