Boa tarde, Pessoal
Estou tentando criar uma planilha financeira com algumas informações para acompanhamento de gastos. Preciso criar uma função que apresenta o saldo mensal de determinadas despesas.
Exemplo: Despesas com alimentação ( essa despesas ocorrem em todos os meses e quase todos os dia). Preciso de uma função que monstra o saldo total mensal da despesa mencionada. segue anexo exemplo.
Critério - Data
Critério - Tipo de despesa
Desde já agradeço!
As datas na aba Lançamento estão formatadas como texto.
Selecione todo intervalo com dados e na faixa de Dados, clique em Texto para colunas, Avançar duas vezes e marque a opção Datas.
Clique Concluir. Feito isto, cole a fórmula abaixo em C2 e copie para baixo. Ajuste os intervalos para a sua realidade.
Good luck!
=SOMASES(Lançamentos!$C$2:$C$1000;Lançamentos!$B$2:$B$1000;B2;Lançamentos!$A$2:$A$1000;">="&A2;Lançamentos!$A$2:$A$1000;"<="&FIMMÊS(A2;0))
Vi depois que as funções SOMASES e FIMMÊS podem não estar disponíveis na sua versão de Excel.
Então caso a fórmula acima não funcione, uma possibilidade seria criar colunas auxiliares nas duas abas, por exemplo na coluna K, colando esta fórmula em K2 e copiar para baixo:
=SE(A2="";"";MÊS(A2))
A mesma fórmula na célula K2, na aba Lançamento e na aba Cálculo.
E esta fórmula matricial em C2 da aba Cálculo. Por ser matricial, após colar, confirme com Ctrl+Shift+Enter em vez de apenas Enter. Se precisar editar essa fórmula, lembre-se de confirmar com as teclas pressionadas simultaneamente, caso contrário ocorrerá erro. Ao fazer corretamente esse procedimento, você verá chaves { } cercando a fórmula na barra de fórmulas.
=SOMA(SE(Lançamentos!$B$2:$B$1000=B2;SE(Lançamentos!$K$2:$K$1000=K2;Lançamentos!$C$2:$C$1000)))
Boa noite
Uma outra opção utilizando a função SOMARPRODUTOS que funciona em qualquer versão do Excel.
[]s
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