Essa fórmula dá um resultado diferente de 34,5
Logicamente, pois na sua questão inicial vc estipulou que o intervalo a ser somado era todo o range J6:P20 na condição em que I6:I20 era diferente de Cancelado. Isso incluiu também as colunas K até O, mesmo que ocultas, por isso a soma deu resultado bem maior.
Mas ficou claro agora, depois das novas postagens, que vc quer na verdade a soma condicional de somente duas dessas colunas (inclusive não adjacentes) desse intervalo, a J e a P, correto?
Pelo fato da SOMASE ou SOMASES não conseguir somar mais de um intervalo, adjacente ou não, nesse caso sua última fórmula - adição do resultado de duas SOMASE - seria de fato uma boa escolha. A única alteração que eu faria seria desprezar a função VALOR que nessa situação seria desnecessária, visto que a SOMASE por si só quando não traz resultado numérico somente poderá trazer valor de erro, nunca texto.
Obviamente também daria pra usar uma expressão booleana matricial de duas parcelas pra fazer o esperado, ao invés de usar a função SOMASE, mas desvantajosamente mais longa:
=SOMA(SEERRO((I6:I20<>"Cancelado")*J6:J20;0)
+SEERRO((I6:I20<>"Cancelado")*P6:P20;0))
Também daria pra usar o truque da função ESCOLHER (ou da SE ou da SUBSTITUIR) pra transformar o intervalo não-adjacente em adjacente, aí fica uma só parcela na adição (matricial):
=SOMA(SEERRO((I6:I20<>"Cancelado")*ESCOLHER({1\2};J6:J20;P6:P20);0))
Postado : 31/05/2021 9:20 am